3ª Pregação #CongressoRccPr – “Autoridade Espiritual” – Onazir Conceição

Transcrição da Pregação:

“Boa tarde a todos vocês. Louvado seja o nome do nosso senhor jesus cristo.
Meu nome é Onazir Conceição. Sou aqui da Arquidiocese de Cascavel, morei em Curitiba durante 6 anos.
Vamos falar sobre autoridade espiritual. Pegue a sua Bíblia no Evangelho de Mateus cap. 10 – Um dia Jesus reuniu os doze discípulos e conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar toda enfermidade.
No mesmo Evangelho de São Mateus no cap. 28, 18 – mas Jesus aproximando-lhes disse; toda autoridade Me foi dada no céu e na terra.
O documento de Puebla 257, vai nos lembrar que Jesus é a única pessoa que de fato tem autoridade e todos que se encontram com Ele recebem também está autoridade.
Nós vimos também que no outro texto, com efeito, ele ensinava com muita autoridade, e então adentraremos no Conceito de autoridade.
O que é autoridade?
É o poder delegado, se eu tenho autoridade é porque alguém delegou. Tem o sentido de fazer crescer, instigar e consumar, cumprir e dar exemplo.
Não vamos falar de autoridade no modo geral, não vamos nos deter em autoridade eclesial, governamental e sim de autoridade espiritual.
Autoridade não é sinônimo de autoritarismo. O Autoritarismo gera insatisfação, magoa, descontentamento, aborrecimento e muitas pessoas acabam desistindo quando veem essa autoridade no líder.
Já a autoridade espiritual expulsa o maligno. E quem pode exercer a autoridade espiritual? Quem acredita no Senhor Jesus.
Lembram no cap. 19 em Atos dos Apóstolos, quando as pessoas se aproximavam de Paulo e tocavam nas vestes dele, e naquela época as pessoas eram curadas até pela sombra.
Alguns feiticeiros vendo o que Paulo fazia, queriam imita-lo, e todos os que ousaram falar em nome de Jesus, em nome de Paulo, levaram uma boa surra de Paulo, porque estavam desprovidos da autoridade da comunhão com Jesus.
Que não seja assim conosco, busquemos a autoridade espiritual, para que não caminhemos fora da vontade de Deus, pensando assim, logo nos remete a pensarmos em oração por Cura e Libertação, mas, essa autoridade espiritual não se trata apenas de cura e libertação mas pode se exercer em outros campos e ministérios.
Um guarda de transito não é capaz de parar um veículo em movimento pela sua força humana, mas pela autoridade da lei a ele concedida faz com que todos o respeitem por essa autoridade dada, assim também nós devemos tomar posse da autoridade que nos é concedida.
Tem pessoas que tem um carisma próprio para envolver as pessoas, essas pessoas tem um jeito de conquistar as outras, tem certa persuasão.
É diferente de pessoas que aliciam as outras, uma espécie de marqueteiro para si mesmo, os manipuladores.
A autoridade de Deus faz com que elas tenham atitudes condizentes com os planos de Deus, e trazem estes pelo poder do nome de Jesus.
Tomamos como exemplo os discípulos de João Batista, ele os formou para servir Jesus, e não a si mesmo, devemos fazer o mesmo e conquistar pessoas para servir Jesus e nos esvaziarmos.
É importante observar as pessoas que tem autoridade quando estão em coordenações, porem quando esses prazos vencem, deixam cair por terra, o bom seria se elas pudessem manter essa autoridade também fora dos cargos e das responsabilidades, simplesmente em sua vida cotidiana.
Nós que somos batizados pelo Espirito Santo, temos essa autoridade.
A nossa autoridade vem do Senhor e por isso devemos estar em comunhão com Ele.
Podemos ter todo o conhecimento bíblico e teológico, mas se fazemos tudo isso com uma vaidade própria que não é para o serviço, para o bem comum de todos, estaremos desprovidos da autoridade espiritual.
Autoridade é a busca conjunta e o cumprimento pessoal e comunitário da vontade de Deus.
Alguns pilares sobre autoridade que devemos refletir.
Retidão
Este talvez seja o mais importante, o principal atributo, busca incessante da santidade, vida integra, sem esta vida santa, estamos desprovidos de autoridade espiritual.
Na reunião do Conselho Nacional em 2011, Deus nos colocava em oração, que nós deveríamos cuidar desse assunto, da vida de integridade dos nossos servos, líderes e coordenadores.
As vezes tomamos postura e ficamos com medo de falar algumas verdades, mas que são necessárias serem ditas.
Nós não fazemos nada sem autoridade espiritual, em nossa vida pessoal e profissional também é importante ter a vida integra, dando testemunho daquilo que se prega no seu dia-a-dia.
Se eu escolho viver conforme o mundo não posso falar, pregar e muitos menos orar por outras pessoas.
Alguém aqui quer trocar a autoridade de Deus em um prato de lentilha? Jamais, assim espero.
Se estou em pecado tudo que eu disser está fora do coração de Deus, pois estou sendo um impostor, falam, falam, falam e não consegue alcançar o coração que precisa ser tocado.
Não vos conformeis com este mundo!
Nós vemos que rezamos, rezamos e somos exemplos no grupo de oração e lá em nossas casas as coisas estão caindo.
Outro pilar que seria interessante analisarmos é o relacionamento com nossos irmãos temos que buscar ter uma, Comunhão com os nossos irmãos.
É preciso estar muito perto do Senhor para sermos semelhantes a Ele.
No momento que estamos em comunhão com Deus temos o mesmo respaldo de autoridade que Ele.
Unidade + unção é igual a Autoridade de Deus!
É preciso aprender a obedecer para saber mandar.
Quer autoridade em sua vida? Ame mais!
Mais que falar de autoridade espiritual é preciso rezar.
Já que estamos nas fileiras de Deus, e isso não é assunto nosso, é um assunto do céu, temos que estar em plena comunhão com Deus, estar em retidão, viver em plena obediência, estes são atributos para quem quer ter vida longa na Renovação Carismática Católica. Que possamos ter uma conduta em Deus, porque se um dia tivermos que assumir uma coordenação em qualquer instancia, seja conforme o que Deus quer.
Vimos Jesus em seu suplicio, nos seus últimos minutos, antes da crucificação, foi insultado por Pilatos, “você não sabe que eu tenho direito de te libertar ou de te condenar?!” Jesus diz a ele, reconhecendo a sua autoridade, porem sabendo de fato que a verdadeira autoridade vem do Alto.
Nós precisamos levantar as nossas mãos, as nossas vozes de forma profética, se as coisas não estão acontecendo é porque estamos afastados do Espirito Santo, pois o mesmo Espirito Santo de outrora é o mesmo de hoje.
Essa autoridade é Dom de Deus para nós.
Vamos rezar para que a toda essa liderança do Paraná seja concedida a autoridade do alto.
Quem sabe você está coordenando doente, você está passando por toda provação, você precisa dos outros isso é comunhão, prevalece a autoridade de Deus em nós.
O Brasil espera a oração dos carismáticos.
Sejamos orantes e clamemos o Poder e a Autoridade de Deus sobre nós!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.”