Presidente do Conselho Estadual, Miguel Machinski Jr, prega no Congresso Estadual da RCC Paraná 2021

O último dia do Congresso Estadual teve início com o terço mariano, animação e oração, seguido pela pregação do Presidente do Conselho Estadual da RCC Paraná, Miguel Machinski Jr, que, neste domingo, 22, abordou o tema: “Sou teu servo, teu escolhido”. Ele comparou o tema do evento com o da pregação, sendo este uma resposta ao Senhor que chama.  займ онлайн мкк

Com a palavra de Is 43, 10-13, Miguel afirmou que este seria um congresso testemunhal, e que, por isso, Patti Mansfield foi convidada para contar sua experiência na sexta-feira, 21. Fez menção à palavra norteadora para a RCC Brasil, em 2021: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

O pregador também falou sobre o verbo escolher, presente no versículo 10, cuja definição é a predileção que se demonstra a algo ou alguém, uma preferência. Afirmou que o Senhor elege a todos para uma missão e que os servos da RCC são escolhidos para a missão de evangelizar com renovado ardor missionário, a partir do batismo no Espírito Santo: “Nós somos eleitos, somos escolhidos para fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O presidente do Conselho Estadual contou um pouco do seu testemunho, quando sentiu o impacto de Pentecostes na sua vida e abriu o coração para Deus, desejando viver a experiência que tantos irmãos viviam, buscando o sacramento da confissão e uma mudança total de vida, lembrando o que diz o texto de II Timóteo 2, sendo que o efeito daquele que foi batizado no Espírito Santo é a fuga do pecado. 

“Essa mudança de vida faz com que o coração se abra para entender que os planos não são mais nossos, mas do Senhor”, disse Miguel, recordando uma frase Dom Henrique Soares (1963 – 2020): “Eu gosto de repetir sempre, e sempre repetirei: crer não é compreender tudo. Crer é abandonar-se, é entregar-se, é caminhar como se já víssemos o invisível.”

Com base no Catecismo da Igreja Católica, número 2576, Miguel falou da importância de estar na presença do Senhor, assim como Moisés: “O Senhor tem saudade de falar conosco, de nos entretermos com ele. É com esse tipo de oração que o servo se mantém fiel na sua missão”. Também destacou a humildade de Moisés, assim como Maria, que deixou Deus se fazer grande na sua pequenez e obediência. 

O pregador reafirmou a importância da escuta da Palavra, abordada no sábado, durante a pregação de Ademir Humberto Rissi, dizendo que não se pode perdê-la de vista e deve ser diária: “A Palavra tem que ser estudada, tem que ser orada, tem que ser contemplada”.

Terminou falando sobre a ação do Espírito Santo que santifica, que promove uma mudança de vida, que faz a pessoa capaz de dar passos rumo à santidade, amando mais a Deus e aos irmãos. Trouxe a frase de São João Paulo II, que diz: “No nosso tempo, ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma aquela “cultura do Pentecostes”, a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos.” 

Neste tempo em que as pessoas estão desesperançadas, afirmou ser preciso fazer o Espírito Santo conhecido e amado, sendo esta a missão dos servos da RCC, escolhidos pelo Senhor. Questionou sobre qual seria a resposta de cada um e encerrou, dizendo: “O senhor tem muito a fazer por meio do nosso sim”.

Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional, conduziu uma oração por Miguel, que, durante eleição realizada no sábado, 21, foi reconduzido à coordenação do movimento no estado do Paraná, como presidente do Conselho Estadual no biênio 2022-2023. Em seguida, foram exibidos mais testemunhos de irmãos de diferentes dioceses, contando sua experiência com o batismo no Espírito Santo e a mudança que este fez em suas vidas.