Unidos no Espírito

O ano de 2015 nos trouxe como direcionamento que brotou do coração de Deus, a exortação de São Paulo aos gálatas, no capítulo 5, versículo 25: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito”. Esta palavra não é dirigida a pessoas que não conhecem a Deus, nem a pessoas sem fé, mas sim, a pessoas que estão na caminhada. Pessoas que tiveram um encontro pessoal com Jesus e que beberam e bebem da Água Viva que é o Espírito Santo. Portanto, esta Palavra é para nós Renovação Carismática Católica do estado do Paraná. Por fim, esta esta Palavra ainda, nos impõe uma condição: “Se vivemos” – ou seja, já falamos tanto do Espírito Santo, já que fizemos uma experiência ou fazemos várias experiências com o Espírito Santo, andemos de acordo com Ele. E seria no mínimo estranho não andarmos de acordo com o Espírito! Seria como um homem e uma mulher que casaram, mas não dormem juntos, não andam juntos, nunca estão juntos, não querem gerar filhos… Em si tratando de um matrimônio nesta condição, o mesmo é passível de nulidade, por não corresponder às obrigações próprias que tal opção de vida exige.

Ora, nós Renovação Carismática Católica, que nascemos deste derramamento do Espírito Santo na Igreja a quase 50 anos, precisaríamos ou precisamos viver com o Espírito Santo, a exemplo de um matrimônio, a obrigação mínima de andar de acordo com Ele, sob pena de nulidade. Não estranhe o termo nulidade. Pois a ação do Espírito Santo tornar-se-á nula na vida de alguém que mesmo conhecendo-O um dia, deixa de viver de acordo com Ele, com Suas inspirações, com Suas sugestões. É muito triste, mas assim como, muitos matrimônios tornam-se nulos por constatação de que uma ou as duas partes não cumprem as obrigações de tal compromisso, na vida de um Carismático, a ação do Espírito Santo torna-se nula também, quando este começa a viver de acordo com suas vontades, suas ideias, com o mundanismo que seduz…

Mas meu objetivo não é desanimar você. Bem ao contrário, pois assim como já vi muitos casamentos serem resgatados e muitas pessoas que tiveram casamentos declarados nulos recomeçarem a vida, a experiência com o Espírito Santo pode ser reconstruída, resgatada. Este ano de 2015 é um ano de muita Graça. Esta Palavra “de acordo com o Espírito” chegou na hora certa. Este é o ano, onde verdadeiramente, resgataremos o sentido do “casar-se” com o Espírito Santo e por isso, viver de acordo com Ele. Não é por acaso, que nós Renovação Carismática Católica do Paraná, em nosso congresso estadual, receberemos no mês de julho, na cidade de Cascavel, a Patti Gallagher Mansfield, que em 1967 na universidade de Duquesne, fazendo uma experiência com o Espírito Santo, inicia oficialmente a Renovação Carismática Católica no mundo.

Este é o ano favorável! Deus nos chama a maturidade. A vivermos de acordo com aquilo que somos: Renovação Carismática Católica, povo escolhido para semear a cultura de Pentecostes!