Agosto, mês da família: “Família: fonte de vocações”

O mês de agosto é dedicado pela Igreja à reflexão sobre as vocações. Vocação significa escolha e chamado de Deus para desempenhar uma missão. Deus nos chama, em primeiro lugar, a ser pessoas humanas, à imagem e semelhança da Santíssima Trindade. Em seguida nos chama a sermos cristãos, filhos de Deus e membros da comunidade da Igreja. Dentro da Igreja, muitos são os apelos de Deus para nos realizarmos como cristãos. Dois apelos se destacam de modo especial: a vocação sacerdotal e religiosa e a vocação a constituir uma família.

Por isso, no mês de agosto, a coordenação estadual do Ministério para as Famílias propõe uma série de reflexões para este mês. As reflexões são baseadas no subsídio Hora da Família, que tem como tema: “Família, fonte de vocações” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”(Lc 24, 32-33).

Essa proposta vai ao encontro ao chamado da Igreja que vem se concretizando no decorrer do pontificado do Papa Francisco. Em especial, nesse tempo, como resposta ao encontro do Regional Sul 2, realizado em junho do corrente ano, na diocese de Palmas-Francisco Beltrão, promovido pela Pastoral Familiar – Setor Pós-matrimonial. Nesse encontro foram convidadas diversas expressões da Igreja que evangelizam as famílias, entre elas, o Ministério para as Famílias da Renovação Carismática Católica que esteve presente. De forma geral, a Igreja propõe a união das diversas expressões que trabalham com família para voltar sua atenção ao Pós-matrimônio – cultivar a família. Após a celebração matrimonial, a nova família precisa ser fortalecida e bem acompanhada pela comunidade eclesial.

Estabeleceu-se algumas linhas de ação:
– Recém-casados – cap. 6 da exortação Amoris Laetitia.
– Fecundidade – cap. 5 da exortação Amoris Laetitia.
– Educ. dos Filhos – cap. 7 da exortação Amoris Laetitia.
– Espiritualidade Conjugal e Familiar – cap. 9 da exortação Amoris Laetitia.

A RCC Paraná inicia sua resposta promovendo no mês de agosto em todos os grupos de oração(mistos, universitários, jovens e crianças) com os temas propostos no subsídio Hora da Família. Cada qual com sua linguagem, fará reflexões acerca da vocação e vivência familiar.

Confira abaixo as sugestões de temas para Grupos de Oração:
Dia dos pais – A vocação de ser pai. Mt 2, 13-15
1ª Semana – Vocação: graça e missão. Mc 3, 13-19
2ª Semana – Chamados a ser povo de Deus. Ef 4,1-7
3ª Semana – Vocação: resposta de amor. Jo 14, 23-24
4ª Semana – Jesus chama para permanecer com Ele. 2Tm 1,6-10
5ª Semana – Vocação é graça que une chamado e resposta. Lc 10,25-28

+Clique aqui e baixe o material para divulgação do Mês da Família