Jesus nos mostra o reino de Deus através das parábolas

“O povo entendia da vida, e nas parábolas recebia a chave para abri-la e encontrar dentro da parábola os sinais e os apelos de Deus.” Palavras de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo de Lorena (SP) que, na noite de sexta feira (28) presidiu a Santa Missa no Encontro Nacional de Formação 2022 (ENF).

Dom Joaquim iniciou a homilia destacando a pedagogia de Jesus ao ensinar e evangelizar, utilizando dos artifícios de parábolas e de sua capacidade de observar a realidade do povo; ao comparar as coisas de Deus com as coisas da vida. O povo entendia da vida, e o anúncio do Reino de Deus pregado por Jesus através das parábolas se tornava a chave para o entendimento do povo aos apelos de Deus. O bispo deixou uma dica preciosa, ao dizer que “para evangelizar e ser um bom missionário, é preciso duas coisas: Estar por dentro da vida do povo e estar por dentro das coisas de Deus”. Por isso é necessário àqueles que conduzem o povo de Deus, sendo religiosos ou leigos à frente de uma missão, devem estar no meio povo, para compreender a vida e a realidade de cada uma das pessoas à luz da Palavra de Deus.

Neste aspecto do Evangelho do dia, que se destaca sobre a grandeza de Deus e a força da semente plantada, Dom Joaquim compara o Reino de Deus dizendo: “O agricultor não sabe como a semente tão pequena e frágil, cresce embaixo da terra desde seu nada até o fruto. Assim é o Reino de Deus, tem processos, etapas, prazos, nascimento; vai acontecendo até produzir o seu fruto no tempo marcado”.

O bispo destacou que a parábola deixa uma pergunta no ar, ao questionar quem são os passarinhos que fazem seus ninhos na árvore, do qual veio de uma semente. Para o bispo, o texto sugere que se trata dos pagãos que entraram na comunidade dos primeiros cristãos, e nela encontraram um acolhimento. “É preciso acolher bem, colocar-se no lugar do outro, sem julgamento, discriminações. Acolher a todos! Pois quem não é bem acolhido não volta mais na Igreja, não volta mais no grupo de oração”, exortou o bispo.

Para finalizar, Dom Joaquim despertou a todos com o envio à missão e a deixar de lado a timidez. E motivou, dizendo: “Vamos lançar a semente do Reino por meio de atos, palavras, pregações, diálogos, anúncios, meios de comunicação; agindo sempre com coerência de vida em todos os ambientes.”

O bispo também fez a recordação do santo do dia, Santo Tomás de Aquino, e disse que foi um homem de profunda fé e teólogo eminente, sua essência foi a experiência pessoal e concreta que ele fez com Jesus ao longo da vida e, devem servir de exemplo para nós.

alt