O que é o ICCRS?

O Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) é uma organização internacional aprovada pela Santa Sé como uma Associação Privada de Fiéis, como pessoa jurídica. O seu reconhecimento foi dado pelo Pontifício Conselho para os Leigos no dia 14 de setembro de 1993. O Escritório do ICCRS se localiza em Roma, em território do Vaticano, e funciona como um centro de coordenação, informação e comunicação para servir a Renovação Carismática Católica ao redor no mundo, também sendo uma ligação entre o Movimento e a Santa Sé.

Missão

– Promover unidade entre as variadas realidades e expressões da Renovação Carismática (Grupos, comunidades, escolas de evangelização, redes de televisão, associações, institutos religiosos, seminários, movimentos eclesiais etc.) como centro de comunicação, consulta, colaboração e coordenação nos níveis nacional e internacional e com a Santa Sé.

– Estabelecer diálogo e relações cordiais com os demais movimentos eclesiais e comunidades dentro da Igreja Católica, e com outras comunidades eclesiais e igrejas cristãs.

Visão

Sermos embaixadores do Batismo no Espírito Santo, fazendo a fé católica consciente de sua dimensão carismática, de modo a fazê-la crescer em santidade e em serviço ao Reino de Deus e a toda a Igreja.

Estrutura

O Conselho do ICCRS é composto por 14 membros (sacerdotes, religiosos e leigos). Os conselheiros representam os cinco continentes e os diversos tipos de ministérios e comunidades.

A execução das decisões tomadas pelo Conselho é coordenada através do Escritório do ICCRS, que tem sua própria equipe, composta por um diretor e voluntários de diferentes países do mundo.

O que o ICCRS faz?

Comunicação

O ICCRS está sempre em contato com as liderenças nacionais da Renovação e com as pessoas encarregadas pelas comunidades e realidades carismáticas ao redor do mundo, contribuindo para espalhar a experiência de um Pentecostes pessoal, conhecido como Batismo no Espírito Santo ou Efusão do Espírito, que tem envolvido mais de 120 milhões de católicos.

As lideranças do ICCRS se encontram regularmente com a Santa Sé para obter direcionamentos, enquanto a mantém informada sobre as iniciativas da RCC no mundo.

Além disso, o serviço publica a cada dois meses o Boletim do ICCRS e um informativo para lideranças, publicado em inglês, italiano, espanhol, francês, alemão e português. O conteúdo é composto por notícias, testemunhos e formações.

Eventos

O ICCRS organiza eventos internacionais para lideranças e membros do Movimento. Entre eles, o Encontro Internacional da Renovação em Rimini, na Itália, por ocasião do Ano Santo de 2000, do qual participaram 1,8 mil delegados de 80 países, ou o evento de Pentecostes de 2006, em Roma, quando mais de sete mil pessoas de 87 países estiveram presentes.

Formação

ICCRS encourages the pastoral and theological solidarity from several CCR groups and, from 2005, is committed actively to organise and impart “theological and charismatic”FORMATION to the leaders all over the world, in response to Pope John Paul II’s invitation to Movements to work on a deep “ecclesial maturity” of their own members.
O ICCRS incentiva a unidade pastoral e teológica entre os diversos grupos identificados com a RCC. Desde 2005, o serviço está comprometido ativamente em organizar e divulgar iniciativas de formação teológica e carismática para lideranças de todo o mundo. Isto é uma resposta ao convite do bem-aventurado João Paulo II, que nos exortou a buscar uma maturidade eclesial cada vez maior.

Suporte

O ICCRS oferece ajuda financeira para entidades ligadas à RCC em países em desenvolvimento e colabora, até onde é possível, com as despesas de delegações que participam nos eventos organizados pelo serviço.

SITE DO ICCRS