Coordenadores diocesanos testemunham expectativas para ENUR 20 anos

Enquanto o pré-Enur acontece nas cidades vizinhas do campus da UFV em Minas Gerais, local do Encontro Nacional do Ministério Universidades Renovadas nos próximos dias 4 a 7 de setembro, coordenadores diocesanos em todo Brasil se preparam para a grande festa dos 20 anos do MUR. Ações e expectativas são realizadas com grande ardor missionário em vários locais onde os universitários já estão de malas prontas pra Viçosa.

Mato Grosso do Sul

Na cidade de Campo Grande/MS foi celebrada missa de envio no dia 31 de agosto para os Luquinhas que sairão rumo à Minas Gerais no dia 4 de setembro. O coordenador da caravana e do MUR na sua diocese, Leandro Prado, partilha sobre o apoio do pároco para o encontro nacional, muito esperado pela turma, durante todo o ano: “Antes da missa fizemos um Gouzão na praça, pois precisávamos de um momento de oração juntos. A celebração contou com a participação de muitos jovens, onde o padre alegou existir muitos universitários presentes. Após a missa, fomos à frente e recebemos a bênção”.

Serão duas dioceses compostas por 10 jovens que irão representar o estado no ENUR. Ambos levam em seus corações grande sede de formação, espiritualidade, trocas de presentes e experiências, e ainda: “ Temos a expectativa de que será um encontro que viveremos a unidade, que é vocação do MUR. Seremos batizados no Espírito Santo novamente e sustentados por esse fogo conduziremos este ministério para que dê muitos frutos”.

Paraná

De Campo Grande/MS para Maringá/PR, as ações e expectativas só aumentam: “Aqui em Maringá estamos ansiosos para celebrar os 20 anos do MUR em Viçosa-MG, onde tudo começou, sempre ouvimos muitas histórias de como foi, quem foram os pioneiros desta história, as dificuldades e as vitórias, etc. Estamos muito gratos à Deus por sermos parte deste sonho e podermos ver a história acontecer, conhecer pessoalmente cada Luquinha que deu um SIM perseverante, para que este sonho de amor chegasse até a nossa geração”. Afirma Jadd Santana Lima, atual coordenadora diocesana do MUR Maringá. Juntamente do seu núcleo diocesano do MUR Maringárealizaram umaquecimento desta celebração, reunindo luquinhas de diferentes épocas no Encontro de Gerações MUR Maringá. A equipe enviou nove missionários para o Pré-ENUR, que viajaram de avião até Belo Horizonte, chegando dia 30/08/2014, e outros 42 Luquinhas chegarão em Viçosa no dia 04/09/2014, enfrentando 20 horas de alegria, amizade e companheirismo na estrada. Além disso, mais 4 luquinhas irão para o ENUR de avião, totalizando 55 pessoas de Maringá, até o momento.

Ambos os grupos testemunham os desafios, lutas e orações que passaram para conseguirem viajar para o ENUR e Pré-ENUR, assim como o membro do núcleo diocesano do MUR Maringá, Randerson Fernando: “Temos entregado nossas vidas à Providência Divina, a qual tem nos agraciado abundantemente, conseguimos ajuda financeira de amigos, parentes, Luquinhas que não poderão estar presente fisicamente conosco, Luquinhas eméritos, comerciantes, algumas paróquias da região, além da cúria diocesana, conseguimos fazer duas rifas, uma Festa Agostina e uma super venda de DELICIOSOS BOMBONS, o qual nos ajudou a patrocinar alguns Luquinhas e tornar mais acessível a viagem”’.

Minas Gerais

De longe ou de perto, o estado que acolhe o ENUR comporta 28 dioceses e uma delas, a de Guaxupé reunirá cerca de 60 servos em caravana para um trajeto de aproximadamente oito horas de viagem até Viçosa.

A coordenadora do Ministério Universidades Renovadas na Diocese, Lívia Fonseca, ressalta que a experiência de encontros a nível nacional é muito importante para o crescimento dos que já estão à serviço dessa missão e também dos que um dia serão chamados por Deus a levar o Pentecostes nas universidades, podendo partilhar sobre diferentes realidades, do Brasil e do mundo: “Essa é a oportunidade de voltarmos ao local de origem e conhecer a identidade que nos conduz e receber da fonte o que é carregar Um Sonho de Amor para o Mundo, bem como mergulhar no Espirito Santo, que nos proporcionará um novo jeito de caminhar e evangelizar, de acordo com as necessidades que cada um de nós levamos”, explica a coordenadora diocesana. O Ministério Universidades Renovadas vem experimentando o cumprimento de uma promessa de ‘Novo tempo’ na Diocese de Guaxupé e a presença dos servos nesse encontro marca o derramamento de muitas graças. “Começando pela doação do ônibus pela FESP de Passos e a Providência Divina derramada sobre a cidade de Alfenas e Poços de Caldas que vem lutando para mobilização de ações que viabilizem o pagamento do transporte”, comenta Lívia.

É assim que nossos universitários garantem sua estadia para grandes eventos, com o famoso “jeitinho brasileiro” até chegarem ao tão sonhado lugar onde o MUR pôde construir a sua história. Assim, eles provam que a fé, muito mais que um simples ato de espiritualidade, pode mover corações, barreiras e estados para se encontrarem neste momento histórico de festa, comemoração e alegria do Senhor: o ENUR 20 anos.