I CONGRESSO ESTADUAL do ministério CRISTO SACERDOTE

O I congresso Estadual do Ministério Cristo Sacerdote do Estado do Paraná foi marcado por um ambiente de muita espiritualidade. Os padres participantes do Congresso traziam em si uma grande expectativa para este encontro.

O congresso foi uma oportunidade ímpar na vida dos participantes que tiveram a oportunidade de orarem a “carismaticidade” na vocação e aprofundarem um pouco mais na identidade e na missão do sacerdote dentro da espiritualidade da Renovação Carismática Católica.

Logo no primeiro dia do encontro o Espírito Santo conduziu a apresentação dos participantes a uma grande partilha da vida presbiteral, onde o chamado vocacional se encontrou com a vida carismática, momento este muito forte que se concluiu diante do Santíssimo Sacramento. Com cantos, louvores e adoração a alegria tomou conta da capela e a oração pedindo a graça de pentecostes e a unção do Espírito Santo fluía como o Ruah de Deus no coração sacerdotal.

O tema “A Espiritualidade Sacerdotal em um Contexto em Mudanças” foi importante para a análise dos fenômenos sociais que questiona o homem contemporâneo provocando e conduzindo a crise na própria vocação, neste sentido a crise foi observada como um momento de crescimento se observada e confrontada a luz da graça de Deus. (Crise; A hora de Deus de Amadeo Cecini).   O tema também ajudou na análise das conjunturas sociais políticas e a missão do sacerdote. Foi possível, perceber a RCC do Estado tão inserida neste contexto, participando ativamente da vida política e social através de seus representantes, tanto no contexto estadual com o Dep. Evandro, como também no contexto nacional com o Dep. Diego Garcia. O coordenador do ministério Fé e Política Reinaldo conduziu uma reflexão frisando a inserção do leigo católico na política.

Com tudo, o momento de grande alegria e espiritualidade foi a participação da Patti Mansfield. Em clima de partilha e oração testemunhou os acontecimentos que marcaram o início da efusão do espirito Santo na pequena capela da universidade em duques dando início ao movimento renovação carismática católica em nosso tempo… o que impressionou os sacerdotes foi a simplicidade com que se deu a experiência e a profundidade da vida de oração.

Com maior clareza foi possível perceber o convite de Deus a toda renovação no Brasil, através da moção nacional; “ Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito (Gl 5, 25) ”. Com o coração em festa e com o desejo de unir ainda mais, acompanhando e assessorando o movimento da Renovação Carismática Católica em nosso Estado, concluímos nosso I congresso Cristo Sacerdote do estado do Paraná e pedimos a benção de Deus sobre toda a família carismática.

Em um ambiente aconchegante e muito agradável marcado pelo silêncio e pela ótima alimentação foi possível elevar nos dias de encontro uma prece de agradecimento a toda equipe de Toledo que organizou o evento.

Padre Marialdo Assis

Coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote