RENASEM PR 2018: a União que conduz à Vitória

A Diocese de União da Vitória acolheu o RENASEM Paraná 2018. Entre os dias 09 e 13 de julho, estivemos reunidos em 65 seminaristas de várias dioceses do estado para o retiro promovido pelo Ministério para Seminaristas da RCC.

De muitas maneiras o Senhor nos conduziu para ali estarmos unidos a Ele e entre nós. A moção para o encontro plasmou cada momento experimentado e transitou pelas vias do coração: “Somente pela união se alcançará a Vitória”. A começar pela escolha da cidade sede, União da Vitória, local para onde o Espírito nos conduziu, onde Ele nos falou ao coração.

 

 

“Voltai ao Primeiro Amor”

O pregador do retiro foi o Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, CMES, que com suas pregações inflamadas de amor, firmeza e misericórdia fez-se “voz de Deus” para cada seminarista presente. “Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum” – Me consumo de zelo pela causa do Senhor Deus Exércitos (I Rs 19,10), à imitação do profeta Elias, o Frei Gilson, CMES, levou consigo a todos para ouvir a voz do Senhor que prometeu que passaria sobre o monte para falar e reinflamar os corações na volta ao primeiro Amor!

É pela união com o Senhor, que infunde seu Espírito nos corações, alimentando com a seiva da vida, que é possível retornar àquele Amor que transforma, converte e chama à uma vida de doação e entrega.

 

 

“Permanecei no meu Amor”

Junto às pregações, foi marcante no RENASEM a vivência sacramental, seja na Santa Missa ou no sacramento da Reconciliação. Além disso, a oração da Liturgia das Horas e os demais momentos de oração, louvor e adoração nutriram-nos com os dons que o Senhor derrama abundante sobre aqueles que se aproximam Dele, como rio de água viva.

A moção de unidade do retiro foi perpassada pela promessa e pedido do Senhor: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.” (Jo 15,4). A identidade visual do retiro seguiu esta moção, ao apresentar no seu centro a figura da Araucária, que além de símbolo do Paraná representa Cristo, o tronco no qual estão enxertados os ramos e o qual alimenta-os com a seiva que os possibilita produzir frutos.

 

“Vós sois meus amigos”

Pregação, oração, encontro e celebração marcam os RENASEM. Se unidos ao Senhor pelo amor, todos unem-se com mais estreiteza entre si, por isso, é fundante e marcante também no retiro o encontro entre os irmãos seminaristas e a celebração da alegria pelo chamado à vida sacerdotal. A primazia e centralidade deste encontro é Cristo. Ele mesmo chama os seus de amigos e quer que se amem e vivam fraternalmente.

No Senhor e pelo Senhor reunimo-nos, a um só coração queremos sonhar os sonhos de Deus e este Amor experimentado impele-nos a testemunha-lo e vive-lo no dia a dia, nas casas de formação, nas faculdades e nas atividades pastorais e missionárias.

Além do estar entre os seminaristas do estado, o retiro possibilita a união com os seminaristas do Brasil que também participam dos outros RENASEM estaduais e de tantos que se unem em oração, quando não fisicamente. A amizade com o Senhor também se manifesta, dentre tantas formas, no apoio dado pelos outros ministérios e membros da RCC, expresso pela presença no retiro da Coordenadora Estadual, Maria Ivone, e da Coordenadora de União da Vitória, Ivone, e também pelas mensagens enviadas pela Kátia, presidente do Conselho Nacional, e por Dom Alberto Taveira, Assessor Nacional da RCC.

 

 

 

“Cada comunidade uma nova vocação”

O RENASEM é tempo de forte vivência eclesial. Por isso, alegrou-nos a presença de Dom Celso Marchiori, bispo de São José dos Pinhais e Assessor Eclesiástico da RCC PR. Com seu pastoreio e palavras, Dom Celso fez-nos ver a importância do estar com a Igreja, na obediência e no amor. O trabalho do Ministério para Seminaristas se dá em prol de vocações para esta Igreja que tanto amamos. E o retiro é lugar de renovar os propósitos, é oásis de refrigério da alma e montanha para ouvir a brisa do Senhor que passa… tudo isso para fortalecer um chamado que impele a servir a amar a todos, acolher e estar disponível para a Igreja inteira, na sua multiplicidade de dons e carismas.

Desta maneira, nas pregações e demais momentos do RENASEM, unimo-nos mais estreitamente à Igreja do Paraná para rezar pelas vocações e renovar nosso compromisso como discípulos-missionários para anunciar a Cristo e despertar novos operários para a messe. Unidos aos nossos pastores pedimos ao Senhor que em nossas comunidades sejam suscitados vocacionados para trabalhar na vinha do Senhor.

 

 

“Jubilosos, avancemos para a Batalha”

Comunhão, alegria, luta de fé! A isso o RENASEM nos conduz. Todos, unidos pelo chamado, queremos ser sacerdotes segundo o coração de Jesus, sacerdotes santos, não obstantes às nossas fraquezas e misérias. Conforme vamos avançando na experiência do Amor e na dinâmica formativa, nos conhecemos mais, conhecemos mais nosso Senhor e a sua graça vai superabundando, nos transformando e configurando a Ele.

E é esse convite, que juntamente com a RCC Brasil, novamente recebemos: “Eis que estou à porta e bato” (Ap 3,20a). Com um brado de fé abrimos as portas do coração, e o Senhor fez refeição conosco e nos alimentou com o “Pão dos Peregrinos”.

Abrir as portas a Cristo é unir-se a Ele! Só assim, foi e é possível viver a moção que recebemos: “Somente pela união se alcançará a Vitória”. Moção esta que foi conduzindo o conselho à escolha da sede do RENASEM PR 2019: Diocese de Jacarezinho. Com constantes apelos de sair e avançar, de caminhar rumo à batalha, a diocese que traz como padroeira a Virgem Imaculada e abriga o Santuário de São Miguel Arcanjo foi eleita para sediar nosso retiro no Ano Jubilar da RCC Brasil.

Neste itinerário de fé, que nos levará à Jacarezinho, somos convidados a nos unirmos com a RCC Nacional para celebrar o Jubileu de Ouro, no ENF que será realizado em janeiro de 2019, na Canção Nova. O próprio RENASEM Nacional será realizado no ENF, como sinal de comunhão e de júbilo, por fazermos parte de tão grande história de amor.

 

 

“RENASEM todos os dias”

Estamos desde agora nos preparando para nosso próximo RENASEM PR. O Senhor nos exortou que devemos permanecer unidos a Ele e uns aos outros para alcançar a Vitória. Vitória que é certa para os que permanecem no Amor. Resta-nos perseverar nas batalhas diárias, confiar Naquele que nos amou primeiro, pois o RENASEM não é apenas um momento do ano… RENASEM é todos os dias, quando continua ressoando e se renovando o Amor nos corações no ordinário do cotidiano, na busca constante de estar em comunhão com o Senhor.

Ouvimos e cantamos tantas vezes durante nosso retiro a canção do nosso pregador, Frei Gilson, CMES: “Eu seguirei, eu irei aonde fores Senhor! A tua graça me basta, teu amor me sustenta”. Que esta oração se torne fecunda em cada dia que se segue ao nosso RENASEM. Aos seminaristas pedimos que permaneçamos arraigados no Senhor e atentos à sua voz. A todos os demais que nos acompanham e rezam por nossas vocações, pedimos que se unam ainda mais a nós no Amor e na oração. Dessa maneira, unidos, seguiremos rumo à Vitória e “Jubilosos, avancemos para a batalha!”

 

Lucas Marciel da Silva

Assessor de Comunicação do Ministério para Seminaristas PR

Seminarista de Teologia – Diocese de Foz do Iguaçu

 

Confira mais fotos do RENASEM PR e outras informações sobre o Ministério para Seminaristas na página do Facebook ou perfil do Instagram: RENASEMPARANA