REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO – ABRIL/2020

Confira a carta 02/2020 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pelo presidente do Conselho Nacional da RCC, Vinicius Simões. Bimestralmente, as cartas do presidente apresentam partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização realizado pelo Movimento. Na carta de março e abril, Vinicius partilha  sobre a abertura do nosso coração para uma vida no Espírito e que é necessário que sejamos carismáticos todos os dias e não só em dias de Grupo de Oração.

CARTA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

A vida no Espírito para resgatar a identidade

Doc. 02/2020

Rio de Janeiro, 04 de março de 2020.

Caríssimos irmãos e irmãs, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Durante todo o ano de 2020 o Senhor nos convida a mergulhar na Palavra de Romanos 12,2: Transformai-vos pela renovação do vosso espírito. É, pois, pela
renovação protagonizada pelo Espírito Santo em nosso interior que vamos sendo transformados dia após dia, vamos nos conformando a Cristo, vamos produzindo frutos espirituais, tornando-nos assim fermento na massa, sal da terra e luz do mundo.

Entretanto, esta renovação é diretamente proporcional à abertura que damos à ação do Espírito. Portanto, cada um de nós precisa se perguntar: até que ponto estou deixando que o Espírito Santo aja em mim? Eu estou sendo dócil e aberto à renovação que o Espírito Santo quer realizar em minha vida? O Espírito Santo tem tido liberdade de ação em todas as áreas da minha vida ou em apenas algumas? Sim, porque Deus é poderoso, mas respeita o nosso livre arbítrio.

Com efeito, o batismo no Espírito Santo é como uma porta que deve nos introduzir numa espécie de “sala maior”, a vida no Espírito, isto é, uma vida continuamente trabalhada, lapidada, santificada, dirigida pelo Espírito Santo. Deus nos dá o Espírito Santo para que possamos corresponder ao Seu plano de amor para nós! Deus nos dá o Espírito para que sejamos santos, pois esta é a Sua vontade a nosso respeito (cf. I Ts. 4,3), e para que sejamos testemunhas neste mundo (At. 1,8). Portanto, o Espírito Santo quer renovar todas as áreas do nosso interior: a nossa mentalidade, isto é, a nossa forma de internalizar, pensar, enxergar, processar e julgar (as coisas e as pessoas); os nossos sentimentos; as nossas ações (palavras, olhar, gestos, postura), as nossas emoções, fazendo de nós discípulos-missionários de Jesus Cristo. Deixemo-nos, pois, conduzir pelo Espírito de Deus (cf. Gl. 5, 16a).

Esta renovação do nosso espírito passa também pelo resgate! Como muitos sabem, também em 2020 somos chamados a resgatar a Identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Não se trata de uma moção generalista, alheia à vida de cada um de nós. Não! A Identidade da RCC deve ser resgatada na vida de cada
“carismático”! Somos chamados a voltar ao 1º amor, voltar à intimidade com o Senhor para sermos verdadeiramente Seus amigos, retomar a leitura da Palavra de Deus, resgatar práticas espirituais que talvez tenham ficado para trás em nossa caminhada, retomar a vigilância pessoal para agradar a Deus, nutrir em nós tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, justo, puro, amável, de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável (cf. Fl. 4, 8).

Neste retorno ao 1º amor, a Escritura nos apresenta algumas ações concretas: “Lembrate, pois, donde caíste; arrepende-te e retorna às primeiras obras” (Ap. 2, 5a). Lembrar significa fazer um verdadeiro exame de consciência, refazer o caminho para verificar onde houve o desvio; arrepender-se denota contrição de coração, quebrantamento interior, reconhecimento da realidade a ser mudada; retornar requer decisão, retomada, firme propósito. Eis o trajeto que o Senhor nos propõe para esse resgate em nossa vida pessoal.

Resgatemos também a prática dos carismas em toda a nossa vida, isto é, que cada “carismático” seja, de fato, “carismático” durante os sete dias da semana e não somente no Grupo de Oração! Deixemos que os carismas integrem o nosso cotidiano.

Certamente o Senhor quer nos exortar, consolar e edificar através de Profecias pessoais, quer nos revelar aspectos de nossas vidas através de Palavras de Ciência, quer nos direcionar através de Palavras de Sabedoria, quer iluminar nossa razão e decisões através do Discernimento dos espíritos, quer nos edificar através do Dom das Línguas, quer nos curar…

Por isso, clamemos juntos: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.” Sim, queremos e precisamos ser sempre mais robustecidos do Espírito Santo para que possamos corresponder ao projeto do Pai!

Que Nossa Senhora de Pentecostes interceda continuamente por cada um de nós para que sejamos cada vez mais dóceis e abertos à ação poderosa do Espírito Santo!

Veni Sancte Spiritus!

Vinicius Rodrigues Simões

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

 

 _________________________________________________________________

 

REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO – ABRIL – 2020

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão – SNC do CHARIS;

5. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

6. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

7. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

8. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de grupo de oração;

9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

10. Pela casa de missão da RCCBRASIL no Marajó e pelos missionários e missionárias;

11. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

12. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

13. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

14. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Febre Amarela, Dengue, Zika e Cikungunya.

INTENÇÃO DO MÊS

▪Pelo fim da pandemia do Coronavirus em todos os países.