2º encontro das Oficinas Regionais para Formadores reuniu 280 participantes em SC

No último fim de semana, 25 e 26 de junho, estiveram reunidos cerca de 280 formadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o segundo encontro das Oficinas Regionais para Formadores de 2022 que foi realizado em Santo Amaro da Imperatriz (SC).

A adoração ao Santíssimo Sacramento foi a primeira atividade da oficina que também contemplou pregações e momentos formativos. Segundo a coordenadora Nacional do Ministério de Formação, Daiana Rehbein, ao longo dos dois dias foram promovidas diversas atividades, pois o carisma que vem de Deus precisa ser lapidado, moldado, em todos os aspectos. Diante disso, em três momentos, os participantes tiveram a experiência de preparar um ensino, elaborar dinâmicas e planejar a aplicação do processo formativo.

Sinais de Deus
Na sexta-feira, véspera da oficina, foi celebrado o Sagrado Coração de Jesus, e no sábado o Imaculado Coração de Maria. Além disso, providencialmente, a oficina contou com a presença da Relíquia de primeiro grau da Beata Elena Guerra, Apóstola da Efusão do Espírito Santo, com a relíquia de São Francisco de Assis, que neste final de semana estava passando pela paróquia que acolheu o encontro.

Momento fraterno
No sábado à noite, foi feito um jantar fraterno com a presença da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro da Imperatriz, que presenteou os participantes com uma bela apresentação musical.

A oficina do coração
A coordenadora Daiana partilhou a significativa experiência promovida por essa segunda oficina:

Essa foi a “oficina do coração”. Foi uma grande experiência do amor de Deus e do amor aos irmãos. Adentramos ao Coração de Jesus e nele fomos renovados, restaurados, amados.  A partir do Sagrado Coração de Jesus fomos enviados para reconstruir nossos Grupos de Oração, por meio de uma formação no poder do Espírito Santo. O Senhor está nos fazendo olhar para a formação como um grande alicerce para nossos Grupos de Oração, entendendo que a formação não é somente preparar um servo para um determinado Ministério, para servir ao Grupo de Oração. Formar é muito mais que isso! Nosso chamado é: Formar um povo bem disposto para povoar o céu. O objetivo de toda formação precisa ser esse: O céu! A santidade!

O estado do Paraná esteve presente na oficina com formadores das dioceses do estado, além da presença do Presidente do Conselho Estadual, Miguel Machinski Júnior, do Coordenador Estadual do Ministério de Formação, Alexandre Costa e membros do Conselho Estadual.