20ª EDIÇÃO DA MISSÃO JESUS NO LITORAL

“Escola de Maturidade” foi o tema da 20ª edição da Missão Jesus no Litoral(JNL) que aconteceu entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 06 de janeiro de 2024. Cerca de 350 jovens, servos de grupos de oração das 18 arqui/dioceses paranaenses, estiveram em Matinhos – PR, para o evento organizado pela Renovação Carismática Católica do Paraná(RCC).

Sobre a temática, inspirada pelo Espírito Santo, a JNL 2023/2024 objetivou formar a juventude católica a respeito do amadurecimento em todas as áreas da vida humana. “Compreendemos que a maturidade é um processo que dura por toda a vida, pois a pessoa nunca é completamente amadurecida. A maturidade a qual somos chamados é a de atingir o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Com isso, somos chamados a amadurecer como pessoa virtuosa, que imite da melhor forma possível o Modelo, que é Cristo”, destacou Gustavo Escobozo da Costa, coordenador do Ministério Jovem da RCC Paraná (2020-2023). Além disso, tendo como palavra norteadora a passagem de João 2,10, “mas tu guardaste o vinho melhor até agora”, ressaltou-se a necessidade de permanência na presença do Senhor por toda a vida, até que Ele venha ao encontro da humanidade. Assim, é preciso perseverar e anunciar até o fim, pois o vinho novo somente é servido para aqueles que se encontram no final da festa, como pregou Ana Nerry Miotto, coordenadora desta edição da Missão.

Sob a orientação da equipe de logística, ao longo dos 10 (dez) dias, os missionários evangelizaram em grande parte das cidades litorâneas paranaenses, entre elas: Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos, onde ficam alojados. Ademais, pregaram o querigma em diversas praias, como em Caiobá, Ipanema, Pontal do Sul e na Ilha do Mel, um dos mais famosos pontos turísticos do Estado.

Através de vários meios de evangelização, como arrastões, grupo de oração itinerante em trio elétrico, flash voice, missões porta a porta, nos guarda-sóis e no comércio das cidades, os “laranjinhas”, como são conhecidos os missionários da JNL no Paraná, conseguiram alcançar mais de 7.000 pessoas, incluindo turistas e moradores das áreas por onde passaram. Esse número foi obtido por meio das abordagens realizadas pelos membros da Missão, porém é importante ressaltar que essa quantidade é ainda maior, visto que incontáveis veranistas acabam sendo impactados pelo anúncio do amor de Deus, como por exemplo aqueles que de suas casas conseguem ouvir a mensagem de salvação que ecoa do coração de cada anunciador da Boa-Nova.

Deste modo, com o encerramento de mais uma edição do Jesus no Litoral, ressalta-se que missão agora continua em cada uma das dioceses e cidades do Paraná, uma vez que cada missionário, tendo sido transformado pela experiência de vida que é o JNL, torna-se instrumento de evangelização em sua realidade, sendo movido pelo forte ardor missionário.