“Propagando o Batismo no Espírito Santo pelo testemunho de sua obra”

A última pregação na tarde do sábado, dia 29, no Encontro Nacional de Formação 2022, foi ministrada pela Maria Beatriz Vargas, Coordenadora da Comissão Nacional da Formação RCC Brasil, e teve como tema “Ao Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, louvor, honra, glória e poder”.

Beatriz iniciou a pregação falando sobre a palavra norteadora deste ano, que está em Ap 5,13; a qual relata um povo oprimido, perseguido, que vive tempo de tribulação igual aos dos dias atuais, mas que independentemente das circunstâncias vivenciadas, Jesus Cristo está a resgatar todos para a Sua glória, basta voltar o olhar, o coração, a vida ao Pai; visto que este ano o Senhor pede para propagar o Espírito Santo dando testemunho de Sua obra.

A pregadora citou o “Credo Niceno Constantinopolitano” afirmando que Jesus foi gerado e não criado e que o Espírito Santo, que dá a vida procede do PAI e do filho, é por isso que quando este sopro de vida intervém, o caos se transforma em cosmos e não está limitado ao instante inicial da criação, mas remova-se continuamente.

Ao invocar o “Veni Creator Spiritus” com fé, abandonando-se a ação soberana do Pai com total confiança, assim como Maria Santíssima quando diz: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa vontade; Deus derrama Seu total poder, diz o Cardeal Raniero Cantalamessa. Significa dizer que o Espírito Criador paira na desordem, infunde luz nas trevas, gera nova criação e faz uma obra de reconstrução, de santificação, originando integridade interior.

Quando o Espírito Santo VEM, o próprio amor da Santíssima Trindade vai tocando os espaços frios da alma machucados pelo desamor; vai dando um novo padrão de pensando, curando complexos, traumas e revelando que em Deus os filhos são amados, dignos, queridos e objetos da salvação de Jesus.

Maria Beatriz ilustra a obra do Espírito Santo com um testemunho de uma serva do seu Grupo de Oração, que mora em uma comunidade muito humilde, onde as drogas dominam. Ela conta que a senhora olhava a sua volta e via sua vida feia, um filho drogado e foragido da polícia, os outros filhos sem perspectiva de vida. Começou a frequentar o GO, sentiu a presença de Deus e foi BATIZADA no Espírito Santo. A esperança foi brotando, ela não se sentiu mais sozinha, o AMOR de Deus a alcançou.

Certo dia resolveu colocar um escapulário em seu filho drogado e disse: “Deus pode dá um jeito em você”. Esse filho passou a frequentar o Grupo de Oração e a cada passo que ele dava para Igreja, era um passo a mais que dava fora do crime. Afirmou: “Quando nós somos batizados no Espírito Santo, nos é devolvido a dignidade de FILHOS DE DEUS.

“Na presença do Espírito Santo, as dores mais profundas são consoladas, pois Deus enxuga todas as lágrimas, a nossa vida não acaba no vazio; Jesus ressuscitado sopra dizendo: Recebei o Espírito Santo e serão profundamente consolados e preenchidos de paz. Se você está precisando de um novo sopro de vida para continuar dando passos, clame: VEM ESPIRITO SANTO”, exortou a formadora. Quando estiver sem forças, RESPIRE: Mediante a oração que é o ar do Espírito Santo; a leitura da Palavra de Deus, que é a espada com a qual o Espírito Santo corta o mal da nossa vida; e a frequência aos Sacramentos, por que são a força de sai do Corpo de Cristo, a cura alcança o povo que sofre, continuou Beatriz.

Em épocas difíceis o Espírito Santo dá novas inspirações e quando Ele age sabe-se q Deus habita. “As pessoas ao verem obra do Espírito Santo em nós, vão querer o que temos: A paz no meio das tribulações, coragem nas adversidades, esperança no meio das incertezas da vida, e assim, nós vamos propagando o Batismo no Espírito Santo”, esclarece a pregadora, Maria Beatriz.

Citando inúmeros Santos e Documentos da Igreja, Beatriz mostra a riqueza da escuta ao Espírito Santo, na certeza que Ele sempre irá revelar tudo o que se precisa saber, principalmente o Senhorio de Jesus e o amor incansável do Pai. Para tanto, é preciso deixar que o Espírito participe dia a dia como companheiro de jornada, que Ele tome parte das labutas diárias, então, as soluções Dele serão sempre inéditas e inesperadas.

Aquele que clama o Espírito Santo se torna sensível a sua condução, usufrui de visões, inspirações, uma vez que Ele é a BANDEIRA erguida a frente da batalha: Senhor Javé Nissin, o doce hóspede da alma. Contudo, para que o Espírito fale, conduza, oriente e defenda do mal, não pode entristecê-lo, muito menos pecar contra Ele, reitera Maria Beatriz,

Encerrando, Vinícius Simões, Presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, usou a palavra e PROFETIZOU: “Faço repousar sobre vocês a minha glória, dou-vos o meu poder, encho-vos do meu Espirito, para que tenham força e evangelizem a todos aqueles para onde eu vos enviar. Encham-se do meu Espírito e recebam do meu poder.

“O Senhor realizou uma nova e poderosa efusão do Seu Espírito Santo em cada um de nós, voltaremos com muita sede aos nossos Grupos de Oração”, finalizou Beatriz.