Cascavel recebe lideranças de todo país em Encontro Estadual para Jovens e Famílias

No ano em que a Renovação Carismática Católica do Brasil comemora o seu Jubileu de Ouro, Cascavel, no oeste do Paraná, é palco, neste feriado prolongado, do Encontro Estadual para Jovens e Famílias.

Neste ano de 2019, a coordenação estadual em consonância com o Núcleo Nacional, pensou em um formato inovador, diferente de tudo já proposto para o evento.

De acordo com a Presidente do Conselho Estadual da RCC PR, Maria Ivone, unir famílias e jovens, mostra a força do povo católico.
“Meu coração exulta de alegria, pois eu vejo a juventude e as famílias unidas e isso é tudo que uma nação precisa. É tudo que o mundo precisa: ver a força da juventude e que as famílias são o nosso maior tesouro”, relata Maria Ivone.

O maior anseio do Povo de Deus é ser Santo, assim como o Pai que está no Céu é Santo. Para Aline Silveira, coordenadora Estadual do Ministério Jovem, a unidade dos dois Ministérios, irá auxiliar na formação de novos Santos da Igreja.
“Depois de um tempo de reflexão nós entedemos que estes dois ministérios precisam caminhar juntos, para que os jovens e as famílias sejam Santos”, afirma Aline.

A expectativa é de 1.500 pessoas reunidas no evento, que grandes vertentes: a formação humana, de vida, de serviço e de conhecimento próprio e das Coisas Divinas.

Para Marcio Ribeiro, Coordenador da RCC da Arquidioce de Cascavel é um orgulho receber um evento tão grandioso que irá reavivar o Povo de Deus.

“Cascavel é uma cidade muito acolhedora e ser escolhida para abrigar esse evento mostra a grandeza do nosso povo. Aqui está presente a alegria, os dons e toda capacidade de uma juventude que vai deixar a cidade ainda mais ungida com o fogo do Espírito Santo”, diz Marcio.

Temas ligados a juventude a família estarão presentes! Para os coordenadores estaduais do Ministério para as Famílias, Luiz Cezar Silverio e Beatriz Silverio, em um momento em que as famílias são tão atacadas receber um encontro como esse é uma benção.

“É um momento único em que se unem jovens e famílias em uma espiritualidade profunda. Como diz o Papa: ‘a família é a base da sociedade’ e se vemos que ela não vai bem é sinal que precisamos investir nos jovens e nas famílias. Por isso o amor familiar será o tema principal do encontro”, detalham.

Para realizar um evento tão grandioso é preciso calma, paciência, disponibilidade e claro o principal: muita oração! São mais de 160 servos, que doaram suas vidas por um ano para deixar o evento impecável e conforme a Vontade de Deus.

“Estamos nos preparando desde o início do ano para recebermos todas as arquidioceses! São muitos preparativos e hoje nosso coração está em festa em ver que tudo deu certo e ter a certeza de que esse encontro será um divisor de águas em nossas vidas”, confessa Monique Ruivo, coordenadora do Ministério Jovem da Arquidiocese de Cascavel.

A chegada das Relíquias representando as Dioceses e a Santa Missa marcou a abertura do evento que começou nesta sexta-feira (15) e segue até domingo (17), no Centro Universitário FAG. Na programação há palestras, formações, louvor e adoração.