XXIV RENASEM Paraná

É na alegria Pascal trazida pela Ressurreição do Filho de Deus que os seminaristas do Estado do Paraná se preparam para viver o XXIV retiro estadual do Ministério para Seminaristas da RCC, o RENASEM Paraná!

Acolhidos por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, no propósito de viver segundo o desígnio do Coração de nosso Senhor este tempo de Avivamento de santidade em nossas vocações, nos dirigimos para esta experiência no Espírito de Deus com desejo profundo de crescermos unidos na escuta e cumprimento da vontade do Altíssimo, de modo a sermos moldados sacerdotes segundo o Coração de Deus (Jr 3, 15).

Com efeito, o RENASEM enquanto experiência de oração e partilha, marca a caminhada dos seminaristas pelo vínculo da unidade que nasce da experiência da fraternidade dos irmãos que, além de partilharem uma caminhada comum rumo ao sacerdócio, partilham igualmente de histórias cujas dificuldades e superação nos enriquecem e encorajam mutuamente mediante o testemunho.

De todos os testemunhos partilhados, o Protagonista de nossas experiências de superação e consolação é o próprio Deus, agindo em nossa vida através de Seu Santo Espírito! Deus sempre dá o primeiro passo! Seja nos amando, seja nos chamando, seja nos sustentando em sua Misericórdia.

Amparados pelo Magistério da Santa Mãe Igreja, Sua Santidade, nosso amado São João Paulo II, nos exorta de maneira que:

 “[…] os candidatos ao sacerdócio, em particular aqueles que procedem da experiência cristã, espiritual e apostólica de entidades agregadoras, […] não deverão sentir-se convidados a cortar com seu passado e a interromper-se as relações com o ambiente que contribuiu para concretizar a sua vocação, nem deverão apagar os traços característicos da espiritualidade que aprenderam a viver, em tudo aquilo que de bom, edificante e enriquecedor essas agregações contém”[1].

É assim que nos reunimos enquanto filhos da Igreja, cuja experiência se deu no regaço acolhedor de um grupo de oração. Assim fomos capazes de compreender o chamado

do Senhor e, agora que caminhamos no seminário, precisamos cultivar tão sublime espiritualidade, o que acontece justamente através do Ministério para Seminaristas.

Desta maneira, é com fidelidade à Santa Igreja que nos reunimos com alegria para juntos viver a experiência de Pentecostes, através da qual somos impelidos e enviados a levar o fogo de Misericórdia, o qual recebemos como dom de Deus, para nossos seminários, para nossas comunidades, para todas as esferas de nossa vida, caminhando sempre iluminados pela Palavra e pelo chamado que nos leva a insistir em escolher viver somente para o Bom Deus!

Esta experiência vivificante de nossa fé acontecerá entre os dias 11 e 14 de julho deste Ano Santo da Misericórdia, na arquidiocese de Curitiba. Desde já, contamos com as orações de todos os irmãos e irmãs em Cristo, que acreditam e esperam a vinda do Reino, o qual se aproxima cada dia e que será levado, pela graça de Cristo, o Filho de Deus, à sua plena realização mediante um povo novo, um povo santo, que marcha com determinação em viver a santidade não obstante nossas misérias. Um povo que marcha sob o estandarte da Cruz e, à sua frente, caminha a Rainha deste povo, a Imperatriz do Céu, a Senhora Imaculada.

Que a intercessão da Virgem Santíssima, as preces de seu Imaculado Coração, nos alcance a graça de compormos o Corpo Místico do Cristo, para que sejamos no hoje, pedras vivas na construção do Reino que aguardamos ansiosamente!

Fraternalmente,

Klebson José de Souza Ramalho

Coord. Est. do Ministério para Seminaristas

[1] Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, § 68.