RCC Paraná realizou no final de semana, 18 a 20 de fevereiro, a sua Assembleia Geral

Foi realizada na cidade de União da Vitória, no Instituto Piamarta, a Assembleia Geral da RCC Paraná. A Assembleia iniciou na sexta-feira, dia 18, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e, na sequência, um dia formativo para os novos presidentes dos conselhos arqui/diocesanos da RCC ou que foram reeleitos para este biênio 2022/2023. Entre os temas formativos, foram tratados assuntos sobre o papel do presidente do conselho em unidade com a Igreja e as instâncias da RCC, tesouraria, assessoria jurídica, secretaria, ministerialidade orgânica, entre outros. As atividades da sexta-feira encerraram-se com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre João Henrique Lunkes, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, que em sua homilia falou sobre a necessidade das obras para testemunharmos a fé.

O sábado, dia 19, iniciou com a oração do Santo Terço, seguido do momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento com a presença de todo o Conselho Deliberativo e também do Conselho Consultivo, dando início aos trabalhos da Assembleia Ordinária. Um dos assuntos da pauta foi a aprovação das alterações do estatuto da RCC Paraná e orientações sobre o envio e acolhimento de pregadores/ministérios do movimento eclesial. Tivemos também, a participação online do Presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vinícius Simões, que direcionou sobre a “unidade, pastoreio, discipulado e missão”. Vinícius ainda enfatizou que “para vencermos esse tempo de crise e nos projetarmos para o futuro devemos aperfeiçoar a unidade”.

Também de forma online, tivemos a participação do Bispo Referencial da RCC Paraná, Dom Celso Antônio Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais que falou sobre o Sínodo dos Bispos, que tem por tema “comunhão, participação e missão”. Dom Celso perguntou “como a RCC, em seus grupos, seus coordenadores, seus diversos serviços, está participando e colaborando com a Igreja nesse momento tão importante de escuta, onde todos estão escutando uns aos outros e a Igreja está nos escutando?”

+Clique aqui e assista o vídeo de Dom Celso Antônio Marchiori.

 A Santa Missa do sábado encerrou as atividades da parte da manhã que foi presidida por Dom Walter Jorge Pinto, bispo da diocese de União da Vitória e Referencial na Pastoral Presbiteral na Regional Sul II, que em sua homilia falou sobre o pecado da língua através da redes sociais e o perigo da polarização de falsas notícias.

Na parte da tarde, os coordenadores de ministérios apresentaram os projetos para o ano de 2022 e o dia do sábado encerrou-se com um grande momento de louvor pelo Jubileu de Ametista, comemoração dos 55 anos da RCC no mundo. Com uma palavra de encorajamento do presidente do Conselho Estadual, Miguel Machinski Junior, encerrou assim o dia do sábado. Esse momento de louvor foi transmitido através do Facebook da RCC Paraná.

+Clique aqui e assista a live.

As atividades do domingo iniciaram com o santo terço e, na sequência, uma reflexão sobre a missão da RCC como fruto do Concílio Vaticano ll. Também, os demais ministérios apresentaram seus projetos. A Assembleia Geral encerrou as 11:30h com a Santa Missa, presidida pelo Assessor Eclesiástico da RCC da Diocese de União da Vitória e também Coordenador da Ação Evangelizadora, padre João Francisco Sieklicki, que em sua reflexão falou que “para sermos misericordiosos precisamos mergulhar na misericórdia do Pai”.

Alguns membros que, por motivo de força maior, não puderam participar de forma presencial, participaram da Assembleia de forma remota através de uma plataforma de reunião online.

Voltamos para nossas dioceses e para nossa missão motivados e animados com a palavra norteadora desse ano para RCC de todo o Brasil: “Aquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder“, cf Ap 5, 13b.

IMG_7100
IMG_7346
IMG_7399
IMG_7497
IMG_7503
IMG_7651
+Clique aqui e veja todas as fotos