Santa Missa de encerramento e envio do Congresso Estadual da RCC Paraná 2021

A Santa Missa de encerramento, neste domingo, 22, foi presidida por Padre José Roberto Vieira (Padre Beto), que, em sua homilia, revelou a “dureza” das palavras de Jesus no Evangelho (Jo 6, 60-69), destacando que “não existe cristianismo sem cruz, sem compromisso com o céu”. Disse ainda que Deus deseja dar um basta a toda mediocridade, a toda tentativa de servi-lo pela metade. займы впервые без процентов

A partir da primeira leitura, em que Josué reuniu todas as tribos de Israel, o sacerdote fez um comparativo com as dioceses reunidas no Congresso e exortou: “O senhor hoje te coloca contra a parede, não dá mais para a gente se contentar com o mais ou menos, nós somos a excelência da obra, fruto da criação, modelados pelas mãos do próprio criador”. Também disse que deve cair por terra toda mentira que, talvez um dia, tenha habitado o nosso coração, ao pensar que, por um momento, somos um erro. “Somos um acerto de Deus!”, afirmou.

Padre Beto refletiu sobre como é a vivência familiar, lembrando que, antes da pandemia, muitas famílias chegavam abraçadas à Santa Missa, mas, em casa, viviam pior do que “cães e gatos”. Na rua sorriam, fazendo parecer que tudo estava bem, mas, em casa, mostravam os dentes um para o outro. Hoje, o Senhor, em sua infinita sabedoria, permitiu uma situação em que todos usam máscara nas ruas, tirando ela apenas para os seus. Disse ainda que, ao estar com o microfone nas mãos, o servo é uma extensão do que ele é em casa e que ser santo é muito diferente de parecer santo.

“Só consegue se configurar ao Cristo, aquele que se permite configurar-se à pessoa do próprio Amor”, afirmou o padre, explicando sobre a importância de estar com Jesus, sobretudo na celebração eucarística.

Trazendo o texto da segunda leitura, em que Jesus compara Seu amor pela Igreja ao amor do marido pela esposa, disse que o mundo de hoje tem muito “mimimi”, que as pessoas olham para esse texto como um texto machista, mas esquecem da condição colocada por São Paulo, de que maridos devem amar as mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.

Também apontou um dos pontos em que o diabo tem feito festa: na indissolubilidade matrimonial. As pessoas têm medo de abraçar o que é para sempre, querem tudo o que é imediato. Questionou se, ao continuar nessa dinâmica do imediatismo, como as pessoas investirão no céu.

O sacerdote pediu atenção à vontade de Deus, transmitida pela Igreja, em seus documentos, e perguntou sobre quais palavras estão sendo acolhidas, quais palavras têm ditado aonde cada um tem que ir. Disse que, quando o barco está balançando, quando o terremoto está sacudindo, é preciso se manter firme, agarrando-se na rocha firme que é Jesus.

Padre Beto afirmou ser preciso voltar para Jesus, pois só Ele tem palavras de vida. Questionando sobre como está a vivência sacramental de cada um, pediu que seja colocado em dia o sacramento da confissão, e do matrimônio, nos casos em que precisa de regularização.

Por fim, encorajou as pessoas para que voltem a sentar-se ao banquete eucarístico, para, desde já, celebrar a vitória de alguém que é escolhido, chamado por Deus, não só nesta vida, mas para viver a eternidade com Ele, no céu. E destacou que os membros da Renovação Carismática Católica devem ser porta-vozes dessa verdade.

O Congresso Estadual da RCC Paraná 2021 encerrou com os agradecimentos, um vídeo com momentos especiais e a bênção solene de envio.

 

Nos encontramos nos Grupos de Oração. Vem, Espírito Santo!