Papa Francisco e a RCC: do temor à confirmação

Durante o voo de retorno à Roma, o Papa Francisco fez uma confidência sobre sua impressão acerca da Renovação Carismática Católica (RCC). O santo padre respondia às perguntas dos jornalistas e uma delas  questionava-o  se a RCC seria um antídoto à perda de fieis católicos no Brasil para seitas protestantes. Francisco respondeu:

“[…] No final dos anos Setenta e início dos anos Oitenta, eu não podia vê-los. Uma vez, falando sobre eles, eu dissera esta frase: ‘Estes confundem uma celebração litúrgica com uma escola de samba’. Isto disse eu.

Eu me arrependi. Depois conheci melhor. Verdade é também que o movimento, com bons conselheiros, fez uma boa estrada. E agora penso que esse movimento faz muito bem à Igreja, em geral.

Em Buenos Aires, eu convocava-lhes frequentemente e uma vez por ano eu celebrava uma Missa com todos eles na catedral. Eu sempre lhes favoreci, depois que me converti, quando eu vi o bem que faziam. Porque, neste momento da Igreja – e aqui alargo um pouco a resposta –, eu acho que os movimentos são necessários […] Além disso, o trabalho d’Ele é fazer harmonia.

Mas eu acho que os movimentos sejam uma graça, aqueles movimentos que têm o espírito da Igreja. Por isso, creio que o movimento da Renovação Carismática sirva não só para evitar que alguns passem às confissões pentecostais; mas é útil à própria Igreja! Nos renova”.

O Papa reservava mais uma surpresa aos carismático que foi revelada nesta quarta-feira pela Rádio Vaticano. O pontífice participará do 37º Congresso Internacional do movimento que acontecerá no Estádio Olímpico em Roma. A notícia foi dada pelo coordenador geral do Escritório Internacional Salvatore  Martinez que também é membro do Pontifício Conselho para os Leigos.

Ao Blog Ancoradouro, o coordenador estadual da RCC Francisco  Timá  contou que soube da notícia na semana passada e que foi acolhida com muita alegria pelos membros do movimento. “Em fevereiro faremos uma assembleia e veremos que participará do Congresso Internacional”, disse.