Pregar para Resgatar a Identidade

A Renovação Carismática Católica do Brasil, nesse triênio de 2020-2022, sob a presidência de nosso irmão Vinícius Simões, vive a moção: Resgatar, Guardar e Propagar a Identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Seguindo esta inspiração profética, que vem do coração do Senhor para toda a RCCBRASIL, refletimos neste breve texto sobre estes três verbos, com o olhar voltado para o Ministério de Pregação.

Em princípio, entendamos o que seria PREGAR PARA RESGATAR! Toda pregação tem um propósito e na Igreja esta meta é levar as pessoas a Cristo, resgatá-las das mãos do opressor! Também a pregação pode ter o objetivo de resgatar aspectos próprios de um determinado grupo ou movimento que por ventura tenha se afastado de seu carisma inicial. O Papa Francisco, em homilia no dia 25 de abril de 2013, na Casa Santa Marta, nos exortou: “a Igreja vai avante com esta pregação a todos, em todo o mundo. Mas não avança sozinha, mas com Jesus. O Senhor trabalha com todos os que pregam o Evangelho. Esta é a magnanimidade que os cristãos têm que ter.” A grandeza da Graça de pregar está em resgatar para o Senhor os que estão perdidos, seja da presença de Deus em sua vida, seja de sua identidade. Pregar para resgatar… Eis nossa missão!

No contexto de resgate da identidade, pregar para que, os que nos ouvirem, retornem ao carisma original, como nos solicita o Doc. de Aparecida 311. Pregar para resgatar em todo povo carismático uma volta efetiva às nossas raízes fundantes da RCC (Batismo no Espírito Santo com todas as suas consequências), para que todos retornemos ao primeiro amor!

Pregar para que todos aprendamos a focar no essencial e desvincularmos nossa pregação de tudo o que é desnecessário, de tudo que caracteriza o pregador como pessoa que busca vanglórias pessoais e o descaracteriza como pregador da Palavra. Pregar para que os Grupos de Oração sejam o que foram chamados a ser: Um Cenáculo de amor nos dias de hoje!

Pregar para que sejamos “rosto” e “memória” de Pentecostes (como nos pediu o querido São João Paulo II em 1998), vivendo diariamente a amizade com a Pessoa do Espírito Santo!

Visando pregar para resgatar os que estão longe de Deus, a pregação deve ser carregada de amor e misericórdia, pois o Senhor quer a todos, sem distinção. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco exorta aos afastados: “Eu gostaria de dizer àqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes: o Senhor também te chama para seres parte de seu povo, e o faz com grande respeito e amor! (EG113)

Proferindo sua homilia na Casa de Santa Marta, na sexta-feira, dia 13de dezembro de 2013, o Papa Francisco exorta-nos a pregar, pois ainda temos muitos cristãos necessitados de um resgate, nos dizendo: “Estes cristãos que são fechados, são enjaulados, estes cristãos tristes… não são livres. Por quê? Porque têm medo da liberdade do Espírito Santo, que vem transmitida na pregação.”

Se para resgatar, muitas vezes é necessário dar a vida, como em uma grande guerra, CONCLAMO a todos os pregadores da RCC do Brasil a doarmos nossas vidas, a PREGARMOS com desassombro para RESGATAR muitas almas! As que já estão inseridas talvez necessitem reencontrarem-se com sua identidade fundante! As que estiverem longe de Deus ou, as que ainda não O encontraram, tenham uma forte experiência com a santa presença do Senhor em suas vidas! Entenderam nossa responsabilidade?

Leandro Rabello
Coordenador Nacional do Ministério de Pregação da RCCBRASIL

Via: www.rccbrasil.org.br