Pregação mariana, coroação de Nossa Senhora, e noite de louvor e adoração marcam o segundo dia de Congresso Estadual da RCC Paraná 2021

A última pregação deste sábado, 21, foi mariana. Katia Roldi Zavaris pregou sobre o tema “Olhou para sua pobre serva”.  получить займ без проверки ки

Proclamando o trecho do evangelho de Lc 1,48, Katia disse que o Magnífica é um relato da história da salvação da humanidade. Nele, Maria, aquela que foi escolhida por Deus para realizar um plano extraordinário, professa que acredita naquele louvor dos seus lábios. 

A pregadora explicou que o canto fala da pobreza de sua serva, uma pobreza no sentido de humildade, ou seja, Deus olhou para a humildade de Maria. Mas ainda há algo essencial nela para que Deus aja em sua vida com liberdade: ela tinha uma fé cuja confiança declarava verdadeiramente que Deus era o criador de todas as coisas, uma fé que testemunhava que, na sua família, Deus era Deus, foi educada na fé para que Deus ocupasse na sua vida o lugar mais importante. “Tendo Deus como o centro de sua vida, Deus olhou para Maria e viu que ali Ele poderia realizar o plano de salvação da humanidade.” Disse, acrescentando que a fé de Maria era uma fé firme. 

Katia também expôs a simplicidade de Maria, sendo essa qualidade, para Deus, sinônimo de grandeza interior, completamente o oposto do que é para o mundo. Essa simplicidade está ligada à humildade, já que Maria tem consciência de veio ao mundo para servir e não para ser servida. “A humildade é pré-requisito para o céu. É o oposto da soberba. Soberba não nos leva para o céu. A humildade faz com que a porta do céu seja completamente aberta para nós. Porque o coração humilde é realmente terra fértil para o Senhor trabalhar, para o Senhor santificar, para o Senhor moldar, e é isso que ele fez com Maria”, destacou.

“A criança estremeceu de alegria”, ao trazer o momento em que Maria se encontra com sua prima Isabel, a pregadora perguntou se a nossa presença tem enchido as pessoas com alegria ou de peso e de cobrança, dizendo que a alegria é fruto do Espírito Santo e mudava o ambiente espiritual por onde passava. 

Katia resgatou três palavras inspiradas pelo Conselho Estadual para o Congresso: PERMANECER, SIMPLICIDADE E FIDELIDADE NO SERVIR, demonstrando que essas três palavras são o rosto de Maria. 

Encerrou que Maria é importante para a vida de seus filhos porque ajuda a permanecerem fiéis como ela foi, mesmo diante de cruz: “Ela foi fiel e continua sendo fiel até o fim”.

 

 

Após a pregação, coordenadores (arqui) diocesanos entraram com os brasões de suas dioceses, saudando Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado do Paraná. Esse momento especial contou também com uma oração de consagração, conduzida pelo presidente do Conselho Estadual, Miguel Machinski J, e da coroação. 

 

 

Noite de Louvor e Adoração

A cantora católica Olívia Ferreira animou a noite de louvor e Padre Beto conduziu um momento de adoração, fechando, assim, com chave de ouro este segundo dia de Congresso.