Jesus no Litoral uma alegria missionária

A canção tema que ecoa todos os anos durante as edições do Projeto Jesus no Litoral já diz: “nós somos do projeto Jesus no Litoral, nossa alegria no Senhor não se tem igual”. Essa canção destaca a alegria que cada participante do projeto sente neste presente de Deus para nossa vida de Cristãos Católicos, alguns dias que se eternizam em uma profunda alegria destacada no ardor missionário que é fecundado na vida dos participantes, mediante as formações, testemunhos, orações e acima de tudo da missão propriamente dita, que alegra e faz com que todo processo de missão seja feito ainda com mais amor e abertura a doçura do Espírito Santo.

Desde da primeira edição muitos sorrisos foram vistos, muitas vezes de ver as maravilhas que o Senhor realizará a cada dia na vida deste sonho de Deus que hoje leva sua palavra, seu amor incondicional na vida daqueles que são missionários e os que os recebem nas areias da praia, ruas a avenidas das cidades, ou em qualquer outro lugar que possa haver este “encontro missionário”. As mudanças de vida, as vivências fraternas, a ternura, carinho, amizade, fazem com que o projeto seja um momento de fazer com que a alegria seja vivenciada a fundo por todos os “laranjinhas” como são carinhosamente chamados, os momentos vividos nos dias de missão, são levados por muitos anos e nunca saem da memória de cada um que já esteve participando do projeto, como afirma Débora Paulino, da Diocese de Toledo, que participou em 05(cinco) edições projeto e neste ano de 2015, foi visitar os missionários em seu QJ na cidade de Matinhos.

“Ela afirma que ao chegar ali o Espírito Santo conduz a uma alegria que não tem igual, que na memória vem todos os momentos vividos no projeto, que toda a missão foi geradora de uma nova jovem e hoje uma mulher de Deus por tudo que viveu ali”

 

São muitos os testemunhos são dados por aqueles que já passaram pelo projeto ou por aqueles que estão participando da edição deste ano, em meio a todas as palavras testemunhadas, não há uma se quer que não seja acompanhada de por um sorriso, mesmo quando as lagrimas de saudade correm pelo rosto, vem junto a elas um lindo sorriso, que reflete o dom da alegria, derramado abundantemente na vida daqueles que se despojam a ser missionários durante os dias do projeto no litoral de nosso estado.

O Catecismo já destaca falando sobre alegria: “É por este poder do Espírito que os filhos de Deus podem (dar fruto. Aquele que nos enxertou na verdadeira vida nos fará produzir “o fruto do Espírito, que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio” (Gl 5,22-23). “Se vivemos pelo Espírito”, quanto mais renunciarmos a nós mesmos, tanto mais “pelo Espírito pautemos também a nossa conduta”(A.24.3  – 736). A alegria é um fruto do Espírito Santo, pois que a tem, tem em si o amor do Senhor, e com a alegria o leva ao próximo, gerando uma felicidade que nos faz ser amados pelo Senhor e transmissores deste amor incondissional do que Ele tem por cada um de nós

Deniz José

MCS RCC PARANÁ