ENF2014: Escuta Profética rumo ao Jubileu de 2017

Na tarde de sábado, 25 de fevereiro, os servos da RCC Brasil souberam como foi o Encontro de Escuta Profética na Terra Santa, em novembro de 2013, com participação de cerca de 200 líderes da RCC de todo o mundo, entre eles parte do Conselho da RCC Brasil. Membro da Comissão Nacional de Formação da RCC, Marizete Nascimento relatou os quatro dias vividos em Israel cuja programação foi completamente conduzida pelo Espírito Santo.

Segundo ela, a coordenadora do ICCRS, Michelle Moran, iniciou a Conferência explicitando que, na história da Igreja, houve uma chuva de outono, narrada em Atos 2 (o  Pentecostes), e  desde  o surgimento da RCC, em 1967, os carismáticos têm experimentado isso.  Nos dias atuais, acontece o mesmo que em Atos 4, quando os discípulos,  em meio às dificuldades se reúnem e rezam, estendem as mãos para que se realizem curas, milagres e prodígios. “Muitos precisam ser arrebatados para Jesus, quem está no ENF é chamado a deixar-se conduzir pelo Espírito Santo para que não se perca nenhum dos que estão neste mundo. Nenhum se perderá se assumirmos nossa identidade de católicos batizados no Espírito Santo”, afirmou.

Marizete contextualizou os momentos mais importantes do Encontro de Escuta Profética, atualizando as moções para a realidade do Brasil, por exemplo, ao alertar que somos templo do Espírito Santo, mas muitos servos não estão limpos, não permitem que o Espírito Santo os use plenamente. “O Senhor pediu que tirássemos as sandálias dos pés, que fôssemos mais obedientes à escuta de Deus. Ninguém será convencido pela força, mas pelo Espírito Santo. O sucesso de cada um não depende de bom planejamento apenas, mas do poder do Espírito Santo. Deus pede confiança, sem lembrar-se das coisas antigas, pois Ele fará algo novo e vai romper os planos e projetos”.

Em Israel, partilhou-se que há um esfriamento do batismo no Espírito Santo nos Grupos de Oração não só do Brasil. E por lá, tiveram uma tarde sem energia elétrica, não por acaso, mas para que as lideranças da RCC se lembrem de que, se não houver a força, a energia do Espírito Santo, não adiantará colocar as forças de cada um. “A voz humana não convence ninguém, se não for pelo poder do Espírito Santo. Em Israel, o Senhor nos convidou a curvar-nos diante dele, e acreditar que o Espírito Santo dirige os passos de cada um de nós”, afirmou.

Os participantes do ENF foram convidados a repetir a seguinte oração:

Senhor, voltamos para Ti. Somos pecadores e viemos até o Senhor, nesta tarde, humildemente queremos contemplar a vossa face, queremos continuar, Senhor, este é o nosso desejo. Somos Fracos, por favor, cura-nos do pecado, da nossa natureza pecadora.

A formadora falou ainda sobre a importância da intercessão profética, que leva todos ao Senhor na espera de sua resposta, lembrando os acontecimentos  dos últimos meses na Igreja, como o projeto Adote um Cardeal, à época do Conclave, quando mais de 540 mil fiéis do mundo todo se comprometeram em rezar na intenção do novo papa, que culminou na eleição do Papa Francisco – um papa que em sua primeira aparição pede a intercessão  do povo , e mais recentemente, convoca a um dia de oração e jejum pela paz na Síria, à época em guerra iminente; acontecimentos proféticos. “O mundo necessita de oração mais do que nunca e o que nós temos feito para que tenhamos uma intervenção divina e um Moisés surja na vida política do Brasil, por exemplo? O Senhor quer nos dar olhos de águia pelo batismo no Espirito Santo”, afirmou.

E exortou: “parem de competir entre si, parem de falar mal dos cristãos, pois enquanto brigamos entre nós, o paganismo toma o mundo. O Senhor pede unidade, amemos quem está nas outras igrejas, vamos resgatar de volta irmãos carismáticos que não pastoreamos e esqueceram a fé católica. A RCC precisa anunciar que o Espírito Santo é para todos os cristãos”.

Ela explanou também sobre os passos para que os cristãos sejam guiados pelo Espírito Santo: intimidade com Jesus; alimentar-se da palavra de Deus; suplicar os dons do Espírito Santo e dar a ele espaço para agir como quer em nossas vidas. “Em 1967, houve o batismo no coração; em 2013, o batismo no Espírito Santo para a nossa razão”. A pregação foi finalizada com um convite para que os participantes impusessem as mãos sobre os membros do Conselho Nacional da RCC/DF, que em seguida, saíram em duplas, impondo as mãos nos participantes. À medida que as pessoas recebiam oração, saíam também orando pelos demais, culminando em um momento de efusão do Espírito Santo.