ENACOM 2022 concluiu sua 1ª fase com recorde de inscritos

Foi realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, a primeira fase da ENACOM – Escola Nacional de Comunicação da RCCBRASIL que contou com mais de 70 inscritos. Nessa primeira fase, totalmente online, os alunos tiveram aulas com conteúdos exclusivos em três áreas: humana, técnica e espiritual.

As aulas foram ministradas por professores, membros do conselho nacional, membros do núcleo nacional do Ministério de Comunicação Social, além de convidados, que proporcionaram conteúdos riquíssimos durante as aulas. As aulas foram online pela plataforma IEAD da RCCBRASIL e aconteceram durante a noite, das 19:00h as 22:30h. Ainda, durante esse ano, a ENACOM terá conteúdos extras na plataforma que foi realizada a escola nessa primeira fase.

A ENACOM teve início na segunda-feira, 21, com a abertura oficial conduzida pelo coordenador nacional do Ministério de Comunicação Social, Giancarlo Souza, acolhendo a todos os participantes e conduzindo o momento inicial de oração. Em seguida, a escola teve sua primeira aula, ministrada por Padre Arnaldo Rodrigues, doutor pela Universidade La Sapienza em Roma, mestre em comunicação institucional, vigário episcopal para comunicação social e assessor de imprensa da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Pe. Arnaldo ministrou os temas “Comunicação no contexto atual” e “A comunicação na Igreja Católica”, citando que “precisamos humanizar a tecnologia e não tecnologizar” e disse ainda que “a comunicação não é informação e sim formação”. Pe. Arnaldo concluiu sua aula falando sobre a importância de evangelizar em todos os meios e por todos os meios, afirmando que “a evangelização é uma obrigação e não uma opção”.

Em seguida, Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL ministrou a pregação de sua aula com o tema: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”, cf Isaías 40, 3. Vinicius começou a pregação dizendo que “os comunicadores constituem um grande exército na evangelização da Igreja. São portadores da boa notícia”. Ainda em sua reflexão, Vinicius fez os participantes refletir que “não é o que nós vamos comunicar e sim quem nós vamos comunicar”.

Em meio a toda essa riqueza de sua pregação, ainda se destacam algumas falas que marcaram a aula de Vinicius Simões, dentre elas:

– “É preciso fazer Jesus acontecer na vida das pessoas através da comunicação”;
– “Nossa comunicação tem levado as pessoas ao arrependimento e a reconciliação com Deus?”;
– “As brechas de pecado na nossa vida, precisamos deixar Deus fechar pelo poder da Palavra nessa ENACOM”;
– “Para sermos cheios do Espírito Santo, precisamos nos esvaziar de nós mesmos. Quanto menos de mim, mais Dele”;
– “Você, comunicador, é convocado a anunciar a Boa Nova. Não perca tempo com o que não edifica. Tua matéria pé Jesus”.

Vinicius encerrou sua pregação dando uma ordem aos participantes: “Encham a terra do Evangelho”. A primeira noite da ENACOM encerrou com momento de perguntas e respostas sobre os temas da noite, seguido de oração final.

O segundo dia da ENACOM, no dia 22, iniciou com acolhida e oração que foram conduzidas por Dieison Bley, membro do núcleo nacional do Ministério de Comunicação Social. Durante a oração, o Senhor mostrava, através de uma visualização, sementes de trigo, que enquanto sementes, estão separadas, podendo conta-las, mas que, após o processo de transformação para farinha, não há mais como separar nem como contar, forma uma única matéria. Assim deve ser o Ministério de Comunicação Social: um só, sem divisão e vivendo a unidade. Na sequência, Franciany Duarte, também membra do núcleo nacional, iniciou a primeira aula da noite com o tema: “Introdução a fotografia”, onde ministrou sua aula falando sobre fotografia e dando dicas de como tirar as fotos no Grupo de Oração, Santa Missa e eventos da RCC. Franciany falou que “Não podemos ir ao Grupo de Oração tirar uma foto sem antes ter intimidade com o Senhor” e que “a foto precisa contar a história daquele momento. A pessoa que vê a foto precisa viver aquele momento da foto tirada”.

Na sequência, os alunos tiveram um momento profundo de oração por cura interior que foi ministrada por José Luis Castro, membro do núcleo nacional do Ministério de Comunicação Social e coordenador nacional da Comissão de Comunicação do SBCHARIS. Encerrando a noite, Winara Sales, também membra do núcleo nacional, ministrou a aula com o tema: “Noções de assessoria de comunicação”.

O terceiro dia da Escola Nacional de Comunicação também, iniciou com momento profundo de oração que foi conduzido por Elizeu Salla, coordenador do MCS no estado do Paraná e membro do núcleo nacional do MCS. Em seguida, Jersey Simon, coordenador nacional da Comissão de Comunicação da RCCBRASIL deu início as aulas da noite com o tema: “Reputação e imagem institucional”. Jersey afirmou que “estamos vivendo uma cultura de improviso e no nosso servir, não tem espaço para improviso. Precisamos buscar a criatividade no Espírito Santo”.

Jersey falou ainda sobre a importância do Evangelho estar sempre inculturado no tempo atual e que nós temos uma missão: “anunciar Jesus Cristo”. Em sua aula, citou ainda a missão, visão e valores da RCC e a importância da reputação e da imagem da RCC.

A segunda aula do terceiro dia com o tema: “Eventos – como fazer?” foi ministrada por Márcio Queiroz, membro do núcleo nacional do MCS e também membro da Comissão de Comunicação do SBCHARIS. Márcio deu dicas e explanou uma bela aula de como planejar, organizar e executar eventos, seja no grupo de oração, diocese, estado ou qualquer evento que iremos servir. Encerrando o terceiro dia da ENACOM, Jardel Menezes, bacharel e licenciado em Comunicação Social, ministrou a aula: “Roteiro e produção de vídeos para redes sociais”.

O penúltimo dia, iniciou com acolhida e oração que foram conduzidos por Maria Francisca, coordenadora estadual do MCS no estado do Maranhão. E, durante a oração, o Senhor falava aos alunos que “comunicador que não desce a casa do oleiro, não será moldado pelas mãos do Pai”. Na sequência, Giancarlo Souza, coordenador nacional do MCS, ministrou a aula com o tema: “Produção de texto”, orientando a todos sobre como produzir um texto para divulgação em redes sociais, sites, jornais, rádios, televisão, etc…

A segunda aula do dia, teve como tema: “Dicas práticas de design gráfico”, ministrada por Lucas Amadeus, membro do núcleo nacional do Ministério de Comunicação Social. Lucas iniciou sua aula falando sobre a importância da oração antes da criação de qualquer conteúdo e a importância de pedir o auxílio do Espírito Santo para que Ele dê toda a criatividade necessária para desenvolver uma arte que toque nos corações. Lucas ainda explanou dicas importantes para criação de artes e divulgação nos diversos meios de comunicação, especialmente, nas redes sociais.

A noite da quinta-feira, quarto dia da ENACOM, encerrou com momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento que foi conduzida pelos membros do Núcleo Nacional do MCS.

Encerrando a ENACOM, a sexta-feira, 25, iniciou como as demais noites, com acolhida dos alunos e momento de oração, que foi conduzido por Eliedna Pereira, coordenadora estadual do Ministério de Comunicação da RCC Goiás.

As duas primeiras aulas foram ministradas por Elvis Rodrigues, membro do núcleo nacional do Ministério de Pregação e coordenador do Conselho Editorial da RCCBRASIL. As aulas foram sobre os temas: “Inculturação do Evangelho e pós modernidade” e “O Espírito Santo na vida da Igreja”.

Em sua primeira aula, Elvis falou sobre os campos de missão da comunicação e sobre a inculturação, que é levar o Evangelho para a cultura atual e que essa prática se faz presente desde nosso nascimento e é nossa identidade, além de ser permanente. Em meio a tanta riqueza, destaca-se algumas importantes falas de Elvis durante suas aulas:

– “Inculturar o Evangelho não é sacralizar o profano. É consagrar o mundo a Jesus Cristo”;
– “A inculturação não é modernismo”;
– “Tudo permanece abaixo do Evangelho”;
– “ A RCC não é inovação dentro da Igreja. Ela é renovação, é um reavivar para a Igreja”;
– “O Espírito Santo é aquele que faz comunidade. A comunicação sem o Espírito Santo não é a comunicação da Boa Nova”.

Encerrando a noite e a ENACOM, a última aula foi com Raphaely Fernandes, especialista em Educomunicação, relatora publicitária e social media da RCCBRASIL. O tema foi: “Planejamento e conteúdo para redes sociais”. Raphaely falou sobre a importância de um bom planejamento para a produção de conteúdos para redes sociais e que “é preciso sempre buscar a criatividade no Espírito Santo”. “A criatividade é o desejo do Criador para você. Ao usá-la, você serve a Deus”, afirmou Raphaely.

Giancarlo Souza, coordenador nacional do Ministério de Comunicação Social encerrou oficialmente a primeira fase da ENACOM com momento de oração e agradecimento a todos os alunos inscritos na escola, dando os demais direcionamentos e convidando-os para a segunda= fase da ENACOM que será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, de forma presencial, junto ao ENF que será realizado em Aparecida, estado de São Paulo. Nessa segunda fase, os alunos terão momentos de espiritualidade, visita técnica na TV Aparecida, no Portal A12, Santuário Nacional, além da formatura e estágio durante o ENF 2023.

Os alunos dessa edição ainda terão conteúdos extras na plataforma da ENACOM, que serão ministrados por Luciana Neves, secretária geral da RCCBRASIL, Iri De La Cruz, coordenadora nacional do Ministério de Comunicação Social no México, além de outras aulas que estarão disponíveis em breve na plataforma.

Nessa edição da ENACOM, o estado do Paraná esteve participando com 10 alunos, sendo eles: Elizeu Salla, coordenador estadual do Ministério de Comunicação Social e membro do núcleo nacional; Elizabete Soares da Arquidiocese de Londrina, Edenise Oliveira da Diocese de Ponta Grossa, José Roberto Rodrigues da Diocese de Foz do Iguaçu, Leonardo Tavares de Lima da Arquidiocese de Maringá, Michael Cardoso da Cruz e Gabriella Alves da Diocese de Paranavaí, Eduardo Formentini, Fábio Pereira de Freitas e Lucas Eduardo Vilas Boas da Diocese de Jacarezinho.

 

Fonte: Ministério de Comunicação Social da RCC Paraná