Carta aos carismáticos do Paraná

Amada família carismática do Paraná, a paz de Jesus!

Um misto de alegria e saudade, mas com certeza um sentimento de gratidão. Gratidão a Deus por encerrar mais um Biênio (2022-2023), ou como dizem os jovens, encerrar a Segunda Temporada, de sucesso.

Gratidão a vocês, família carismática do Estado do Paraná, meus amados irmãos, como foi bom conhecer cada um de vocês, nem que seja apenas de vista ou uma palavra, ou um abraço, ou um aperto de mão,… as vezes, uma mensagem no WhatsApp ou Messenger, algumas no Facebook ou Instagram, ou uma foto. Vocês são maravilhosos, muito obrigado pelas orações, pelos conselhos, por me contarem o que aconteceu com você ou algo no seu grupo de oração, quando fui útil em resolver alguma situação, quando me pediram orações, quando partilharam sobre vocês, familiares ou serviço dentro do nosso movimento eclesial,…. Eu só posso dizer, como é bom participar de um grupo de oração e fazer parte desta família. Perdão se não consegui ir a algum grupo de oração, ou algum encontro, retiro,… enfim foram tantos convites, mas mesmo estando praticamente em missão em quase todos os finais de semana o nosso Estado do Paraná é gigante, são 1328 grupos de oração, glória a Deus!

Gratidão aos irmãos do Conselho Estadual do Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica do Estado do Paraná (RCC Paraná), porque o sucesso desta missão depende da intimidade de cada um com o Senhor, do zelo, da prontidão, da vigilância, … da unidade entre nós e a instância máxima de discernimento, o Conselho Nacional da RCC do Brasil.

Por isso, agradeço a secretaria geral, Ivone Pasquali, da RCC União da Vitória, que esteve comigo nestes quatro anos (2020-2023), como apoio, ouvinte, ajuda necessária para o discernimento, e muitas vezes realizando papel da Presidência do Conselho em Assembleias Diocesanas e Eletivas, repasses do Encontro Nacional de Formação (ENF) nas dioceses, entre outros.

Agradeço imensamente ao nosso bispo referencial, Dom Celso Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais, pelas suas orientações, conselhos, bençãos e orações pela RCC Paraná.

Gratidão ao Thyago Cesario da RCC Maringá, tesoureiro, também durante os quatro anos, transmitindo uma tranquilidade e segurança sobre o nosso financeiro, mas também um homem de oração, sabedoria, discernimento, zelo com a obra do Senhor  e também no papel da Presidência em algumas Assembleias Eletivas.

Gratidão ao Gustavo Escobozo da RCC Apucarana, 1º Secretário, mas que também foi Diretor de Patrimônio (2020-2022) e coordenador do Ministério Jovem (MJ) nestes 4 anos. A juventude do Paraná teve a frente um jovem homem prudente, sábio, fiel e com maturidade necessária para continuar, renovar e robustecer as atividades do MJ, como a MISSÃO JESUS NO LITORAL (JNL) e implantar nas dioceses o Plano Pastoral do CONCCLAT (Conselho Carismático Católico Latino-Americano) com os três encontros que trabalham o Despojamento (Kenosis), o Discipulado (Kairós) e o Apostolado (Diaconia).

Gratidão ao Patrick Rodrigues da RCC Maringá, nosso Diretor de Patrimônio e Coordenador da Comissão de Eventos. Um homem de intimidade com Deus e um zelo extraordinário a unidade da RCC. Com ele a frente do Congresso Estadual da RCC, que aconteceu em Londrina no mês de setembro, foi um grande presente para a família carismática do Paraná, pois estabeleceu uma comissão que doaram a vida em especial neste ano para que o Grande Pentecostes acontecesse nos dias 08 a 10 de setembro em Londrina, foi um grande Avivamento e os frutos já podemos ver em todo o Estado do Paraná.

Gratidão ao Wlademir Garbugio da RCC Maringá, Assessor Jurídico, foi fundamental na implantação do novo Estatuto nas arqui/dioceses e um grande auxílio para as Associações do Movimento Eclesial em diversas dioceses com suas demandas e dificuldades. Um homem de oração e sabedoria, uma voz conciliadora em nossas Assembleias Estaduais.

Além dos membros da Presidência contamos com a Natália Gritzenco com seu zelo e cuidado na secretaria administrativa de 2020 até meados deste ano quando deu a luz ao Samuel, o novo membro da família carismática do Paraná. Obrigado Natália e Daiana Alves, que nos auxiliou na secretaria do Escritório da RCC Paraná. Deus as abençoe!

Mas o Conselho do nosso movimento é muito mais, nada aconteceria senão fosse os coordenadores estaduais de ministérios e comissões. Já citei acima dois deles, gratidão ao Gustavo e ao Patrick, a frente do MJ e da Comissão de Eventos. Aos demais vou em ordem alfabética, pois todos foram muito importantes neste tempo, incansáveis, zelosos, prestativos, com um amor inexplicável pelo ministério e serviço.

Gratidão ao Alexandre Costa da RCC Londrina, que com seu estilo brincalhão, mas também quando necessário muito sério esteve a frente do Ministério de Formação de 2020-2023. Incansável a cruzar o Estado do Paraná e levar o Módulo Básico de Formação, Formação de Formadores e Formação para Coordenadores de Grupos de Oração. E, repasses do ENF, produzir material informativo, … Como Maria dos pés ligeiros, “se a agenda estiver livre, vou!” e realmente foi levar a Boa Nova e a formação necessária.

Gratidão a Andreia Fernandes da RCC São José dos Pinhais, que esteve a frente do Ministério de Oração por Cura e Libertação (MOCL), onde ouvindo o Senhor, colocamos em prática em todas as dioceses a Cura Interior nas diferentes fases da vida, foi e está sendo algo de grande importância para vivermos o LEVANTA-TE! Servos sendo curados, restaurados e animados, com nova parresia para a missão. Além de tantas outras atividades deste ministério como o retorno dos plantões de oração. Como Rute foi para a terra de sua sogra Noemi, a Andreia responde “O teu povo é meu povo” (Rt 1,16), ela original do Estado de São Paulo, é realmente do Paraná. Não esquecendo de também agradecer a sua antecessora, a Floripes da RCC Toledo.

Gratidão ao Bruno Henrique da RCC Umuarama, Ministério para Seminaristas, onde o conheci no JNL, em meio ao vendaval e a missa do Palco foi para o restaurante, mas o seu cuidado e prontidão e na certeza de que “o Senhor Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará” (Dt 31, 6b). Responsável por dois Renasem Estadual, Apucarana-2022 e Umuarama-2023, e neste ano em Foz do Iguaçu, aconteceu o Renasem Nacional. Agradecendo também, ao agora Padre Yuri, antecessor do Bruno, da Diocese de Jacarezinho.

Gratidão ao Bruno Maffi da RCC Londrina, coordenou o Ministério de Música e Artes (MMA) de 2020 a 2023, um homem de Deus, que escutou o Senhor e inovou o MMA da RCC Paraná com o seu pastoreio, o Festival Paranaense de Artes Carismáticas, implantou as Artes Plásticas no MMA que se estendeu a todo Brasil e o projeto JORNADA deste ano, que foi um robusto braço a ajudar os músicos e artistas carismáticos do Paraná ao novo levante, conforme a palavra norteadora de Ef 5,14b. O Bruno foi sentinela do Espírito Santo, cuidou dos campos, dos grupos de oração, não deixou que estes se acabassem por meio da formação de louvor, acolhida e adoração.

Gratidão a Edlene Banachi, a Tia Di da RCC Cornélio Procópio, teve uma passagem rápida neste ano de 2023. Realmente foi a última a entrar, mas com a sua simplicidade e amor pelo Ministério para as Crianças e Adolescentes (MCA) deu continuidade ao trabalho da iniciado pela Tia Fabi, que em 2023, assumiu a coordenação nacional do MCA. “Eu fui o último que despertei, … Olhai que não trabalhei só para mim, mas para todos os que buscam…” (Eclo 33, 16-19), assim se cumpriu a Palavra na vida da Tia Di neste ano. E também, Tia Fabíola Renner da RCC Maringá (2020-2022), que antecedeu a Tia Di.

Gratidão ao Edmar da Silva da RCC Toledo, e também a sua esposa, Clarice, e família que estiveram em todos os locais onde foram convidados a estar em 2022-2023, coordenando o Ministério de Promoção Humana (MPH). Com o olhar misericordioso desta família foram promotores do Amor em nossos eventos, repasses e formações. Obrigado, também a Pamela da RCC Ponta Grossa (2020-2021), que foi a antecessora do Edmar.

Gratidão ao Elizeu Salla da RCC Palmas-Francisco Beltrão que esteve a frente do Ministério de Comunicação Social (MCS). Elizeu, além de todo conhecimento técnico, é um homem zeloso e vive a comunhão com a RCC. Mesmo estando na divisa com a Argentina, se dispôs a andar quilômetros e horas de um lugar a outro em nosso estado. Como um filho, tivemos a oportunidade de conversar muito não apenas da missão, mas também sobre a família, por isso, “o Senhor te abençoe e guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!” (Nm 6, 24-26), para os outros não ficarem com ciúme, invoco esta benção sobre todos. Gratidão também a Aline da RCC Umuarama que esteve a frente do MCS de 2020-2021.

Gratidão a Emanuele Bressan da RCC Cascavel que esteve a frente dos luquinhas paranaenses, Ministério Universidades Renovadas (MUR). Também assumiu no susto, neste ano, se preparando para o casamente e terminando o curso universitário. Mas diante do Sim da Ana Canarines ao MUR da RCC Brasil, ela não teve dúvida e disse Sim ao MUR da RCC Paraná. E iniciou uma corrida para a restauração dos grupos de oração universitários (GOUs) que sofreram com a pandemia da COVID, já estamos vendo os frutos que vieram do Sim da Danielle Shinohara – RCC Maringá (2020-2021), Ana Canarines – RCC Curitiba (2022) e a Manu (2023).

Gratidão ao Fernando e Leda Chesco da RCC Jacarezinho, este casal e filhos estiveram a frente do Ministério para as Famílias de 2020 a 2023. Em meio as tribulações e dificuldades, provaram a fé e saíram a semear este ministério no Paraná. Muitos corações foram fecundados e apaixonados por Jesus por meio deste ministério. Tenho a certeza de que cumpriram a missão, pois fizeram a vontade do Senhor para este tempo (Is 55,10-11).

Gratidão ao Padre Humberto Lisboa da Arquidiocese de Londrina, que esteve a frente do Ministério para Sacerdotes (2022-2023), incansável, acompanhou muitos ministérios em seus encontros diocesanos, provincial e estadual, assim como o Renasem e a Missão JNL, e um carinho e zelo com todos os servos da RCC Paraná. Gratidão também ao Padre Roberto Vieira (Pe. Beto) da Arquidiocese de Maringá, que coordenou este ministério de 2020-2021.

Gratidão a Leidinaura da RCC Paranavaí, que esteve a frente da Comissão de Missão neste último biênio. Leidi não se cansou de levar a formação e divulgar o material que foi elaborado pela Érica e Enderson – RCC São José dos Pinhais, que estiveram a frente desta Comissão em 2020-2021. A Leidi conseguiu um fato inédito no Paraná, atualmente todas as 18 dioceses têm a Comissão de Missão, que será muito importante para o ano de 2024, cujo verbo é o IR, … vai a Nínive… (Jn 1,2).

Gratidão a Liziane Botelho da RCC Maringá, coordenando o Ministério de Pregação neste tempo. Tempo necessário de formação de pregadores e também para quem é responsável em formar os pregadores, “porque o meu povo se perde por falta de conhecimento” (Os 4,6). A Liziane e seu núcleo se deslocaram nas 18 dioceses do Paraná para levar este conhecimento, “vai pois agora, e Eu serei a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar” (Ex 4, 12). Gratidão também ao seu antecessor, Ademir da RCC Londrina (2020-2021).

Gratidão a Marcia Magno da RCC Apucarana, coordenadora da Comissão do Regimento Interno. Antes tivemos a frente a Bernadete da RCC Jacarezinho que presidiu a Comissão Estatutária. O Estatuto já foi aprovado em 15 das 18 dioceses do Estado do Paraná. O Regimento Interno está em construção.

Gratidão a Mavilde Oliveira da RCC Cascavel que coordenou o Ministério de Intercessão neste biênio 2022-2023. Este ministério que é a base, o fundamento, aquele que sustenta todas as demais atividades da RCC, aquele que se põe na brecha em ordem de batalha. O Ministério que está diante do Senhor e ouve com sabedoria para a intercessão profética (II Cr 9,7-8). Mavilde também cruzou o Paraná levando a formação aos intercessores, o avivamento, esteve no JNL, Renasem, Encontros de Cura e Libertação, onde a convidaram sempre que possível esteve cumprindo o papel de coordenadora com fidelidade. Gratidão também a Elian – RCC Ponta Grossa, antecessora da Mavilde, coordenou este ministério de 2020-2021.

Gratidão a Patrícia Alves da RCC Londrina que esteve a frente do Semeando a Vida no Espírito desde 2020. Este é um projeto que reflete o Salmo 125, 5 “Os que semeiam entre lágrimas, receberão com alegria”, a Patrícia em meio as batalhas e dificuldades, combateu o bom combate e muita novidade aconteceu como a implantação e divulgação do Real Missionário Carismático. Agradecemos também ao Jefferson – RCC Campo Mourão, que antecedeu a Patrícia nos primeiros meses de 2020.

Gratidão ao Vilmar Mota da RCC Foz do Iguaçu, coordenou o Ministério de Fé e Política em nosso estado de 2020-2023. Recordo aqui a passagem bíblica que me levou a convidar o Vilmar para esta missão: “…cinge-te com teu cinto e levanta-te… faço de ti uma fortaleza, coluna de ferro e muro de bronze… Eles te combaterão, mas não conseguirão vencer-te, porque estou contigo…” (Jer 1, 17-19). Vilmar com todo o zelo, promotor do Amor, respeito e unidade com as direções da RCC Brasil implantou os direcionamentos deste ministério no Paraná. Ao rever esta passagem do dia 06 de novembro de 2019 em meu diário espiritual, me traz a certeza que foi realizado tudo conforme a vontade do Senhor para este ministério.

Gratidão aos membros do Conselho Deliberativo da RCC Paraná, presidentes dos conselhos arqui/diocesanos da RCC, juntos, em unidade, em oração, marchamos e avançamos nos mais diferentes desafios de 2022-2023. Louvo a Deus pela vida e pela missão de cada um dos 18 conselheiros em suas respectivas arqui/dioceses. Deus os abençoe!

Gratidão ao Conselho Fiscal, Adirlei R. Oliveira – RCC Londrina, Flávio Dobrzanski – RCC Ponta Grossa, Maria Ivone Ranieri – RCC Londrina e Roque Cezar – RCC Toledo, muito obrigado, que Deus os abençoe cada dia mais.

Amada família carismática do Paraná, 2022-2023 foi um tempo de propagar a espiritualidade e a cultura de Pentecostes em todo o Estado do Paraná e de VER acontecer a moção deste ano de 2023, Levanta-te!, com o norte em Efésios 5,14b, … Desperta tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará…”

Finalizo desejando a minha sucessora, Nilza de Souza, pleno êxito em sua missão evangelizadora e todas as bênçãos para o nosso movimento eclesial RCC Paraná. E que todos nós, família carismática, nos coloquemos na brecha pela Nilza e pela RCC Paraná, coloquemo-los diante do Trono de Deus e nas mãos de Maria Santíssima.

Nos encontraremos em cada Eucaristia. Deus os abençoe, um feliz e santo ano novo na Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Forte abraço, marchemos, avante!

Miguel Machinski Junior
Coordenador da RCC Paraná (2020-2023)