Terceira pregação do ENF 2022: “Os carismas como mediadores do amor de Deus”

A terceira pregação do Encontro Nacional de Formação 2022 (ENF), foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) e ministrada por Padre Mariano Rodrigo, sjs – do Instituto Missionários Servos de Jesus Salvador (Salvistas). O tema foi : “Os carismas como mediadores do amor de Deus”.

Em sua pregação Padre Mariano alertou a Família Carismática para o despertar dos dons do Espírito Santo. Recordou a fala do papa Francisco afirmando que não se deve apresentar um evangelho abstrato(conceitos) cheio de moralismo, mas despertar a nossa alma para a ação de Deus. “Vamos despertar para os carismas Família carismática!”, aconselhou.

O padre recordou de cada dom que o Senhor deixou à disposição para seu povo. Confira alguns pontos importantes de cada um deles:

Dom das Línguas
Mesmo sendo o mais comum dos dons, foi o que trouxe mais estranheza, mal entendidos e polêmicos, porém difundiu-se entre os cristãos desde a era primitiva da Igreja (Atos 10,46  – Atos 19,6  – I cor 14,18).

O dom das línguas ou glossologia é antes de mais nada a Oração que se faz a Deus. Não é um discurso dirigido à comunidade. É uma forma de Glorificação a Deus. Trata-se de falar,em uma língua desconhecida, nunca estudada e ouvida. Frases sem conhecer-lhes o seu significado. Não se trata de entrar em transe, estático, é estar em plena liberdade. É uma oração especial pela qual somos movidos pelo próprio Espírito Santo (I Cor 12,11).

Para que serve?
Trata-se, pois, da oração que o  Espírito preparou para suprir nossa fraqueza, incapacidade e ignorância, ante as nossas próprias necessidades e as da comunidade (Cf. Rm 8,26-27 ).

Este dom inspira intenções e palavras adequadas – é porta de abertura aos outros dons – dá plena liberdade ao Espírito de Glorificar a Jesus e ao Pai, por meio de nós.

Dom da Interpretação das Línguas
Ao término da mensagem em línguas, a assembleia deve-se manter em silêncio até o Espírito conceder a interpretação. Neste momento, o servo fala na primeira pessoa, pois Deus não quer que simplesmente se narre a sua mensagem, mas que se proclame a sua mensagem, em Seu nome.

Pode-se concluir dizendo que as línguas e a interpretação são dons que se completam reciprocamente.

Dom da Profecia
A profecia é uma mensagem do céu, mensagem que gera alegria, esclarecimento, encorajamento e esperança (I Cor 14,1). É como um raio de sol que se estende sobre o mundo cinzento ou como uma chuva benéfica que banha a terra árida. Deus se serve de homens(imperfeitos) para transmitir o que Ele quer dizer. É falar em nome de Deus. É importante sempre lembrar que a profecia edifica,exorta e consola.

Ela deve visar a Glória de Deus e brotar da exuberância do amor de Dele. Toda profecia está unida com a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja. E ela desenvolve a vida em Cristo, amor fraterno e edifica o corpo.

Dom da Cura
Esta é uma promessa categórica de Jesus e precisamos levar a sério! (Cf. MC 16;18). O senhor cura a alma – as memórias afetivas, vida psíquica e emocional, o espírito – pessoas escravas e oprimidas pelas forças das trevas, e escravas de situações de vícios e pecados, e nosso corpo – os organismos do corpo humano comprometido por doenças e enfermidades.

Dom da Fé
Não se trata da fé teologal ou a fé confiança, mas se trata que somos revestidos de um poder sobrenatural, tornando-nos capazes de ver claramente o que Deus fará de forma poderosa e na sua bondade, por meio de um sinal extraordinário.

Este dom serve de preparação para usar os outros, principalmente os dons de curas e de milagres.

Dom dos Milagres
O dom de milagres está intimamente ligado ao dom de cura. Este não se restringe somente aos problemas de saúde do homem, mas se estende a eventos fora do homem e as leis da natureza, aquilo que a ciência não pode mais explicar, vai além da ordem da natureza. Não precisamos ter medo dos milagres (Cf. Jo 14,12).

OS CARISMAS DE COGNIÇÃO

Dom do Discernimento
É o dom protetor de todos os demais dons, protege das possíveis adulterações, inventadas pelo demônio (Cf. Rom 16,20 ).

Dom de Ciência
É o conhecimento que vem por meio de uma revelação de situações, fatos, eventos passados, presentes e futuros. A linguagem de ciência é uma revelação interior perfeitamente compreensível por quem a recebe e vem acompanhado pelo dom da sabedoria.

Dom da sabedoria
A ciência – Panorama (informação sobrenatural), a sabedoria revela qual o comportamento, atitude (incentiva o desenvolvimento prático que deve seguir). Este dom nos ajuda em situações complexas e árduas para se resolver.

Para finalizar, todos foram convidados a cantar o “Aleluia” e a partir dele permitir o Espírito Santo ir conduzindo a oração, um profundo louvor em línguas. Afinal é Ele que abre as portas para todos os dons.

alt


Leia mais sobre ENF