Assembléia dos Bispos do Paraná

A Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Paraná, aconteceu entre os dias 16 e 18 de março, em Ponta Grossa (PR). Durante o encontro, os bispos debateram a renovação paroquial e divulgaram uma nota com considerações a respeito do consumo de bebidas alcoólicas em festas de Igreja.

Os bispos iniciaram o evento tratando da renovação paroquial, proposta pelo Estudo 104 da CNBB, e que será tema da 52ª Assembleia Geral dos Bispos deste ano. De acordo com o presidente do Regional Sul 2 e bispo de União da Vitória (PR), dom João Bosco Barbosa de Sousa, a renovação paroquial é um pedido de longa data. “A paróquia precisa ser renovada, sob a luz desse conceito de que a paróquia deve ser a comunidade das comunidades”, afirma o bispo.

Posicionamento
A Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná uniu-se ao episcopado local para publicar um documento pedindo a conscientização dos fiéis para que evitem o consumo de bebidas alcoólicas nas quermesses das igrejas.

O texto que é endereçado às 18 dioceses, mais a Eparquia Ucraniana São João Batista, que juntas englobam 830 paróquias e mais de 9.700 comunidades católicas no Estado, pede que se “inicie uma caminhada de conscientização das comunidades, a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas festas abertas, almoços, jantares e em eventos promovidos pela Igreja”.

Ao lembrarem o Documento de Aparecida, reafirmam o convite a “abandonar com coragem as estruturas e práticas não evangelizadoras”, além de destacarem o trabalho da Pastoral da Sobriedade como “caminho” para os que lutam contra o alcoolismo.

Não caracterizado como um decreto ou uma proibição, o texto apresenta os votos de que as festas de igreja sejam voltadas para a “sadia convivência das famílias”.

Consideraes sobre bebidas