Escola de Fé e Política São Tomás Moro

Incentive-se cada vez mais a participação social e política
dos cristãos leigos e leigas nos diversos níveis e instituições,
promovendo-se formação permanente e ações concretas”. (CNBB. DOC. 94. 86).

A formação permanente dos vocacionados a vida pública é preocupação e prioridade do Ministério de Fé e Política da Renovação Carismática Católica do Estado do Paraná (MFP/RCCPR), de modo que promoveu nos dias 18 e 19 de junho de 2016, a abertura do módulo I da Escola de Fé e Política São Tomás Moro.

O nome da escola é uma homenagem ao leigo Tomás Moro, declarado Santo pelo Papa Pio XI em 1935 e patrono dos Estadistas e Políticos dos políticos e governantes pelo Papa João Paulo II em 2000, por testemunhar com a vida e com a morte que o homem não pode apartar-se de Deus nem a política da moral.

No módulo I, a escola trouxe como proposta a reflexão da ética e da moral, teorias éticas, o problema da ação e dos valores, a cidade justa em Platão, concepções da filosofia moral na história e ética e cidadania na política.

A Escola contou com a presença de 85 participantes de 14 dioceses do Estado do Paraná, bem como os alunos com 75% de participação foram certificados com carga horária de 12 horas.

O encontro aconteceu na casa de formação São José, Rua Albino Loch, s/n, Pitanga, Pr, e foi assessorado pelo professor de filosofia e Coordenador Estadual do Ministério de Fé e Política da RCCPR Paulo Roberto Batista, pelo professor de história e Coordenador Diocesano do Ministério de Fé e Política da RCCFOZ Mario Felício dos Santos e pelo professor mestre em administração e Deputado Estadual Evandro Araújo.

O segundo módulo da escola trará como proposta a reflexão sobre o tema Filosofia Política focado nos conteúdos: Política: bem comum ou exercício de poder? Conceitos de Política e formas de poder; origem e função do Estado; sociedade civil, Estado e regimes politicos; o rei filósofo para a justiça, o animal político, o príncipe bom e virtuoso, o direito de governar; teoria do direito divino, necessidade do Estado soberano; da vontade geral surge o Estado e separação dos poderes. O módulo II acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2016, na casa de formação São José em Pitanga, PR.

A escola é aberta a todos os interessados, aos assessores legislativo e aos membros dos conselhos de mandato dos vereadores e deputados acompanhados pela RCC, bem como deve ser incentivada pelos presidentes dos conselhos diocesanos a presença dos vocacionados e mandatários acompanhados pela movimento em pleitos eleitorais nas esferas Municipal, Estadual e Federal, considerando a participação nas formações promovidas pelo Ministério de Fé e Política ser um critério para a escolha e acompanhamento do vocacionado a vida pública, conforme prevê o Inciso IV do artigo 4° da instrução normativa 02/15 do Conselho Nacional da RCCBR.

Paulo Roberto Batista
Coordenador Estadual do Ministério Fé e Política
Renovação Carismática Católica do Estado do Paraná.