4ª Pregação #CongressoRccPr – “A Fé Celebrada e Constantemente Anunciada” – Patti Mansfield

Patty Mansfield – A fé celebrada e constantemente anunciada.
Boa tarde.
Vocês estão impressionados com meu português tão bom.
Todas as vezes que venho ao Brasil eu digo, se eu aprender a língua de vocês, vocês terão que aprender a minha também, quando eu disser boa tarde, vocês têm de responder good afternoon.
Estou tão contente em estar aqui com vocês, vocês acreditam, desde 1994, eu vim ao Brasil 21 vezes.
Eu acredito que eu deveria ser cidadã brasileira já, uma coisa eu sei dos brasileiros, vocês são muito amorosos, e vocês adoram abraçar e beijar e sei que são assim.
Infelizmente vai ser impossível eu abraçar e beijar cada um de vocês, mas agora, eu vou dar pra todos um abraço bem grande e depois um beijão que é pra todos vocês.
Então o beijo que eu vou mandar eu quero que vocês peguem e coloquem em sua bochecha.
Prontos? Prontos?
Que bom! Agora vocês que vão me mandar beijo também, por favor.
Eu quando estava vindo para cá, tive que pegar um voo de Atlanta, em Atlanta o voo atrasou por conta da chuva, e quando eu cheguei aqui no Brasil, vi que as malas estavam ensopadas e todas as minhas roupas estão molhadas, e todos os livros também se molharam, então eu pensei vou colocar todas as minhas roupas no sol e quando cheguei, chuva, chuva, chuva.
Eu gostei quando o Onazir falou assim, chuva é sinal de benção.
Mas vocês vão me ver com a mesma roupa esses dias, porque é a única seca que eu tenho! (risos)
Clamem comigo!
Vem Espirito Santo, Vem Espirito Santo, Vem Espirito Santo. Amém.
Eu pensei que eu fosse começar essa tarde, contando para vocês o meu testemunho pessoal, mas eu entendo que tem muitas pessoas que não chegaram para nosso encontro, então vou dar o meu testemunho amanhã, e depois que eu der todos os ensinamentos, a tarde eu darei o testemunho, e vamos orar por um novo derramamento do Espirito Santo.
O Santo Papa Francisco, três vezes me encontrei com ele ano passado, um mês atrás exatamente eu estive com ele em Roma, e amanhã vou contar coisas maravilhosas para vocês, sobre nosso querido Papa, é sobre o desejo que ele tem pra nós.
Então essa tarde, hoje eu quero relembrar com vocês, as palavras do nosso santo Papa João Paulo II, quem aqui ama João Paulo II?
Está vendo ai João Paulo !! Interceda por nós ai do céu, para que possamos receber e encarnar em nossas vidas o ensinamento maravilhoso que o Senhor nos deu para o início desse milênio.
No início do ano 2000, ele escreveu uma carta apostólica, eu gosto de considera-la um carta de amor, uma carta escrita direto do coração dele para os nossos, pessoas que conhecerem ele pessoalmente me disseram, que a carta que ele escreveu para o Jubileu do ano 2000, eu recebi essa informação, nos leva a entender a compreensão o entendimento de João Paulo II, e o que ele fez naquela carta foi nos dar uma programação, um plano, para nos levar a esse novo milênio e nos levando adiante na nova evangelização, talvez alguns de vocês leram essa carta, como tenho viajado pelo mundo todo, descobri que o povo não tem lido o que os papas escrevem.
Talvez por que andam ocupados ou as palavras difíceis, mas se você não leu essa carta de amor, eu gostaria de partilhar com vocês sobre essa carta.
Vocês vão prestar atenção? Se eu encontrar alguém dormindo, ou ouvir alguém dormindo aí, vou fazer bastante barulho pra acordar vocês.
Quando o Santo Papa João Paulo II inicia essa carta, ele usa o Evangelho de São Lucas 5, e diz isso; vá as profundezas para conseguir pescar mais, uma vez que São João Paulo II se encontrou com a Renovação Carismática Católica, ele pegou essa passagem e a transformou para todos nós.
Ele disse assim; então mergulhem, avancem mais no mar da oração, mergulhem na santidade, para que vocês possam mergulhar na evangelização, para que vocês possam mergulhar na missão. Essas foram as palavras dele para a Renovação Carismática Católica.
A partir de então, ele desenvolveu um belo ensinamento, muito profundo, dizendo sobre a importância de Jesus Cristo, tudo depende de Jesus Cristo, e a Renovação Carismática Católica deve ser fundamentada, baseada na pessoa de Jesus Cristo não em nenhuma personalidade, nem mesmo na espiritualidade, nós precisamos ser fundados, enraizados primeiramente em Jesus Cristo, Amém?

Ele usou essas palavras para nos trazer um pouco de receio! Usou a palavra contemplação, e geralmente quando nós pensamos nessa palavra, ou vida contemplativa, nós pensamos nas carmelitas, ou pensamos em ordens religiosas, ou as irmãs, que moram em clausuras, atrás das paredes que as mantem isoladas do mundo, e o que nós pensamos, é que não somos contemplativos, como posso atingir essa contemplação que o Papa fala.
Eu vou definir a vocês o que é contemplação.
Estou vendo vocês anotarem.
Esta é uma boa e simples explicação.
Contemplar é olhar com amor, olhar com amor, olhar com amor!
Repitam para mim em português… (risos)

Quando eu e meu marido nos apaixonamos ele costumava me olhar, eu podia ver tanto amor nos olhos dele, me olhando que nós poderíamos dizer que ele estaria me contemplando, eu me lembro também de passar pela rua e ver uma mãe com um filho bebê, ela estava sentada segurando o bebê, com o rosto da criança perto do dela, e todas as pessoas passavam rapidamente por eles e eu pude ver olhando nos olhos dela, o olhar que ela dava a esse criança, era o olhar do amor.
Ela estava contemplando a maravilha dessa nova vida. Ok?
São João Paulo II disse para este milênio, temos que recomeçar e recomeçar de novo, contemplando a face do Cristo, olhar Jesus com amor.
Há um salmo, o salmo 27 muito bonito e gosto muito, o – Senhor é minha Luz e Salvação a quem temerei, – quando você continua lendo o salmo, ele diz, – Senhor o Senhor me enviou, olha a minha face, Senhor a Sua face eu busco, por favor não esconda a Sua face de mim -, também há uma passagem muito bonita que também é um lindo dialogo, o amado e a amante, quando um diz ao outro, quando ele diz, deixa eu ver a sua face, ouvir a sua voz, porque a sua face é amorosa, e a sua voz é amorosa, deixe-me ver a sua face, então João Paulo II nos deu conselhos bem práticos como podemos contemplar a face de Jesus.
Três maneiras de como fazer essa contemplação!
1 – Contemplar a face do Filho.
2 – Contemplar a face do Homem que sofre.
3 – Contemplar a face Daquele que é ressuscitado.
Agora, eu vou falar um pouquinho a respeito dessas três maneiras de contemplar, vocês sabem que sou casada, eu estou casada a quase 42 anos, bastante tempo, e louvo ao Senhor, que o meu marido continue me olhando com amor, muito obrigado Senhor, Mark 40 anos advogado, tem 3 filhos, Pedro advogado também, acabou de ter o quarto filho, e antes de vocês olharem qualquer foto de bebê, tem que ver a foto do meu neto James, minha terceira filha também é advogada, solteira, o quarto filho é o Patrick, empresário, tem um filho, e a esposa dele está estudando para ser medica e tem uma prova bem difícil segunda-feira.
Quando o Espirito Santo me ensina as coisas, ele se utiliza de coisas corriqueiras na minha vida, contemplar a face do Filho de Deus. Quando meu filho caçula Patrick nasceu, havia uma grande diferença de idade entre o 3º e o 4º, ele nasceu dia 01 de outubro, e então no natal eu quis tirar uma foto bem bonita de nossa família, vocês também não tiram? Vocês pelo menos colocam eles diante da arvore de natal?
Muitos de vocês fazem, eu sei!
Coloquei todos a frente da arvore, e peguei o Patrick e com as roupinhas novas e bonitinhas de natal, e tive uma ideia, e sei o que vou fazer, e vou vesti-los como a Família Sagrada, disse para o Mark, você será São Jose, Marry será Nossa Senhora, e peguei uma ovelha de pelúcia e dei para o Pedro, você será o pastor, todos bem vestidos bem arrumados, coloquei outra ovelha na cabeça dele e quem vocês acham que iria fazer o papel de Jesus Menino? Patrick!
Então coloquei todos posicionados, geralmente eu mostro essa foto mais não trouxe, então me afastei, eu fiquei pronta para tirar foto da cena do nascimento de Jesus, de repente meus filhos mais velhos começaram a rir, disse a eles porque estão rindo? Vocês são a Sagrada Família, fiquem sérios. Aparentem ser santos, Jesus, Maria, José, o pastor fiquem sérios, então um dos meus filhos disse assim, não conseguimos segurar as risadas, o Patrick fez “caquinha”, e ele está cheirando ovo podre, então me aproximei e estava com um cheiro terrível.
Eu peguei levei para o quarto troquei as fraldas, beijei, e o coloquei novamente no lugar como se fosse a manjedoura.
Aí as perguntas começaram…
O mais velho me disse, Mãe, Jesus chorava? Claro que ele chorava, ele não sabia como falar, quando ele tinha fome chorava, quando aborrecido chorava, quando queria ser carregado no colo chorava, aí ele ainda perguntou? Mãe Jesus mamou no seio da Virgem Maria? Claro meus filhos, não há formulas, não tinham mamadeiras, sim Jesus recebeu todo alimento necessário do seio da Virgem Maria, aí veio a outra pergunta, Mãe, Jesus já cheirou ovo podre? Eu nunca tinha pensado nisso, nunca havia pensado nisso, mas eu disse a eles, sim, claro filho, ele cheirou ovo podre, e Maria também teve que trocar a fralda suja e lava-lo e refresca-lo, sim!
Então meus irmãos e minhas irmãs, voltando aquela foto, dezembro de 1986 quase 30 anos atrás, aquela foto revolucionou a minha compreensão do que é encarnação, vocês entendem o que eu digo, as palavras vem a nossa boca muito facilmente, quando dizemos a palavra de Deus se encarnou e habitou entre nós, quando vemos outra passagem que ele se tornou igual a nós em tudo, menos no pecado, de fato, antes de viajar ao Brasil visitei meu neto, muito pequenino, nós temos vários tamanhos de bebês recém nascidos mais ele é bem pequeno, e olhando pra ele, veio novamente forte em mim, Jesus nos ama tanto tanto, que ele se humilhou até se tornar tão pequeno, tão fraco, tão vulnerável, tão dependente de nós, é tão grande o amor de Jesus por você e eu, um de nossos grandes santos, teve a capacidade de captar e fazer a análise para toda uma comunidade.
São Francisco de Assis é o nome dele, em certo momento ele disse, vamos recriar o presépio, vamos ter os animais, o cheiro daquele primeiro natal, na Itália, eu gostaria de ter em minha casa um Menino Jesus na minha frente todos os dias. Se você tem mais de um presépio na sua casa para o natal, sugiro que façam a mesma coisa, na minha pia, tenho um Menino Jesus, ali na manjedoura, com os bracinhos abertos. Perto da minha cama eu coloquei outro Menino Jesus pequeno, dormindo, as vezes nós pensamos que Jesus está dormindo em nossa vida, não é verdade gente?
AS vezes passamos por momentos que temos tanta comunicação com o Senhor, mas enquanto caminhamos na nossa vida espiritual, as vezes nos sentimos em nossa caminhada que Jesus adormeceu, mesmo quando ele está quietinho, ele está presente e nos amando.
1 – Contemplação – olhe para jesus na manjedoura. Olhe para ele, pegue-o, Deus me ama tanto, que ele nos enviou o único Filho dele, só pra mim, já ouviram isso antes, mas é verdade, se você fosse a única pessoa na face da terra, o Filho de Deus iria se encarnar no seio da Virgem Maria pelo poder do Espirito Santo, e ele seria com toda aquela fraqueza daquela infância, simplesmente se doaria, por você ele faria.
Eu quero ouvir vocês falarem isso. Contemplar a face do filho do Deus. !!!!!!!!!
Outra vez?!
De novo?!

2 – A segunda contemplação, padres vocês se lembram qual a segunda contemplação? Sim, isso, então a segunda contemplação que são João Paulo II nos mostrou com tanto amor, e nos ensinou a viver com tanto, para nos levar a evangelização é para olhar com amor a face do homem sofredor e há um santo muito amigo meu que pode nos ajudar bastante nessa contemplação, vocês conhecem Santa Terezinha, o nome completo como carmelita era, Tereza do Menino Jesus e da Santa Face, vocês sabiam disso? Sempre identificamos Santa Tereza com Menino Jesus.
Até a espiritualidade dela é considerada como pequenina, porem ela nos mostra que para identificar não somente com aquele Menino Jesus, mas também com o Homem de face sofredora, Tereza do Menino Jesus e da Sagrada Face e então a irmã dela Celina, era 4 anos mais nova que ela, e escreveu, que a irmã dela tinha um amor apaixonado pela Sagrada Face primeiramente, vocês podem imaginar isso?
De fato, quando ela inicia sua vida religiosa se minha mente não me enganar, ela pega um texto de Oseias e descreve um servo sofredor, e lia este texto, como seria melhor para entender esse homem do sofrimento, aquele repleto de dor e quando ela lia sobre o sofrimento de Jesus, o amor que ela sentia por Jesus se tornou tão grande.
Gosto de trazer meu crucifixo comigo, podem me ouvir direitinho, quero que vocês do lado também me vejam, podem ver meu crucifixo.
Quando era menina gostava muito de rosas, meu apelido era, botãozinho de rosas, e eu nem ouvia falar desse apelido por muito tempo, mas quando menina pequena, via a imagem de Santa Tereza segurando a rosa, eu disse essa será a minha Santa porque ela gosta da minha rosa, depois cresci e entendi, que no meio daquele buquê de rosas há um crucifixo, se você olhar Santa Tereza ela está carregando um buquê de flores e no meio há uma cruz, nós somos chamados a santidade, e não há santidade, separado da santidade e cruz, a cruz de Jesus e também a nossa cruz.
Alguns anos atrás, de fato, muito anos atrás, eu experimentei um sofrimento muito grande, não foi físico, mas foi interior, e sei que muitos de nós sabemos, nós sabemos que as vezes o sofrimento interior é mais difícil que o exterior, se você quebra a sua perna pode caminhar com muletas e todo mundo vê a sua muleta e terão compaixão de você, eu tenho tanta pena? Posso ajudar, mas quando é emocional, espiritual, dificuldades nos relacionamentos, ninguém está vendo seu sofrimento. Então esse sofrimento nos leva a sentir muito sozinhos, é verdade o que estou dizendo? Eu estava nesses momentos de sofrimento interior, e orando o senhor dizia para mim, tire esse crucifixo que está preso em sua parede e segure-o enquanto você reza, então eu tirei o crucifixo da parede ele estava muito sujo, pois estava pendurado muitos anos e comecei a rezar, não era esse era outro maior, rezando o peguei em minha mão e olhei pra Jesus.
Olhei para ele da Cruz, ferido, tão brutalizado, sangrando, desfigurado, arrancado, com espinhos, morto por mim, eu disse assim, não importa o quanto estou sofrendo, não é como o sofrimento dele, sabe meus irmãos e irmãos, quando há sofrimento e você pega o crucifixo na sua mão e fica um pouco de tempo contemplando a face deste sofredor Jesus, é bem difícil você sentir pena de si mesmo, entendem o que eu digo?
Não importa o que estejam passando, tem uma boa noticia nisso, se unirmos os nossos sofrimentos, de todos os tipos, espiritual, relacionamentos, financeiros, se unirmos todos os sofrimentos ao sofrimento de Jesus naquela cruz, os nossos sofrimentos irão contar uma coisa, uma coisa que acontece é que nos aproximamos mais Dele, e ficamos mais pertinho de Jesus.
Outra coisa, é que nosso sofrimento pode ajudar Jesus a salvar o mundo e isso conta alguma coisa para nosso sofrimento, e o significado de nosso sofrimento muda tudo.
Tenho conhecido pessoas que tem sido abandonado pelos seus cônjuges, outros perderam seus filhos em acidentes, conheço pessoas na minha cidade que perderam 16 membros de suas famílias nos furacões, olhem meus irmãos, é assim que conseguimos, continuar contemplando a face do homem que sofre, olhando a face do homem que sofre, pensando no sangue que foi derramado por nós, Amém?
3 – Contemplação, contemplar a face do homem ressuscitado, então agora a boa notícia ele não ficou para sempre na Cruz ele está vivo e está ressuscitado, AMEM?
Jesus está ressuscitado, ele não está morto, Jesus está ressuscitado!
Fiquemos em pé, agora em silencio tenho alguns minutinhos ainda, estão cansados de me ouvir? E quero mostrar a vocês e vou ensinar como contemplar a face do homem ressuscitado, vire para sua esquerda e vire para sua direita, vire para sua esquerda e olhe para estas faces, para estes rostos, Jesus está ressuscitado e vivo no seu povo. Amém.

Esta é uma maneira de contemplar Jesus ressuscitado, silêncio, fiquem comigo aqui, é uma bela maneira de ver Jesus, e assim também temos que pensar quando voltarmos para nossas casas, se você aparenta estar assim, as pessoas acham que Jesus ainda está morto, mas se você é aquele que contempla Jesus ressuscitado a sua face deve aparentar felicidade, deixa eu ver o rosto de Jesus Ressuscitado, mesmo que você não tenha um temperamento muito alegre, quem conhece o Pe Raniero? Muito conhecido.
Ouvi o Pe Raniero dizer dele mesmo, eu não sou uma pessoa muito alegre, uma mente brilhante e intelectual, reservado e fechado, mas todos que olham para o rosto dele, veem aquele sorriso lindo que ele tem, um sorrido maravilhoso, uma vez ele estava em um trem, e havia uma senhora na mesma cabine do trem, ele estava pensando nas músicas que cantamos na Renovação Carismática Católica, e quando chegaram no destino deles, a mulher disse a ele; Pe o rosto do Senhor, me faz acreditar em Deus, o Senhor, Pe Raniero, o Senhor tem a face, que me obriga a acreditar em Deus, ele disse porque, porque ela aparenta ser tão feliz, ela parece ser tão redenta, que segue aquele Jesus que está vivo, as vezes pensei que nos católicos, fazemos a genuflexão dessa forma, e deveríamos fazer mesmo, porque Jesus mesmo, Ele próprio está lá, mas o significado real, Madre Tereza de Calcutá, professora disso, diz que quando estamos em frente de outra pessoa devemos fazer isso, porque estamos reverenciando o Senhor Vivo e ressuscitado em outra pessoa.
Então falei para vocês agora, sobre a manjedoura, sobre a cruz e nessa contemplação, para que nós possamos reverenciar uns aos outros, quero falar com vocês sobre a hóstia.
Como podemos ver e contemplar essa face também?
Irmãos e irmãos, toda vez que vamos a missa, toda vez que pão e vinho se tornam Corpo e Sangue, nós também contemplamos o ressuscitado, tenho ouvido testemunhos daqueles que não são católicos, estou pensando em um ministro que era pentecostal, quando ele mudava o canal da tv, e parava em um canal católico, e havia um sacerdote celebrando a missa, eu dizia, eu chorava, chorava e chorava, porque ali ele foi atraído pela Eucaristia, por jesus ressuscitado na hóstia, no vinho que agora é sangue do senhor.
Falei sobre dois grandes santos São Francisco e Santa Terezinha e a terceira contemplação digo outro santo que amo muito, dia 01 de agosto é a festa dele, Santo Afonso Ligório, Afonso Ligório brilhante homem e advogado e deixou de ser advogado para se tornar sacerdote e fundador dos redentoristas, grande teólogo, e escreveu muito sobre Nossa Senhora, e quero falar pra vocês obre Afonso Ligório, pois ele chamava as pessoas para adoração eucarística, e escreveu um livrinho, chamado visita ao Santíssimo Sacramento, alguém já ouviu ou viu esse livrinho?
Quero dar a vocês uma tarefa, eu quero dar uma tarefa a vocês como professora, e quando voltar aqui quero perguntar de novo quantos tem esse livro é pequeno mais é muito, muito poderoso, então se você vai à adoração e não tem ideia do que falar a Jesus, e pega esse livretinho de são Afonso ira te ajudar no seu encontro com Jesus, no meu pais tem muitas capelas de adoração? Muitos anos trabalhamos com sacerdotes, e com um sacerdote que explicava dessa forma a adoração ao santíssimo.
Se você tem câncer e está doente, e uma das maneiras é através da radio terapia, quando você entra em uma capela de adoração e você se ajoelha diante de Jesus, é como se fosse radio terapia e você não sinta nada, mas você está na presença de Jesus ressuscitado, e ele pode curar, libertar e ensinar, mesmo que você se sinta nada.
Manjedoura, Cruz e Hóstia. Nessas três maneiras Deus nos mostra a mesma coisa, a humildade Dele, o que é mais simples que olhar uma criança, a vulnerabilidade Dele, na cruz está vulnerável, e na hóstia a proximidade Dele conosco.
Madre Tereza Calcutá dizia, Jesus o amo tanto que quer ficar pertinho de nós, tirou todo o poder Dele não pensou Nele próprio e transformou em uma pequena hóstia.
Meus irmãos e irmãs como estamos próximas de encerrar quero encoraja-los nesse final de semana, a fazer o que São João Paulo II nos disse, recomeçar a nossa vida de novo com Jesus cristo, escolha mais uma vez Jesus, escolha como Senhor e Salvador, escolha como aquele que te batizará no Espirito Santo, se não construirmos e edificarmos em Jesus Cristo, nada adiantara ergues as mãos, não importa quantos cantos carismáticos vamos cantar, como São Paulo, devemos construir as nossas vidas na pessoa de Jesus Cristo!

AMEM AMEM AMEM.