Formação de Ministérios

“Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem” (cf. I Tm 4,16). банки онлайн дебетовые карты

“A vocação e o compromisso de ser hoje discípulos missionários de Jesus Cristo, requerem clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades, a favor de todos os batizados, qualquer que seja a função que desenvolvem na Igreja” (Documento de Aparecida-276).

A RCC, na condição de Movimento Eclesial, compreende a necessidade de formar os seus membros participantes. Assim sendo, compreendemos também que aqueles que se dispõem livremente a colaborar como servos nesta corrente de graça, devem estar abertos aos ensinamentos do conteúdo da fé, sob pena de não conseguirem atingir com plena eficácia a missão para qual foram chamados.

“O apostolado não pode atingir eficácia plena, se não por meio da formação múltipla e integral” (AA 28). Assim sendoalém da formação espiritual, exige-se sólida instrução na doutrina.

O processo formativo na RCC, é composto por três etapas: Fase Querigmática(primeiro anuncio): A fase querigmática é o momento onde se tem o  primeiro contato com a RCC,  e nela se vive uma profunda experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo propiciada, principalmente, por:Seminário de Vida no Espírito Santo, Experiência de Oração e Aprofundamento de Dons.

Módulo Básico(catequese): Nesta etapa o participante passa a conhecer e aprofundar o conhecimento no movimento tendo em vista a sua identidade. É o momento em que lhe é oferecido um alimento sólido. Este processo é composto por 11 apostilas, entre elas três módulos de formação humana.

Formação Específica: é o momento em que o participante, depois de ter passado pela fase querigmática e o modulo básico, começa a discernir um serviço na RCC através dos seus respectivos Ministérios. Cada Ministério aplica a sua formação que tem como objetivo preparar a pessoa para o serviço na célula principal do movimento que é o Grupo de Oração.

Formação de Liderança:O líder é convocado pelo Senhor a ser sentinela, assumindo o seu posto com um coração sensível à voz de Deus, para assim cumprir o seu mandato. É chamado a ser zeloso, comprometido e entregue a vontade de Deus. Pensando na Liderança, além do processo formativo, a RCC oferece ainda uma formação direcionada aos coordenadores.

Muitos são também os livros e materiais de apoio ou subsídios para os diferentes Ministérios.

Visando tornar mais eficaz e objetiva a experiência de quem está acessando o conteúdo, cada ministério terá uma página específica para destacar os materiais formativos, bem como os materiais e cursos de apoio.

Para acessar conteúdo específico de cada Ministério, basta clicar sobre eles, abaixo:

Ministério de Comunicação Social

Ministério de Música e Artes

Coordenadores

Ministério para as Famílias

Ministério para Crianças e Adolescentes

Ministério de Pregação

Ministério Fé e Política

Ministério de Promoção Humana

Ministério de Formação

Ministério para Religiosas e Consagradas Celibatárias

Ministério de Intercessão

Ministério para Seminarista

Ministério Jovem

Ministério Universidades Renovadas

Ministério de Oração por Cura e Libertação