Confira como foi o 1º dia do Congresso Estadual 2023

Nesse dia 08 de setembro, a Renovação Carismática Católica do estado do Paraná, iniciou o Congresso Estadual 2023, que está sendo realizado no Centro de Eventos da cidade de Londrina.

O primeiro dia do evento iniciou com a oração do santo terço, conduzido pela coordenadora estadual do Ministério de Intercessão, Mavilde Lima de Oliveira. A abertura oficial do evento se deu com a presença da coordenadora da RCC da Arquidiocese de Londrina, Nilza Maria de Souza, que acolheu os participantes que, em seguida, foram também recepcionados pelo presidente do conselho estadual da RCC Paraná, Miguel Machinski Júnior. Sob a intercessão de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, a equipe do conselho estadual apresentou as dioceses e, junto da assembleia, consagraram ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria todo o Congresso Estadual. O Ministério de Artes, movido pela ação do Espírito Santo, ministrou um teatro, lançando a canção “Veni Creator”, hino oficial do Congresso Estadual. Ao fim da abertura oficial, houve a benção com o Santíssimo Sacramento que fez-se presença no meio de nós. 

Para encerrar a parte da manhã, Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina, presidiu a Santa Missa da festa da natividade de Nossa Senhora. Dom Geremias  incentivou a todos a sermos missionários, buscando ser aquilo que Deus quer e formando a civilização sacramento. 

Na parte da tarde, a primeira pregação foi conduzida põr Daniele Almeida, coordenadora da Comissão de Comunicação da RCC Brasil, cujo tema foi “Fortalecei-vos no Senhor pelo seu soberano poder” (cf. Ef 6,10), que é o tema do Congresso Estadual 2023. Após, a coordenadora estadual do Ministério de Pregação, Liziane Botelho, conduziu a segunuda pregação do dia com o tema “Minha alma glorifica ao Senhor… manifestou o poder do seu braço” (cf. Lucas 1, 46-55). Ao fim da tarde, o Ministério de Artes realizou uma ministração de teatro sobre a vida de Nossa Senhora, nos recordando desde a visita de Maria a sua prima Isabel, passeando por toda a infância de Jesus, Nossa Senhora como rainha do céu e da terra. 

Durante o intervalo do jantar, o Ministério Jovem realizou o #papojovem, um momento com a juventude carismática do estado do Paraná com o tema: “O jovem e as redes sociais”, conduzido por Daniele Almeida, que foi coordenadora nacional do Ministério Jovem da RCC Brasil.

Para encerrar o primeiro dia, aconteceu a Noite Carismática com a presença de Daniele Quirino com o Ministério Dani Quiurino e Fernando Vinhote. Finalizando a noite carismática, tivemos a presença da Banda Vida Reluz, proporcionando um momento de vivência fraterna entre os irmãos que estão vivenciando este evento.

WhatsApp Image 2023-09-08 at 21.02.10
WhatsApp Image 2023-09-08 at 21.02.11
WhatsApp Image 2023-09-08 at 21.02.11 (2)
WhatsApp Image 2023-09-08 at 21.02.12
WhatsApp Image 2023-09-08 at 21.02.10 (1)
WhatsApp Image 2023-09-08 at 21.21.12