Ministério de Música e Artes realiza Encontro Estadual de Núcleos Diocesanos

Seguindo uma tradição do Ministério, músicos e artistas estiveram reunidos na Arquidiocese de Londrina para um retiro de avivamento e reuniões de partilha.

O encontro iniciou na sexta-feira, 28 de abril e terminou no dia 30. Logo no início, Padre Humberto Lisboa, Coordenador do Ministério Cristo Sacerdote na RCC Paraná, presidiu a Santa Missa. Profeticamente, o sacerdote exortou os participantes: “o Senhor Jesus precisa da vossa humildade e é no Altar e na Cruz que vocês cultivarão a humildade que vence o maligno”. Na sequencia houve a abertura oficial com duas ministrações de teatro e dança. A primeira parte foi a ministração realizada no ENF 2023, onde houve representação da luta pela perseverança e fidelidade e como essas duas graças, mais do que por esforço, são conquistadas pelo derramamento do Espírito Santo. Depois, houve uma ministração com a temática do retiro. Pedro e João, os apóstolos, em colóquio íntimo, contam um ao outro como o Senhor Jesus os conquistou e como Ele passou por suas vidas, mudando tudo nelas. Foi vivido então um momento de Adoração Eucarística: “Tu me olhastes nos olhos, a sorrir, pronunciastes meu nome!”

Na capela da Casa de Retiros Monte Carmelo foi montado um ambiente marítimo, com um barco enfrentando as ondas do mar e uma cruz à sua frente, como um farol! Abrindo a manhã do sábado, Ademir Ricci, do Grupo de Oração Luz do Senhor, de Jaguapitã, da Arquidiocese de Londrina e ex-coordenador do Ministério da Pregação da RCC Paraná, trouxe uma formação sobre o chamado e as consequências dele para a vida dos líderes. O objetivo alcançado foi refletir sobre como manter renovado o SIM dado ao Senhor Jesus, no início da caminhada, quando Ele passou por nossas praias e nos convidou! Na sequencia, Flávia Frutos, do Grupo de Oração Paz na Terra, da Arquidiocese de Londrina e ex-coordenadora do Ministério para as Famílias da RCC Paraná, trouxe a reflexão sobre o ardor no seguimento do Apóstolo Pedro. Flavia teve a sensibilidade de colocar cada participante no lugar de Pedro, no texto narrado no capítulo 21 do Evangelho de São João. Como ter a ousadia de responder ao Senhor que o amamos mais que os irmãos que estão ao nosso lado?! Como olhar aos irmãos e ter a coragem de dizer: eu o amo mais que todos esses. Por que o Senhor queria ouvir isso de Pedro? Pelas negações ou para que ele reconhecesse que era capaz de dar a vida plenamente ao Senhor?

Na terceira formação, Kátia Galvão, do Grupo de Oração Paz na Terra, da Arquidiocese de Londrina e ex-coordenadora estadual do Ministério de Formação, falou sobre o relacionamento do líder com o Senhor. Focando no Apóstolo João, a pregadora explicou que o mais novo dos apóstolos não era o mais amado, mas o que tinha maior consciência de que era amado pelo Senhor. Um relacionamento pautado num amor presente e efetivo. As próximas formações foram ministradas pelo Núcleo Estadual e com o convidado Diácono Anselmo Frugerio, da Arquidiocese de Maringá, que foi membro do Núcleo Nacional do Ministério de Música e Artes por muitos anos. Foram formações por expressão, para dança, teatro, artes plásticas e coordenadores.

No período da tarde houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Jefferson Basseto, recém-ordenado sacerdote na Arquidiocese de Londrina. Ele testemunhou sobre sua vocação, descoberta em um grupo de oração. No último período da tarde do sábado houve uma entrevista conduzida pelo coordenador estadual do Ministério de Música e Artes, Bruno Maffi, às meninas do Vida Reluz, Cidinha Moraes e Rosana de Pádua. A partilha foi inspiradora. A história do grupo Vida Reluz e o testemunho pessoal das cantoras trouxe um renovo aos coordenadores e assessores. A luta pela santidade, a fidelidade na missão, o amor à RCC e a simplicidade foram as marcas expressas. No período da noite houve um louvor com as canções históricas do Vida Reluz e, depois, um momento de Adoração Eucarística, com o Diácono Anderson Okada, que durante toda sua adolescência participou no Ministério das Artes junto com nosso coordenador Bruno Maffi.

No domingo de manhã a formação foi com o coordenador estadual. Bruno Maffi trouxe o tema do retiro “corriam juntos” e falou sobre a unidade como uma conquista e um dom. A formação abordou sobre o pastoreio dos músicos e artistas, explorando a sensibilidade para ser suporte, para perdoar as quedas e promover o crescimento. Usando uma haste de cana de açúcar, Bruno Maffi falou sobre o processo de conversão e a necessidade de compreender o tempo do outro, para não ‘abortamos’ a obra do Senhor, quando ela demorar a entrar no formato que esperamos. Depois houve um momento de Adoração Eucarística onde renovamos o compromisso de pastores. A profecia que marcou o retiro foi: “o mundo tem raptado vocês e mesmo sabendo que eu já paguei o resgate, vocês se afeiçoaram ao cativeiro, experimentem a liberdade que eu vos preparei”.

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Padre Humberto Lisboa. A ministração da música durante o retiro foi feita por músicos de Londrina e Jacarezinho. Durante o retiro, o Ministério Jovem e o Ministério das Universidades Renovadas estavam na mesma casa de retiros em suas reuniões estaduais. A Casa de Retiros Monte Carmelo é um casa carmelita, com forte espiritualidade de São João da Cruz e Tereza D’Ávila.

Fonte: Assessoria de comunicação do Ministério de Música e Artes

 

0734f511-f326-4180-b7b3-86a142bf09d1
6e9d8ae8-8702-47e0-8a5a-0b8d9c660da8
mma2
mma4
mma1
mma3