ENF 2014 – MOMENTOS FINAIS

Na manhã desse domingo (26), os participantes do Encontro Nacional de Formação receberam um presente especial. Um intenso momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido por padre Nilso Motta e Rogério Soares, presidente do Conselho Estadual da RCC São Paulo. E esse presente foi selado por uma moção de unidade dada por Deus à presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris: cada Grupo de Oração terá a responsabilidade de realizar uma hora semanal de Adoração!

Durante a oração, todos foram levados a clamar que o Senhor fixasse em suas mentes todos os direcionamentos desse encontro para cada diocese, cada realidade. Conforme proclamado, muitos irmãos se sentiram tocados a deixar de ter medo e de ‘recusar’ Jesus.Uma palavra profética foi então dada ao Movimento: “RCC, vocês nunca mais terão fome, nem sede” e a confirmação de que a bênção derramada pelo Senhor nesse ENF será eterna.Foi então que Katia explicou sobre a moção desse momento: “O Senhor me mostrou a frase: RCC unida em Adoração. Cada Grupo de Oração do Brasil deverá fazer uma hora de Adoração por semana. São cerca de 20 mil grupos, teremos 20 mil horas de Adoração por semana e 80 mil por mês”, relatou.O discernimento é que esse momento de Adoração seja feito em outro dia e horário do Grupo para não interferir no roteiro normal. Em breve, todas as orientações para essa grande rede de unidade e adoração serão organizadas e publicadas no Portal da RCCBRASIL. Aguarde!

missaencerramento03 Presidida por Dom Bernardino Marchió, bispo da diocese de Caruaru/PE, a Santa Missa de envio do Encontro Nacional de Formação 2014 foi celebrada pelas mais de 8.500 lideranças carismáticas do Brasil com grande alegria e muita emoção.

Após a proclamação do Evangelho, Dom Bernadino ressaltou que o chamado feito por Jesus aos apóstolos compara-se ao nosso chamado: “Cada um de nós tem a sua vocação, o seu chamado”. E lembrando-se da Exortação Apostólica Evangelium Gaudium, escrita pelo Papa Francisco, alertou que a fraqueza humana, a busca doentia de si mesmo, a concupiscência que ameaça a todos, tudo isso sempre esteve presente na história, só que com uma roupagem nova.

“Não digamos que evangelizar hoje é mais difícil. Os santos enfrentaram as dificuldades do seu tempo e os cristãos de hoje devem enfrentar a realidade com o espírito de quem leva a cruz de Cristo nas periferias existenciais, onde Deus deve se fazer presente pelo nosso testemunho. A Igreja precisa de evangelizadores que sirvam movidos pelo Espírito, que façam a formação do coração, sem a qual se formam apenas pequenos monstros”, afirmou citando uma mensagem de Papa Francisco (confira aqui) e ressaltando a importância de formação humana, espiritual e emocional.

Ao final da Santa Missa, a presidente do Conselho Nacional, Katia Zavaris, e o presidente da Fraternidade Católica (FRATER) Internacional, Gilberto Barbosa, convidaram a todos os participantes a estarem num encontro com o Papa Francisco, em Roma nos dias 01 e 02 de junho de 2014. São esperados cerca de 80 mil carismáticos de todo o mundo neste importante evento. Mais informações poderão ser acessadas em breve em nosso Portal de Notícias.

Katia Zavaris também dirigiu agradecimentos ao Conselho Nacional e aos servos da RCC que contribuíram para a organização da infraestrutura do ENF, aos padres e seminaristas e aos carismáticos católicos do Brasil. Levando os fiéis a uma grande salva de palmas como sinal de profunda gratidão a Deus por todas as maravilhas realizadas durante o encontro, finalizou: “Nós vimos o céu neste ENF”.

Em seguida, todos os presentes no Centro de Eventos puderam reviver momentos marcantes do ENF 2014 assistindo ao vídeo de encerramento ao som da música tema do encontro.

Dom Bernardino encerrou a Santa Missa com a bênção final proferindo uma ordem de envio a todos os carismáticos: “Ide sem medo de servir”.

O Encontro Nacional de Formação para as lideranças carismáticas terminou já com a data marcada para a grande Celebração da Unidade de toda a família da Renovação Carismática Católica do Brasil, o 31° Congresso Nacional da RCC, que será realizado no mesmo local do ENF2014, em Aparecida/SP, de 17 a 20 de julho de 2014. Continuemos perseverantes, conservando a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz!