Vinícius Simões prega no Congresso Estadual da RCC Paraná 2021

A tarde do segundo dia de Congresso Estadual, neste sábado, 21, teve início com um momento profundo de oração e seguiu com a pregação de Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, sobre o tema: “Guardar a alegria do chamado”. займ без отказа на карту мгновенно круглосуточно без проверок и звонков срочно

Vinícius falou que, desde o ventre, todos são chamados com títulos de honra pelo Senhor e que o maior título de honra que se pode receber é de “filho amado de Deus”. Ao pedir que cada um recordasse o seu primeiro chamado, explicou, com base no Catecismo da Igreja Católica, que o chamado de Deus é sempre pessoal. “Deus nos chama de forma pessoal para sermos testemunhas pessoais diante da humanidade.” Destacou e disse ainda que isso evoca uma responsabilidade pessoal diante de Deus: “Vamos responder pelos nossos sins, pelos nossos nãos e pelos nossos talvezes”.

O pregador continuou a explicação segundo o que a Igreja diz sobre o tema, afirmando ser um ato profundo de amor quando Deus chama pelo nome em alta voz: “O chamado de Deus é uma manifestação entranhada do amor d’Ele por cada um de nós que somos chamados”. Disse também que esse chamado é irrevogável, citando a passagem da cura do cego Bartimeu, o qual fora discípulo de Jesus, mas abandonou o grupo e ficou à beira do caminho. Ao perceber que Jesus estava passando, clamou. Jesus o curou de sua cegueira, mas, principalmente, fez com que o Bartimeu voltasse a ver a Sua face, a salvação, a alegria de caminhar com Ele.

Simões afirmou que o chamado de Deus é perfeito. Às vezes, o servo cai na tentação de que o Senhor poderia ter escolhido alguém melhor que ele, mas Deus não desilude com seus filhos, pois Ele nunca se iludiu e conhece suas limitações. “Deus nos chamou a viver junto com ele, a vivermos como homens e mulheres salvos, homens e mulheres resgatados pelo poder do Seu sangue. Deus nos chamou à santidade, a uma vida coerente com a palavra que Ele nos deu.” Disse, destacando que o Senhor envia o Espírito Santo santificar a cada um. 

 

Trazendo a pergunta do tema da pregação: “Como guardar a alegria do chamado?”, o presidente do Conselho Nacional deu quatro passos:

  1. Mantenha-se achegado ao Senhor, recostado no peito de Jesus. Mantenha-se discípulo do Senhor. “O primeiro chamado de Deus na minha vida é para que eu seja amigo d’Ele, um discípulo d’Ele.”
  2. Mantenha seus olhos fixos em Jesus. O medo, o desânimo e a discórdia são três ferramentas que o inimigo usa para destruir os filhos de Deus, por isso, o foco não pode ser outro que não seja Jesus. “Olhando para Jesus, a alegria logo vem.”
  3. Não faça de si uma imagem além do que se é. Mantenha a humildade e a modéstia. 
  4. Sirva ao Senhor com retidão de intenção, sem segundas intenções. Com o desejo de agradar a Deus. “A gente só é feliz quando está em um lugar onde Deus coloca.” 

 

Este primeiro momento da tarde encerrou com um vídeo de testemunhos de vários irmãos do estado do Paraná e com uma apresentação do ministério de artes ao som da música tema do Congresso.