Missão Jesus no Litoral chega ao 15º ano no Paraná e edição celebrativa marca o início de um tempo novo.

No Paraná, a Missão Jesus no Litoral (JNL) completa 15 anos e, entre os dias 28 de dezembro e 07 de janeiro, cerca de trezentos jovens da Renovação Carismática Católica se reuniram em Matinhos, para uma edição celebrativa e especial que marcou um momento profético e dias intensos de missão.

O Complexo Educacional Francisco dos Santos Junior serviu mais uma vez como a base da missão, que foi coordenada por Daniel Costa, da Diocese de Jacarezinho. Além da própria cidade de Matinhos, a evangelização também foi levada às praias da região, adequando-se cada uma à sua realidade. Os laranjinhas “invadiram” Antonina, Guaratuba, Ilha do Mel e Pontal do Paraná. Parte das equipes ficaram por dois dias na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, local escolhido especialmente por Dom Edmar Peron, Bispo Diocesano.

A Missa de Abertura aconteceu na Praia de Caiobá, no final da tarde de quinta-feira, dia 28, e foi presidida por Dom Edmar que expressou sua alegria ao fazer-se presente pela primeira vez no JNL. Durante sua homilia, o bispo destacou que é preciso testemunhar com a vida aquilo que se professa com os lábios e, durante uma pequena entrevista, concedida após a celebração, lembrou que assim como Jesus, agora somos nós quem devemos buscar seus discípulos nas proximidades do mar: “Jesus começou a buscar seus discípulos às margens das águas, então, não é nada de novo que nós também, seus discípulos missionários, estejamos junto ao mar. Assim como chamavam o mar da Galileia, nós temos o nosso mar aqui, para encontrar os discípulos de Jesus. Naquela ocasião, Ele passava e chamava, agora, nós, que escutamos o seu chamado, passamos e anunciamos Jesus Cristo.”

Ao longo dos dias, os missionários participaram de momentos de oração, adoração, louvor, cura interior, vivência fraterna, Santa Missa diária, um luau especial na virada de ano, pregações, formações (Abordagem e Querigma; Espiritualidade do Missionário; Bioética; Afetividade e Sexualidade), e claro, muita missão.

O primeiro arrastão, que sempre é muito aguardado pelos laranjinhas e dá início às atividades missionárias do JNL, aconteceu na manhã de sábado, dia 30, mostrando a “cara” da missão e fazendo chegar aos corações a mensagem do amor de Deus, com um entusiasmo e uma alegria que contagiaram e emocionaram as pessoas que estavam no local. A evangelização na praia também se deu através de rodas de viola, abordagens nos guarda-sóis, na orla, no calçadão e atividades diárias na tenda, como: o atendimento de confissões, oração por cura e libertação, Brasil Vivo, Ministério para as Crianças, alongamentos, grupo de oração, terço e expressões artísticas.

Contudo o JNL não ficou somente na praia, a programação também contou com o anúncio querigmático nas casas, atividades da Pastoral de Rua e impulsionados por uma ousadia missionária, as equipes se organizaram para evangelizar em diferentes campos de missão, como hospital, bares e casas noturnas.

Vários sacerdotes e membros do Conselho da RCC Paraná passaram pelo QG no decorrer dos dias, entre eles: Maria Ivone Ferreira Ranieri, presidente do Conselho Estadual, e Josmar Pereira, coordenador da Diocese de São José dos Pinhais, que fez uma pregação sobre o tema “Apóstolos da Efusão do Espírito Santo”, afirmando que é o Espírito Santo quem age na evangelização: “É a partir de uma experiência profunda, que é o batismo no Espírito, que assumimos  uma missão, de fato, eficaz, e só alguém cheio do Espírito Santo é capaz de coisas extraordinárias.”

Celebração de 15 anos

Os dias 06 e 07 foram dedicados para celebrar os 15 anos da missão, a qual iniciou no estado e hoje está presente em quase todo o litoral brasileiro. A comemoração aconteceu na Arena Vicente Gurski e representou um marco histórico para o Ministério Jovem do Paraná, assim como para a própria Missão Jesus no Litoral, estabelecendo um novo tempo e reunindo, como um gesto de gratidão, aqueles que ouviram ao chamado de Deus e deram os primeiros passos nessa história.

A festividade contou com aproximadamente mil pessoas, entre as quais estavam os missionários desta e de edições anteriores, (arce)bispos, sacerdotes, religiosos(as), membros do Conselho Nacional e Estadual da RCC, antigos coordenadores estaduais do MJ, pioneiros do JNL e demais participantes do movimento.

No sábado, Ricardo Nascimento (Ricardinho), ex-coordenador nacional do MJ e um dos primeiros missionários, pregou falando da história, dos desafios, dificuldades e vitórias, bem como da importância de cada um na missão. Além disso, afirmou também que o Jesus no Litoral é apenas um pretexto de Deus para que, aquilo que ali é experimentado, seja levado para as dioceses.

Posteriormente conduziu-se outra pregação, ficando por conta da atual coordenadora nacional do Ministério Jovem, Dany Almeida, que falou sobre o tema “Jesus Cristo: a pedra fundamental, singular e principal”, enfatizando que, se a obra (JNL) não fosse de Deus, não estaríamos celebrando seus 15 anos, dizendo ainda que não temos ideia do que a missão pode fazer na vida das pessoas,  anunciamos porque temos a convicção de que Jesus Cristo é real. “Anunciamos um Jesus que caminha conosco, que participa da nossa vida.”

A programação contou ainda com a pregação da Presidente do Conselho Estadual da RCC Paraná, Maria Ivone, e com a Santa Missa presidida por Dom Antônio Braz Benevente, Bispo da Diocese de Jacarezinho. A noite foi festiva e teve belas expressões artísticas, homenagens e um show com Emerson Laines, da Diocese de Guarapuava.

O domingo começou com a pregação da atual coordenadora estadual do MJ PR, Aline Silveira, acerca do tema: “A maturidade que leva à colheita”, comparando o acontecimento com a chegada dos 15 anos de uma menina, que passa de uma fase onde é tratada como criança para uma fase de maturidade, onde descobre seu valor e sua identidade. Destacou que esse é um tempo para refletir sobre quais frutos o JNL tem dado à Igreja, à Diocese de Paranaguá, bem como na vida de cada um, e no Grupo de Oração, assumindo verdadeiramente o que se vive nos dez dias de missão. “Precisamos sair desses 15 anos com o compromisso de maturidade”, afirmou.

Após um grande arrastão de despedida, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, presidiu a Santa Missa de encerramento, que foi seguida pela apresentação de Gustavo Escobozo, da Diocese de Apucarana, e Paulo Gustavo, da Arquidiocese de Maringá, como responsáveis pela coordenação da 16ª edição.

Confira as fotos, vídeos e outros conteúdos acessando os canais oficiais do Ministério Jovem – PR:

Facebook: Ministério Jovem – RCC Paraná

Instagram: @mjrccpr