1° Sexta-feira do Mês, dia de oração pelo Ministério de Comunicação Social

Amados comunicadores de grupos de oração da RCC de todo o Brasil!

Paz e bem!

Esta primeira sexta-feira do mês de junho é toda especial para nós, comunicadores do amor. É o dia em que celebramos a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Logo em seguida, no sábado, celebramos também o Imaculado Coração de Maria. Essas duas festas, tão intimamente ligadas, devem despertar em nós o desejo de conhecer a fundo os mistérios e frutos que emanam dos sagrados corações.

Por vontade de Deus, na obra da redenção humana, a Virgem Maria esteve inseparavelmente unida a seu Filho Jesus Cristo. Por isso, nesta primeira sexta-feira, nossa meditação será em torno do ensinamento deixado por Santa Maria Maravilhas de Jesus, Virgem Carmelita. Ela recomenda: “Aprenda no Coração de Maria, como amar a Jesus”.

A festa do Sagrado Coração de Jesus acontece sempre na sexta-feira após a festa de Corpus Christi. É importante lembrar que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ganhou novo impulso na Igreja após as visões de Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), difundidas por seu confessor. A ela, Jesus pediu que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpus Christi) fosse dedicada a uma festa especial para honrar o seu Coração. Jesus recomendou ainda que neste dia fossem feitos atos de desagravo para reparar as ofensas e ingratidões com as quais o Seu Coração é acometido.

Atendendo aos apelos do Senhor, o Ministério de Comunicação neste mês de junho vai realizar atos de desagravo e expressar seu amor ao Coração de Jesus. Você pode fazer isso, rezando diariamente alguma das orações anexas a esta mensagem, participando da santa missa, adorando Jesus no Santíssimo Sacramento, retornando ao estado de graça através da confissão e voltando-se também ao Imaculado Coração de Maria. Também sugerimos que neste mês, você envie e-mails, faça postagens nas redes sociais, grave vídeos ou áudios, converse com as pessoas próximas e busque oportunidades de testemunhar o amor imenso que há nos Corações de Jesus e Maria.

Segue as orientações:

INTENÇÕES
– Pela paz no mundo;
– Pelas famílias;
– Pelos eventos e formações do Ministério de Comunicação em todo o Brasil;
– Pela imprensa brasileira e todos os profissionais de comunicação;
– Pelo departamento de Comunicação do Escritório Nacional da RCCBRASIL;
– Pelo seu grupo de oração e por toda a RCC;
– Pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco;
– Pelos sacerdotes, religiosas, missionários, leigos e pelas vocações.

MEDITAÇÃO
“Aprenda no Coração de Maria, como amar a Jesus”.
– Contemplar em silêncio as imagens dos Sagrados Corações

O QUE FAZER:
– Realizar, na primeira sexta-feira, um ato de desagravo e reparação ao Sagrado Coração e ao Imaculado Coração de Maria;
– Rezar diariamente, nas intenções do Ministério, durante todo o mês de junho, alguma das orações em anexo.

Viva o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria!

Fraternalmente,
Ana Mariana Araújo – MCS Tocantins
Pe João Paulo Veloso – Arquidiocese de Palmas
Airton Rocha – Coordenador Nacional do MCS da RCCBRASIL

ORAÇÕES SUGERIDAS

ATO DE DESAGRAVO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, POR PIO IX
Oh! dulcíssimo Jesus, cujo imenso amor aos homens não tem recebido pagamento, dos ingratos, mais que esquecido, negligenciado e menosprezado! Vede-nos prostrados ante vosso altar, para reparar, com especiais homenagens de honra, a frieza indigna dos homens e as injúrias com que, em todas partes, ferem vosso amantíssimo Coração.