4 Direcionamentos do Senhor para a RCCBRASIL

Deus nos presenteou com uma Palavra Norteadora muitíssimo profunda e abrangente, uma fonte inesgotável não só de ensinamento, mas de vida: “Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder” (Ap 5,13b).

Esta Palavra vem confirmar 4 direcionamentos que o Senhor tem dado à RCCBRASIL nestes tempos, sobretudo de 2021 até aqui, os quais gostaríamos de compartilhar com os irmãos para que todos caminhemos na mesma visão e com os mesmos propósitos.

O primeiro Direcionamento dado pelo Senhor, já desde 2021, mas que podemos extrair também da Palavra Norteadora para o ano de 2022, é UNIDADE. A Palavra Norteadora para 2022 (Ap. 5,13b) é uma palavra trinitária: estão presentes a Pessoa do Pai (Abbá), do Filho (o Cordeiro) e do Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho e é o próprio amor fruto da comunhão entre o Pai e o Filho. Trata-se de uma profunda e perfeita comunhão que possibilita a nossa comunhão, a nossa Unidade. É bem nesse sentido que Jesus ora ao Pai: “Que eles sejam Um assim como Tu e Eu somos um” (Jo 17, 21).

Com efeito, a Santíssima Trindade é modelo perfeitíssimo de unidade e comunhão para a Igreja. A Igreja é chamada, pois, a olhar para o nosso Deus Uno e Trino e, pela graça e ação do Espírito Santo, esforçar-se por reproduzir esta perfeita comunhão. Verdadeiramente devemos nos esforçar em reproduzir esta perfeita comunhão em nossos relacionamentos.

Neste sentido, ensina-nos o Documento de Aparecida: A Igreja como ‘comunidade de amor’ é chamada a refletir a glória do amor de Deus, que é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo. A Igreja cresce não por proselitismo mas por atração. A Igreja atrai quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem uns aos outros como Ele nos amou (Doc. Aparecida 159).

A presidência do Conselho Nacional da RCCBRASIL, em momento de adoração e intercessão pelo Movimento, diante do Sacrário, em abril de 2021, recebeu da parte do Senhor a seguinte profecia: “para vocês vencerem este tempo de crise e projetarem a RCC para o futuro é necessário que vocês aperfeiçoem a unidade.” Notem a força e a abrangência desta profecia: ela nos foi dada num momento forte de Pandemia de Coronavírus e por isso o Senhor nos diz que para vencermos este tempo é preciso aperfeiçoarmos a unidade entre nós. Mas também diz que para que projetemos a RCCBRASIL para um futuro promissor – para mais 55 anos, 110 anos, etc. – é necessário que aperfeiçoemos a unidade.

O segundo Direcionamento dado pelo Senhor à RCCBRASIL e que podemos extrair da Palavra Norteadora para 2022 é DISCIPULADO. Somos chamados a ser discípulos diante do Trono e a gerar e promover o genuíno discipulado nas ovelhas a nós confiadas.

Verdadeiramente, há um Trono espiritual diante de nós e somos chamados a nos aproximar confiantemente e nos prostrar diante deste maravilhoso Trono como verdadeiros adoradores em espírito e verdade. Eis o nosso lugar por excelência: diante do trono!

Nesse sentido, discipulado deve ser uma palavra-chave para cada cristão; o discípulo é o que se assenta aos pés do Mestre para escutá-lo com atenção, para aprender com Ele um modo novo de viver, para receber revelação da parte de Deus. O discípulo é adorador, rende-se na presença de Sua Majestade para contemplar a Sua Face.

Precisamos hoje nos perguntar: como está o meu relacionamento com o Senhor? Em verdade, antes de nos ocuparmos com o que estamos fazendo para Jesus, precisamos colocar a nossa atenção naquilo que Ele está realizando em nós.

Ao mesmo tempo, devemos conduzir os irmãos a se relacionarem com o Senhor, a estabelecerem com Ele um vínculo inquebrável (uma aliança irrevogável, indissolúvel), que independa das situações ou circunstâncias.

O terceiro Direcionamento do Senhor, que podemos extrair da Palavra Norteadora para 2022 é PASTOREIO.É bem verdade que muitas pessoas que, outrora, estavam diante do Trono juntamente conosco ficaram caídas à beira do caminho pelo desânimo paralisante, pelas decepções, desilusões, contrariedades, etc. Não podemos perder nenhum daqueles que o Pai nos deu. É preciso resgatá-las para que voltem para diante do Trono.

Pastorear é guiar a boas pastagens, reconduzir ao caminho, guardar, ser auxílio oportuno, cuidar da vitalidade integral da ovelha, ser a bússola, dirigir os passos para que não caia no precipício, governar. Trata-se de uma relação de ajuda, de escuta, de orientação do crescimento; a ovelha ora precisa de “empurrões” ora precisa de “freadas”, precisa de atenção, de valorização. Sobretudo neste tempo pós-pandemia, precisaremos pedir criatividade ao Espírito Santo para pastorear de modo mais eficaz, colocando o nosso inteiro coração a serviço e ao resgate dos irmãos.

O quarto direcionamento que nos é dado pelo Senhor à luz da Palavra Norteadora para 2022 é MISSÃO.A Palavra Norteadora necessariamente nos impele à missão. Desta profunda intimidade com o Senhor Uno e Trino que está assentado no Trono, brota a MISSÃO, outra Palavra-chave para o cristão. Em Jesus nós fazemos sempre dois movimentos: “vinde” e “ide”.

Ensina-nos o Documento de Aparecida:Discipulado e missão são como as duas faces da mesma moeda:quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva (Doc. Aparecida 146). De diante do Trono, imbuídos da unção que nos é dada pelo Espírito Santo, somos enviados ao mundo como testemunhas vivas, como embaixadores, como sentinelas que anunciam a Boa-Nova da salvação e denunciam com amor o que desagrada a Deus.

Aqui cabe-nos recordar dois aspectos da missão: a missão ad intra (para dentro, interna) e a missão ad extra (para fora, externa). De um lado a re-evangelização dos batizados – já abordada anteriormente – e, de outro, a contínua urgência de uma nova evangelização.

A respeito da missão, ensina-nos o Magistério da Igreja: A apresentação da mensagem evangélica não é para a Igreja uma contribuição facultativa: é um dever que lhe incumbe, por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens possam acreditar e ser salvos. Sim, esta mensagem é necessária, ela é única e não poderia ser substituída. Assim, ela não admite acomodação. É a salvação dos homens que está em causa. (Exortação ApostólicaEvangelii Nuntiandi, 5)

Com efeito, precisamos voltar a comunicar o Querigma com competência espiritual e levar as pessoas à experiência do batismo no Espírito Santo. E neste sentido, somos convidados a PROPAGAR A IDENTIDADE DA RCC PARA QUE O MUNDO SEJA BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO!

Propagar significa partilhar, multiplicar, fazer ecoar, tornar conhecido. A este respeito o Papa São João Paulo II fizera um pedido à Renovação Carismática Católica: No nosso tempo ávido de esperança, fazei com que o Espírito Santo seja conhecido e amado. Assim, ajudareis a fazer que tome forma aquela ‘Cultura de Pentecostes’, a única que pode fecundar a civilização do amor e da convivência entre os povos. Com insistência fervorosa, não vos canseis de invocar; ‘Vem, ó Espírito Santo! Vem! Vem! (Discurso do Papa São João Paulo II à Renovação Carismática Católica Italiana – março 2002).

Em recente encontro com a família carismática mundial, o Papa Francisco assim nos encorajou: A Renovação Carismática é uma grande força para o anúncio do Evangelho, na alegria do Espírito Santo. (…) Espero que partilheis com todos na Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo (Discurso do Papa Francisco à Renovação Carismática Católica mundial – junho 2014).

Portanto, nossos Grupos de Oração devem ser verdadeiros Cenáculos de Jerusalém dos dias de hoje que atraem pelo ruído de Pentecostes, pelo som do amor, pelo perfume da graça de Cristo.

Portanto, como eternos discípulos aos pés do Senhor, em meio a cada missão, retornamos para diante do Trono, não sozinhos, mas com aqueles que receberam o anúncio da Palavra e se deixaram tocar pelo Amor de Deus (cf. At 2, 47), para juntos rendermos louvor, honra, glória e poder ao Senhor e assim o Reino de Deus vai se estendendo sobre a terra.

Que Maria Santíssima, a Medianeira de Todas as Graças, interceda por nós, para que sigamos os direcionamentos do Senhor e sejamos felizes!

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinicius Rodrigues Simões

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

G.O Jesus Senhor

Agora também é possível ouvir a Carta aos Carismáticos. Ouça agora mesmo!