Encontro Estadual de Jovens e Famílias reúne 1,5 mil pessoas durante fim de semana prolongado

Pelo primeiro ano, formato inovador foi utilizado no evento

Em três dias, 1,5 mil pessoas estiveram unidas em adoração, louvor, aprendizado e muita espiritualidade, no Encontro Estadual de Jovens e Famílias, que aconteceu em Cascavel, no oeste do Paraná.

No ano em que a Renovação Carismática Católica do Brasil comemora o seu Jubileu de Ouro, durante o feriado prolongado, de 15 a 17 de novembro, jovens e famílias vivenciaram o modelo inovador proposto pelo Encontro.

Unir os dois Ministérios em um Encontro Estadual neste ano de 2019, foi um sonho que surgiu no coração da Coordenação Estadual que em consonância com o Núcleo Nacional, realizando algo totalmente diferente de tudo já proposto para o evento.

“É uma sensação de dever cumprido! Foi algo novo, mas que esteve em consonância com o que o nosso movimento pede, que é a ministerialidade orgânica”, revela Aline Silveira, Coordenadora Estadual do Ministério Jovem.

De acordo com a Presidente do Conselho Estadual da RCC PR, Maria Ivone, essa união entre famílias e jovens, mostra a força que o povo católico tem.

“Ver a juventude e as famílias unidas é tudo que uma nação precisa. É tudo que o mundo precisa: ver a força da juventude e que as famílias são o nosso maior tesouro”, relata Maria Ivone.

Temas ligados a juventude e a família foram trabalhados durante o evento. Os coordenadores estaduais do Ministério para as Famílias, Luiz Cezar Silverio e Beatriz Silverio, relataram a importância do evento para a nossa sociedade! Pois em um momento em que as famílias são tão atacadas receber um encontro como esse é uma benção.

“É um momento único em que se unem jovens e famílias em uma espiritualidade profunda. Como diz o Papa: ‘a família é a base da sociedade’ e se vemos que ela não vai bem é sinal que precisamos investir nos jovens e nas famílias. Por isso o amor familiar foi o tema principal do encontro”, detalham.

O maior anseio do Povo de Deus é ser Santo, assim como o Pai que está no Céu é Santo. Para Marcio Ribeiro, Coordenador da RCC da Arquidiocese de Cascavel, é preciso realizar encontros como esse para preparar a juventude.

“Os jovens têm sede de transformação social e familiar e encontram na fé uma força interior muito grande, que vai somar com o trabalho, a diversão… E com isso fazer uma transformação muito grande! E aqui eles tiveram a ESPERANÇA renovada para voltarem pra suas casas e serem agentes de transformação”, diz Marcio.

Neste ano tivemos 1,5 mil pessoas no evento, que contou com a estrutura do Centro Universitário FAG e de toda arquidiocese de Cascavel. Mais de 200 pessoas, entre servos, voluntários e famílias acolhedoras, fizeram com que o Encontro acontecesse.

“Para Cascavel fica esse legado! Valeu a pena acreditar no que nos foi proposto. A cidade acolheu de braços abertos o que mostrou a grandeza do nosso povo”, diz Marcio.

Neste ano o evento reuniu líderes ou possíveis lideranças para assumir a missão de evangelizadores do Reino de Deus. O sonho para o próximo Encontro é que mais corações sejam atingidos.

“Se o primeiro encontro no modelo de união entre jovens e famílias foi uma benção a promessa é que os próximos sejam ainda melhores! A expectativa é que a cada ano mais jovens e mais famílias sejam atingidas”, sonha Aline.

O evento foi uma benção e contou com muitas pessoas incríveis que usaram seus dons para nos tocarmos e santificar nossas almas.

Como pregadores tivemos: João Claudio Rufino, coordenador da Comissão de Reflexão Teológica da RCC Brasil; Maria Ivone Ferreira Ranieri, Presidente do Conselho Estadual da RCC PR; Aline Silveira, coordenadora Estadual do MJ (Ministério Jovem); Padre Alex Cordeiro, suporte eclesiático do MJ RCC BR; Osvaldo Carvalho, coordenador do MJ na diocese de Palmas-Francisco Beltrão; Valdo Landim e Sandra da Silva, coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias; Daniele Almeida, coordenadora nacional do MJ; Ana Paula Fogaça, coordenadora do MJ na arquidiocese de Curitiba; Fernando Chesco, coordenador estadual da Comissão de Missão; Gustavo Escobozo e Erica Oliveira, membros da equipe de serviço estadual do MJ.

Tivemos todos os dias Missas celebradas com muito fervor, por Dom Mauro, arcebispo de Cascavel, Padre Beto Vieira, coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote, e Padre Alex Cordeiro.

A programação também foi contemplada com apresentações artísticas, “Pit Stops” com pequenas pregações durante os intervalos e um show maravilhoso com o cantor católico Davidson Silva, que mexeu com corações e fez todos cantarem juntos.

No encerramento do Encontro foi realizado um profundo momento de adoração com todos os participantes e na sequência o evento foi selado com a Santa Missa, presidida pelo Padre Beto Vieira.

A missão que os dois ministérios devem assumir a partir de agora é vivenciar a identidade de filhos amados de Deus e batizados no fogo do Espírito Santo no dia-a-dia, sem temer as mentiras do mundo!

A profecia de Deus para nosso povo é que seremos como Pedro, por onde passarmos iremos converter pessoas e sermos testemunhos vivos do Nosso Senhor Jesus Cristo.