ENF 2014 – GERANDO A UNIDADE

Sexta-feira dia 24 de Janeiro de 2014, um dia que marca a história da Renovação Carismática Católica do Brasil, um dia de celebrar as graças da Unidade, semeada e vivida de maneira intensa por todos os participantes do Encontro Nacional de Formação na cidade de Aparecia do Estado de São Paulo.

Já pela manhã a missa que introduziu o terceiro dia do Encontro Nacional de Formação foi presidida pelo fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, com a participação de vários membros e sacerdotes da comunidade.

Já em suas primeiras palavras Monsenhor Jonas declarou: “Eu sei quanto trabalho custa isso, mas é necessário, precisamos formar o nosso povo e por isso que eu vim, porque Deus nos uniu, nos fez uma só voz. Em 1971, fui batizado no Espírito Santo e de lá até agora foi uma caminhada imensa e pela graça de Deus serei carismático até o céu”, expressou.”

Monsenhor falou em sua homilia sobre o poder de Deus por meio da unção. “Meu irmãos, nós não podemos matar a unção porque por ela realizamos coisas que só o poder de Deus pode realizar. Não podemos matar a Palavra de Deus, pelo batismo no Espírito Santo você tornou-se ungido e assim você precisa viver”, enfatiza.

Em segundo lugar, Monsenhor ressaltou que não podemos matar a unção em ninguém: “Infelizmente nossa inveja, ciúme, o não gostar, acaba matando a unção de alguém. A unção é coisa de Deus e matar a unção em alguém é um pecado”.

Ao falar sobre a passagem do evangelho, ele remete aos participantes que o Senhor os chamou pelo nome, e mencionando a carta do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, ele informa que se trata de um documento escrito especialmente para os membros da RCC, de maneira muito especial, e continuou: “É o próprio Senhor que nos impulsiona para agirmos com parresia, com ousadia e incansabilidade. O Batismo no Espírito Santo é uma graça para evangelizarmos com parresia, aquilo que a Igreja nos pede há tanto tempo e o papa Francisco volta a pedir”.

Após um momento de oração invocando o Espírito Santo com toda a assembleia, ele convidou os participantes a conservarem a unidade com o Espírito Santo.

Ao fim da Santa Missa, momentos de profunda unidade marcarão para sempre a vida e caminhada daqueles que lá estiveram,

o assessor eclesiástico da RCCBRASIL, Dom Alberto Taveira tomou palavra para os agradecimentos finais: “Quero junto do Monsenhor Jonas e em nome das comunidades que são filhas e expressões da RCC que estamos aqui para agradecê-los. Em nome da RCCBRASIL queremos louvar ao nosso Senhor por estes presentes da Renovação Carismática Católica, os membros de outros países como Argentina, Honduras, Peru, México e Brasil inteiro. Deus nos oferece tantas surpresas como Eugênio Jorge e Pe. Fábio de Melo”.

Neste momento, uma calorosa chuva de aplausos tomou conta do Centro de Eventos pelas palavras de Dom Alberto, que continuou seus agradecimentos: “Agora falo com o coração da Katia e todo o Conselho da RCC: “O maior presente desta manhã é, sem dúvida Jesus Eucarístico, mas Ele nos trouxe Pe. Jonas Abib. Nós todos aguardávamos muito por sua presença”, conclui.

Em seguida, Katia agradeceu Dom Alberto por representar essa preciosidade ao nosso Movimento e todos os sacerdotes presentes e em nome de toda a RCCBRASIL, agradeceu ao Monsenhor Jonas Abib, por dizer ao Movimento que o ama, saudando-o com um abraço.

Ao final da celebração, Monsenhor Jonas deu a bênção a todos, com a relíquia da Apóstola da Efusão do Espírito Santo, Beata Elena Guerra.

Depois do fim da Santa missa os participantes do ENF puderam escolher entre 17 diferentes workshops realizados simultaneamente no Complexo do Santuário Nacional de Aparecida para ajudar no aprofundamento no cotidiano do Grupo de Oração.

No workshop dedicado a Coordenadores Diocesanos e de Grupo de Oração

O workshop destinado aos coordenadores diocesanos e de Grupos de Oração foi marcado pela unidade. Logo de início, entoaram o canto: “Que sejam um é o que eu quero mais”, levando a um momento de profunda oração.

Durante a manhã, os participantes acompanharam ensino conduzido por coordpadre André que os incentivou a se nortearem por aquilo que é concreto, sempre inspirados pelo Espírito Santo. Vinícius Simões, coordenador nacional da Formação pregou sobre a importância da formação e do apoio que os diocesanos e coordenadores de Grupos devem dar aos servos nesse sentido.

Já no período da tarde, uma dinâmica de trabalho em equipe foi realizada no workshop. A atividade serviu para se aprofundar nos direcionamentos rumo ao jubileu da RCC, norteado pelo Plano de Ação lançado neste ENF. Os participantes se dividiram em grupos de aproximadamente 25 pessoas e precisaram montar quebra-cabeças que formavam frases. “Eles foram incentivados a preencher o livro, cumprir as metas e colocar em prática em suas realidades. Tudo isso através da dinâmica, partilha e debate”, comentou Cristiano Costa, presidente do Conselho Estadual da RCC Minas Gerais.

jovemAinda outros tiveram momentos especiais como no workshop do Ministério Jovem, aonde A primeira pregação, com o coordenador nacional do MJ, Fernando Gomes, falou sobre a realização do projeto “Aqui tem jovem, aqui tem fogo” dentro dos Grupos de Oração jovens e mistos. Ele também falou sobre a vida do discipulado: “Discípulo sem missão é um egoísta missionário, sem discipulado, é estéril!”.

Em seguida, o jovem que contou seu testemunho na JMJ para o papa Francisco, Felipe Passos, da diocese de Ponta Grossa/PR também partilhou seu testemunho com os jovens sentinelas.

As atividades do Dia se encerraram com um momento de profunda comunhão com o Show no palco principal, os participantes do Encontro Nacional de Formação puderam manifestar toda a alegria carismática com o louvor e animação das cantoras Fátima Souza, membro da RCC da Diocese de Osasco, e Eliana Ribeiro, membro da Comunidade Canção Nova.16602_780512831962569_704913715_n

O coordenador nacional do Ministério de Música e Artes, Juninho Casimiro cuidou da apresentação dos shows de evangelização com as artistas católicas.

O Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho foi tomado pela alegria e emoção das canções de louvor e adoração que arrancaram aplausos e cantos do público que saiu com suas caravanas para este grande Encontro de Formação e unidade da família carismática.