Paraná marca presença na ENACOM – Escola Nacional de Comunicação 2019

De 13 a 18 de janeiro, aconteceu na Faculdade Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, a Escola Nacional de Comunicação, ENACOM. Cinco servos do Ministério de Comunicação Social do Paraná estiveram participando da semana de formação, vindos das (arqui) dioceses de Umuarama, Maringá, Jacarezinho e Londrina.

A escola teve início com a presença de Kátia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional, que exaltou a importância do ministério dentro do movimento, refletindo sobre Is 52. Também ressaltou sobre o cuidado que o comunicador deve ter nas redes sociais, pois é um representante da RCC.

Na parte teórica, foram abordados temas como “A comunicação no contexto atual e história da comunicação na Igreja Católica”. O pregador João Claudio falou sobre o Espírito Santo na vida da Igreja, inculturação do Evangelho e pós modernidade. Na parte prática, aconteceram oficinas de áudio, edição, fotos, produção de vídeos, podcast e storytelling. Foi abordado também a importância das funções de linguagem e estratégias de marketing em redes sociais. Os participantes visitaram os estúdios de TV, rádio e plataformas da web da Canção Nova e TV Aparecida. Além da formação, foram celebradas Missas diariamente.

Para Adriano Martins, coordenador arquidiocesano do MCS de Londrina, a ENACOM foi uma semana de muitos aprendizados, um divisor de águas na formação e uma visão mais profunda da comunicação na RCC.