São João Paulo II: Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo

“Que sua herança espiritual não seja esquecida, mas nos impulsione à reflexão e ao agir concreto pelo bem da Igreja, da família e da sociedade”, com essas palavras Papa Francisco recorda que a memória de São João Paulo II deve estar sempre viva e presente nos corações.

No dia 22 de outubro, a Igreja celebra esse santo homem, elevado aos altares, que tendo a sua vida consumida por amor, pela causa da Igreja, foi sempre obediente à ação do Espírito Santo.  São João Paulo II, desde a infância, aprendeu a viver a obediência ao Senhor, através do sofrimento: a morte prematura da mãe, do irmão mais velho, a pobreza, a guerra, o falecimento do pai e até as consequências do comunismo.

Desde sempre, São João Paulo II viveu ao mover do próprio Espírito Santo, que foi o condutor de toda a sua vida. Em certa ocasião, ele profere: “Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo que é sempre o primeiro agente de evangelização e de missão”. Seria propício usar a passagem “a boca fala do coração está cheio” (cf. Mat 12,34), diante uma expressão como essa? Sem dúvida, SIM! Ninguém mais, que uma pessoa cheia da graça do alto, poderia proferir tal convite.

O testemunho do santo, ainda nos dias de hoje, ressoa nos corações sedentos de viver o perene pentecostes: “Hoje, a todos vós reunidos aqui na Praça de São Pedro e a todos os cristãos, quero bradar: Abri-vos com docilidade aos dons do Espírito! Acolhei com gratidão e obediência os carismas que o Espírito não cessa de dispensar”, disse João Paulo II, durante Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais, em 1988.

Em um dia como este, a Igreja no mundo inteiro recebia João Paulo II como sucessor de Pedro. Hoje, 37 anos mais tarde, celebramos sua memória, desejosos de viver tudo o que o Senhor tem para o nosso movimento. Somos um dom à Igreja, já dizia ele.

O pontificado de João Paulo é uma resposta ainda mais intensa para nós, Renovação Carismática Católica, a viver a intimidade e obediência ao Espírito:  “Nascido na Igreja e para a Igreja, o vosso é um movimento em que, à luz do Evangelho, se experimenta o encontro vivo com Jesus, de fidelidade a Deus na oração pessoal e comunitária, de escuta confiante na sua Palavra, de redescoberta vital nos Sacramentos, mas também de coragem nas provações e de esperança nas tribulações” (Papa João Paulo II no discurso à Renovação Carismática Católica, em 2002 ).

Que nesse dia, sob a Intercessão de São João Paulo II, nossos grupos, ministérios e toda família carismática ‘se abram, ou melhor, se escancarem’ ao Doce Hóspede das Almas!

São João Paulo II, rogai por nós!