O meu coração é teu, Jesus

Amados irmãos, todos nós, povo de Deus, somos chamados a sempre renovar o nosso compromisso de viver a unidade, tornando o nosso coração segundo o coração de Jesus. E nesses dias, de maneira toda especial, somos convidados a rogar a Deus pela nossa Igreja, lembrando-nos de todos os que se preparam para a vida presbiteral.

A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), cuja missão é animar a formação dos futuros sacerdotes e formadores, entre os dias 20 a 25 de janeiro promove o IIº Seminário sobre a Formação Presbiteral, que tem como tema: “Presbíteros segundo o coração de Jesus” e lema: “Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus”.

 

O evento teve início na tarde do dia 20 de janeiro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida-SP), e prossegue até o dia 25. Durante esses dias, a proposta é refletir sobre a formação dos seminaristas na perspectiva humana e cristã.

Participam desse seminário os bispos da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Pedro Brito Guimarães, Dom Jaime Spengler, Dom Valdemar Passini e Dom Esmeraldo Barreto, além de bispos dos regionais responsáveis pelas vocações, representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), formadores, professores, psicólogos, diretores espirituais, formandos, seminaristas e conferencistas convidados.

O objetivo do seminário é contribuir com ações efetivas na formação presbiteral. É uma oportunidade de voltar o olhar para a formação com muita esperança e ao mesmo tempo com preocupação, percebendo o contexto atual no qual os jovens que se preparam para a vida presbiteral estão inseridos.

Esse evento é uma preciosidade para a vida da Igreja no Brasil. Durante esse tempo nos é pedido para que voltemos o nosso coração a Deus, e peçamos a Ele que auxilie a sua Igreja, a fim de que, verdadeiramente, sejam formados presbíteros segundo o coração de Jesus. Presbíteros que tenham um coração que ama, que clama, que acolhe. E que com seu testemunho de vida, levem a toda a porção do povo de Deus que lhes é confiada, à experiência do Amor maior que vem do Cristo.

Que o Senhor da messe ilumine a mente e o coração de todos os organizadores e participantes deste Seminário sobre a Formação Presbiteral, e que Maria, nossa mãe Aparecida, desperte no coração de nossos jovens o desejo de generosamente responderem ao chamado de Deus, vivenciando com profundidade as dimensões propostas pela formação presbiteral, a fim de que tenhamos santos presbíteros, segundo o coração de Deus.

                             

                                                   Seminarista Wagner Oliveira da Silva

Assessor de Intercessão do Ministério para Seminaristas – Paraná