EDF 2018 reúne mais de 450 servos do Movimento da Renovação Carismática Católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

No último final de semana, 24 e 25 de fevereiro, aconteceu em Francisco Beltrão o Encontro Diocesano de Formação(EDF) 2018, o qual reuniu mais de 450 servos do Movimento da Renovação Carismática Católica. O evento foi uma extensão de tudo o que aconteceu no ENF (Encontro Nacional de Formação). Esse encontro teve como objetivo trazer a moção direcionada ao movimento da RCC no ano de 2018 para todos os servos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

O EDF iniciou no sábado, 24, com a palavra e bênção do Bispo Diocesano Dom Edgar Ertl. Dom Edgar iniciou falando sobre a festa dos 60 anos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Depois, nos levou a compreender que “somos sujeitos eclesiais” e que “Ele, Jesus, nos ensina e que nós somos seus aprendizes”. Edgar falou ainda sobre o Ano do Laicato instituído pela CNBB, citando o Documento 105 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Dom Edgar encerrou sua fala dizendo que conta muito com o Movimento da Renovação Carismática Católica na evangelização em nossa Diocese.

Após a fala e bênção do Bispo Diocesano, o encontro seguiu com a pregação de Antônio Carlos dos Santos “Carlão”, da Arquidiocese de Londrina. Carlão falou sobre o tema do ano da RCC “Eis que estou a porta e bato”, citando o capítulo 3 do livro do Apocalipse, escrito por João que é o livro da esperança. Seguiu ainda falando sobre a Igreja de Laodicéia e afirmando que nós fomos chamados por Deus para fazer a diferença e que nós somos amigos de Jesus. Por isso precisamos ter um novo ardor missionário e sermos apaixonados pelo nosso ministério. Na outra pregação, Antônio Carlos falou sobre o tema “É preciso voltar ao primeiro amor”. Enfatizou sobre a importância de servir com amor e que o segredo de um servo é ser íntimo de Deus. “Eu não quero ser santo pela metade. Eu quero ser santo por inteiro” disse Antônio Carlos dos Santos.

Na parte da tarde, aconteceram os Workshops dos Ministérios de Pregação, Música e Artes, Intercessão, Oração por Cura e Libertação, Comunicação Social, Formação, Ministério para Crianças, Promoção Humana e Ministério para as Famílias, onde cada Workshop repassou todo o direcionamento do ENF para cada Ministério.

A noite seguiu com mais uma pregação de Antônio Carlos onde falou sobre o pecado, levando a todos compreender que nosso corpo é templo do Espírito Santo e sobre a importância do sacramento da confissão.

O domingo, 25, iniciou com a pregação do tema “Pentecostes perene” onde Carlão falou que o fogo representa Pentecostes. “Deus quer nos purificar pelo fogo para sermos povo de Deus”. Carlão seguiu falando sobre a importância de exercitar os carismas e que carismático sem fogo não é carismático.

Após a pregação, houve um grande momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e um grande momento de oração onde todos os Decanatos da Diocese se uniram em um só coração clamando por um novo Pentecostes.

O EDF 2018 encerrou com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Assessor Eclesial da RCC, Padre Moacir Silveira, concelebrada pelo Padre Émerson Detoni, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

O encontro aconteceu na sede da Universidade Paranaense(UNIPAR), sábado, e no domingo encerrou-se na Capela Santa Catarina.

+Clique aqui para assistir as entrevistas

+Clique aqui para assistir as pregações

+Clique aqui para ver as fotos