Diocese de Palmas-Francisco Beltrão promove Formatura do Módulo Básico da Escola Permanente de Formação

No último domingo, 02 de dezembro, aconteceu em Francisco Beltrão, na Casa de Formação Divino Mestre, a Formatura da turma 2018 do Módulo Básico da Escola Permanente de Formação. Estiveram presentes cerca de 250 novos servos que, ao longo deste ano, passaram por várias etapas da formação para então concluírem o Módulo Básico e receberem seu certificado.

O encontro iniciou logo pela manhã com a Santa Missa presidida pelo Padre Emerson Detoni, celebrando o Primeiro Domingo do Advento.

Em seguida, o Coordenador Diocesano da RCC, Anderson Zuconelli, conduziu um grande momento de Louvor e oração, enfatizando que “precisamos muito de oração. Quando estamos fracos, desanimados, deprimidos, é o Senhor quem devemos buscar.”

Na sequência, Juliane Casagrande e Nilda Alencar, fizeram um resumo de todo o Processo Formativo da RCC, desde a fase querigmática que consistiu no Seminário de Vida no Espírito Santo, Retiro de Experiência de Oração, Aprofundamento de Dons e a Perseverança, que é uma formação continuada de cada Grupo de Oração. Juliane e Nilda retomaram os principais assuntos de cada apostila do Módulo Básico, sendo eles: Identidade da RCC, Carismas, Grupo de Oração, Retiro de Formação Humana (“encontro com Deus, encontro comigo mesmo e encontro com os outros”, a Oração na Vida Cristã, Santidade, Doutrina Social e Igreja. Nilda concluiu afirmando que todo servo deve saber que “Núcleo de serviço, Reunião de Oração e Perseverança, formam um Grupo de Oração. São 03 momentos distintos mas que se complementam e formam assim toda a estrutura do Grupo de Oração.”

Logo após, Anderson ministrou a pregação nos levando a palavra de São Paulo que diz “não vos falta dom algum.” Lembrou a passagem de Marcos 3, 13 explicando que “o Senhor chama quem Ele quer”. Salientou ainda que “nosso povo é o grupo de oração. Nosso chamado é estar com Jesus. Não podemos servir se não estivermos na companhia do Senhor. Quando Deus manda, devemos obedecer”. Nos deixou quatro lições que todo servo precisa observar: adesão total a Jesus, tê-lo como único mestre, negar a si mesmo e carregar a cruz. “Todo servo foi chamado para cumprir uma missão. É comprometimento. Deve ser médico de almas”. 

Na sequência, Dayane Dal Vesco, Coordenadora Estadual do MUR, falou sobre a Charis, que é um novo serviço Internacional. Em 2015 o Papa Francisco fez um apelo para que não existissem mais 02 serviços para falar da Renovação Carismática Católica, mas que esses dois serviços,  ICCRS (Serviço Mundial da RCC) e a Fraternidade Católica Internacional se unissem. A partir disso então,  surgiu a CHARIS. Dayane também comentou sobre o serviço dentro do grupo de oração: “Devemos discernir em qual ministério servir, e servir nisso. Dar espaço, lugar ao irmão. Ser carismático na essência”.

Encerrando a manhã, foram apresentados todos os ministérios dentro da RCC, que passam a chamar-se de serviço. São 15 ministérios no total, sendo que os mais conhecidos são 12.

Fernando Brizola, novo Coordenador do Serviço de Formação, iniciou falando sobre o serviço de Formação, destacando que os formadores são “Guardiões da Identidade da RCC. Guardiões da mensagem do Senhor. Esse serviço é destinado para quem gosta de ensinar os outros, gosta de ler, estudar e exercer a misericórdia para com o outro. É obra de caridade para o próximo”.

Em seguida, Valdecir de Moura Mattos, coordenador do Serviço de Fé e Política, falou sobre o serviço de Fé e Política, que estuda a Doutrina Social da Igreja, questões filosóficas e também trabalha a evangelização em todos os meios públicos. “Fé, espiritualidade, povo e Pátria caminham juntos”, explicou Valdecir.

A parte da tarde, iniciou com um grande momento de animação e louvor, conduzido Anderson Zuconelli. Continuando com os serviços dentro da RCC, o coordenador do Ministério de Comunicação Social, Elizeu Salla, falou sobre esse serviço dentro dos Grupos de Oração: “Ser comunicador é propagar a Cultura de Pentecoste através dos meios de comunicação e fazer como o anjo Gabriel.  O Anjo Gabriel foi um grande comunicador da graça, o mensageiro de Deus, anunciou a Maria o nascimento de Jesus. Servir nesse ministério não é apenas tirar fotos, mas ser criativo e utilizar de todos os meios para que a palavra de Deus chegue a quem não possa se fazer presente para participar. É ajudar na acolhida, no grupo de Perseverança, passar os recados no final da reunião de oração, nos grupos de Whatsapp e demais redes sociais. Inúmeros são os trabalhos feitos por esse serviço. O que acontece é que, muitas vezes, as pessoas não dão o devido valor a esse serviço”.

Elizeu também falou sobre o Serviço de Música e Artes: “é levar a palavra de Deus através do canto, da dança, dos gestos. Quem faz parte desse serviço é responsável por preparar o ambiente para o Batismo no Espírito Santo. As pessoas as vezes chegam em nosso Grupo de Oração tristes, machucadas, desanimadas e, muitas vezes, uma simples música de acolhida, de animação, liberta essas pessoas e as fazem se alegrar o Senhor e serem amadas por esse Deus”.

Na sequência, Dayane Dal Vesco apresentou o Serviço para os Jovens, que consiste no MJ(Ministério Jovem) e GOJ(Grupo de Oração Jovem) e também apresentou o Serviço das Universidades Renovadas, que é formada por acadêmicos, servidores, professores, que fazem a evangelização escolar com ardor missionário. Dentro desse serviço, tem o GOU (Grupo de Oração Universitário), GPP (Grupo de Partilha e Perseverança), que é o estudo dirigido de algum tema escolhido e o GOES (Grupo de Oração Escolar), que acontece nas escolas.

Dayane ainda falou obre o Serviço para as Famílias, onde a evangelização acontece de porta em porta, visitando as famílias, acolhendo e evangelizando.

Após, Caroline Schlappkolh, coordenadora do Serviço para as Crianças e do Adolescentes, explicou sobre esse serviço dentro do GO: “O Serviço para as Crianças e Adolescentes, conhecido em muitos lugares como o Cantinho da Criança ou Grupinho de Oração Infantil, acontece em paralelo à Reunião de Oração. Consiste na evangelização para crianças através da Palavra de Deus, de forma dinâmica para atrair as crianças, onde se aprende a louvar, ser grato e escutar as primeiras pregações de Jesus”.

Caroline também falou sobre o Serviço da Promoção Humana: “Esse serviço promove o amor, o cuidado. Devem ter um olhar ampliado para as necessidades das pessoas que frequentam o Grupo de Oração”.

Em seguida, Anderson Zuconelli falou sobre o Serviço de Oração por de Cura e Libertação: “é um serviço prestado no Grupo de Oração, que visa orientar os participantes a buscar a Cura e Libertação para si e para os seus, em Jesus, através da oração aos irmãos. Tem por objetivo reacender a fé no coração de todos. Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre estará realizando seus milagres e derramando suas graças em cada um. Os servos desse serviço, durante os atendimentos aos irmãos, tem como função: acolher, ouvir, orar, aconselhar e incentivar”.

Anderson também falou sobre o Serviço de Intercessão: “é um serviço para resguardar o Grupo de Oração. A Intercessão sustenta a Renovação Carismática Católica, o Grupo de Oração, os ministérios, os servos… Esse serviço assume a responsabilidade de ser o alicerce do movimento, sustentando-o pela oração contínua e fervorosa”.

Anderson finalizou falando sobre o Serviço de Pregação, para quem pretende servir nesse ministério, “deve ter o desejo de anunciar Jesus, anunciar com coragem, ser profeta, pregar com amor. O pregador precisa ter vida de oração contínua, ter comunhão com Deus, pregar por amor a Jesus e salvação das almas”.

Na sequência, ocorreu um momento de oração e escuta profética, de oração pelos irmãos que ainda não discerniram ou não descobriram em qual ministério servir.

Finalizando, os coordenadores de cada Decanato receberam o certificado do Módulo Básico da Escola Permanente de Formação, representando cada servo que concluiu o módulo.

Em paralelo com a Formatura do Módulo Básico, aconteceu a Formatura da Formação de Formadores onde 21 novos Formadores concluíram nesse ano de 2018, as 03 etapas da Formação de Formadores.

+Clique aqui e confira todas as fotos