AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!!

COMO TRABALHAR COM A JUVENTUDE PRESENTE NOS GRUPOS MISTOS?

QUAL A ATUAÇÃO DO MJ NOS GRUPOS MISTOS E ADULTOS?

Sabemos que o Jovem que participa do Grupo de Oração (G.O.) misto ou adulto vive a experiência do Batismo no Espírito Santo, tem pregações querigmáticas, formação básica, formação de ministério… Mas por vezes esse jovem não recebe um acompanhamento próprio do seu estado de vida jovem, nem recebe as moções e avisos do Min. Jovem.

Mas o que fazer? Vamos apresentar através de perguntas e respostas, a direção que os grupos mistos e adultos devem tomar na evangelização do jovem, e apresentar um projeto do Ministério Jovem (MJ) para atuar nessas situações.

Que Projeto é esse? O nome do projeto é Aqui Tem Jovem, Aqui Tem Fogo. É um projeto do MJ Brasil.

Qual o objetivo desse projeto? Implantar o MJ nos G.O. mistos e adultos, para que em cada grupo que tenha ao menos 1 jovem ali possa existir um trabalho de formação, evangelização e acompanhamento com a juventude, dentro do seu estado de vida, para que possamos ouvir de cada grupo: Aqui Tem Jovem, Aqui Tem Fogo.

Como Implantar esse projeto? Organizamos a implantação em alguns passos, para facilitar o entendimento:

1º Passo: Ter um representante jovem no grupo. Esse representante será escolhido pelo coordenador assim como todos os coordenadores de ministério, deve ser um jovem com característica de liderança, vida de oração e dinamismo. Esse jovem será a ponte entre os jovens do G.O. e o MJ diocesano.

2º Passo: Realizar o pastoreio dos jovens. É importante que o representante jovem, realize o pastoreio e acompanhamento dos demais jovens, encaminhando para encontros, e principalmente entrando em contato se esse deixa de participar do G.O..

3º Passo: Promover momentos de convivência fraterna. Sabemos da importância do Jovem viver momentos onde este possa conversar, se divertir, praticar esportes, assistir filme, e isso e muito mais, pode acontecer de uma maneira santa, entre os jovens do G.O..

4º Passo: Promover o Incendeia. Essa é a reunião do MJ do G.O. onde pode acontecer quinzenalmente ou mensalmente, e pode ser realizado reunindo outros grupos e paróquias. Esse momento deve acontecer estudos e formações com temas voltados para o jovem, além de muita animação, oração, dinâmicas, momentos de partilha… Dependendo da realidade e criatividade do grupo. Todos os jovens do grupo podem participar desta reunião (servos, participantes, perseverantes).

O que mais o MJ do grupo pode realizar? Com uma equipe bem formada, muitas outras atividades podem ser organizadas: Missões com caráter Juvenil, Encontros e  retiros para o público jovem, projetos sociais, viagens para shows católicos, peregrinações…

Qual a importância do Aqui Tem Jovem? Um G. O. só pode ser eternizado com a profunda ação do Espírito Santo, e com uma fecunda renovação, que se dá através dos jovens. Um grupo que tem jovens ativos caminha rumo a um longo período de evangelização. Nos grupos que implantaram esse projeto em nosso estado percebemos que tem se levantado uma juventude madura, tem surgido líderes juvenis, jovens formados em seu estado de vida, e assim podendo ser um Jovem segundo o coração de Deus, além de contribuir muito para o crescimento e fortalecimento do G.O..

Quem pode me ajudar a implantar esse projeto no meu grupo? Existe no MJ estadual e diocesano uma assessoria própria para a implantação desse projeto, então indicamos que procuro o coordenador do MJ de sua diocese, este irá te esclarecer melhor e acompanhar na implantação de projeto de Deus em seu grupo.

Paulo Gustavo – Assessoria Aqui Tem Jovem- MJ Paraná

Abaixo materiais sobre o Projeto para  para download:

APRESENTAÇÃO AQUI TEM JOVEM AQUI TEM FOGO

AQUI TEM JOVEM – PARANÁ