Missão do leigo é tema de Assembleia da CNBB

“Presença viva de leigos e leigas animando as comunidades” foi assunto debatido durante a Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB. O encontro reuniu 150 participantes entre arcebispos, bispos, coordenadores de pastoral, leigos, lideranças regionais e movimentos sociais de Minas Gerais e Espírito Santo, de 11 a 13 de novembro, em Belo Horizonte.

A programação de atividades da Assembleia contou com apresentação da Análise de Conjuntura Social e Política, a partir da reforma política e seus desdobramentos após as eleições 2014, a situação política brasileira, a crise climática e o papel dos movimentos sociais no cenário atual.

O Estudo 107 da CNBB, “Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, esteve nas reflexões dos participantes. O tema central da Assembleia, sobre a missão dos leigos nas comunidades, foi exposto pelo subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch. Na oportunidade, o sacerdote falou das perspectivas e da atuação dos leigos como sujeitos eclesiais em suas diversas realidades locais.

O encontro trouxe, ainda, uma mesa de estudo com o tema “Presença leiga nas comunidades – Caminho de portas abertas”, com participação de representantes de diferentes entidades e do regional Leste 2.

Com informações e fotos do regional Leste 2.