Missa do segundo dia do ENF: “É preciso estar atento ao Espírito Santo, para ouvir as orientações do Senhor”

A missa do segundo dia do Encontro Nacional de Formação (ENF) 2022, foi realizada no Centro de Eventos Dom Hipólito de Moraes e presidida por Dom Derek John Christopher Byrne, Diocese de Primavera do Leste (MT). Também concelebraram inúmeros sacerdotes, assim como Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília e assessor eclesiástico da RCCBRASIL.

Dom Derek iniciou a homilia recordando um pouco sobre a história de Davi, que escolhido por Deus para ser Rei, passou por muitas dificuldades, mas obteve muitos sucessos também. “Na liturgia de hoje, encontramos o Davi arrependido, pois o profeta Natã o exorta que não era isso que o Senhor desejava. Por um breve momento, o rei quis fazer sua própria vontade e se esqueceu de tudo de bom que o Senhor havia feito e dito. Por isso é preciso estar atento ao Espírito Santo, para ouvir as orientações do Senhor”, exortou.

Segundo o bispo, todos caminhamos com nossas fraquezas e fragilidades, e Davi caminhou do mesmo modo, mas confiante no Senhor. “Por isso, Deus sempre coloca gente para nos incentivar, e devemos admitir que nós também precisamos ser ajudados. Devemos nos unir a Davi e viver a vida que Deus deseja para nós”, disse.

Dom Derek também contou uma breve experiência missionária que viveu no Quênia, onde na falta de luz, ele e seus colegas valorizaram muito aquela luz da lamparina que foi acesa. Com isto, ele entrou na mensagem central do evangelho: “não devemos esconder a luz que recebemos do Senhor, devemos levar aos outros. Tudo é graça de Deus e recebemos sem merecer, não podemos nos esquecer disso”, enfatizou.

Para concluir, o celebrante disse que o verdadeiro espírito de generosidade é prestar atenção nas necessidades dos nossos irmãos, é isso que deve ser feito. “Como cristão não podemos esquecer disso, de pedir ao Espírito Santo essa generosidade”, finalizou.

alt